Navegando por Autor "Morais, Thiago Barbosa"
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Dissertação Nollet, Franklin e a garrafa de Leiden: estratégias para construção de repertório docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-25) Morais, Thiago Barbosa; Silva, Ana Paula Bispo da; https://orcid.org/0000-0001-8465-0614; http://lattes.cnpq.br/0263132634838418; https://orcid.org/0009-0003-8846-2356; http://lattes.cnpq.br/0799672033737313; Silva, Cibelle Celestino; https://orcid.org/0000-0003-3021-3915; http://lattes.cnpq.br/8975592323807707; Pinto, José Antonio Ferreira; https://orcid.org/0000-0001-9169-9950; http://lattes.cnpq.br/0868817484001159; Silva, Márcia Gorette Lima da; Silva Filho, Wanderley Vitorino daO presente trabalho de dissertação investiga o potencial didático do episódio histórico da garrafa de Leiden para a formação de professores de ciências, a partir da Abordagem Histórico-Investigativa (AHI). Considerando os benefícios e desafios do uso da história da ciência (HC) no ensino, observou-se, por meio de uma revisão de literatura, que os materiais didáticos existentes frequentemente apresentam uma visão anacrônica da ciência, simplificam os processos de produção do conhecimento científico além de fazerem o uso estritamente técnico da garrafa de Leiden no ensino, deixando de explorar o caráter histórico-investigativo do episódio. Para responder a essa problemática, este trabalho tem como objetivo geral elaborar uma proposta didática, fundamentada na AHI, que explore os aspectos conceituais e contextuais relacionados à garrafa de Leiden, considerando a compreensão da eletricidade no século XVIII. Foram definidos como objetivos específicos: (i) construir uma narrativa histórica que evidencie as diferentes interpretações sobre o fenômeno de carregamento e descarregamento da garrafa de Leiden; (ii) destacar as controvérsias presentes no contexto de desenvolvimento do dispositivo; (iii) e elaborar um plano de aulas voltado à formação de professores, com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Abordagem Histórico-Investigativa (AHI). Metodologicamente, desenvolveu-se uma narrativa histórica com base na análise de fontes primárias e secundárias envolvendo os atores Jean-Antoine Nollet (1700– 1770) e Benjamin Franklin (1706–1790), a partir dos aspectos da moderna historiografia da ciência. Ao estudar os documentos do período referentes ao episódio histórico da garrafa de Leiden, observa-se diferentes interpretações sobre o fenômeno de eletrização, questões relacionadas ao mecanismo de funcionamento e o papel dos materiais envolvidos na construção do dispositivo. A pesquisa destaca como as diferentes concepções resultaram em variados arranjos experimentais, evidenciando os desafios enfrentados pelos estudiosos e a construção da ciência como um processo dinâmico, refletindo sobre a natureza provisória do conhecimento científico. A proposta didática foi construída a partir da integração entre os referenciais da historiografia da ciência, natureza da ciência (NdC), os estudos sobre a abordagem histórico-investigativa e a construção de repertórios didáticos históricoinvestigativos (CREDHI). Espera-se que o trabalho contribua para promover a compreensão sobre aspectos históricos e epistemológicos que envolvem o fazer científico, discuta questões para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais reflexivas e forneça subsídios teóricos e metodológicos para a formação docente crítica e contextualizada.