Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Morais Filho, Luiz Alves"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 43
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A hora do desmame: relatos de mães
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-08) Silva, Danielle Souza Bezerril; Bay Junior, Osvaldo de Goes; Janmilli da Costa Dantas; Bay Junior, Osvaldo de Goes; Morais Filho, Luiz Alves; Silva, Ilisdayne Thallita Soares da
    O momento do desmame faz parte da vivencia da mulher que amamenta. Objetivou-se analisar as percepções maternas sobre o processo de desmame do seu filho. Trata-se de um estudo do tipo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, realizado em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Santa Cruz-RN. Participaram da pesquisa 40 mães de crianças com idades entre 6 meses e 2 anos, que já realizaram ou estivessem na experiência da prática do desmame. A coleta de dados ocorreu após aprovação do Comitê de Ética e posterior aceitação das mães, enquanto aguardavam atendimento para consulta de Crescimento e Desenvolvimento de seus filhos na UBS. Na ocasião responderam a um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados da pesquisa passaram pela análise de conteúdo conforme Bardin. Os relatos das entrevistadas evidenciaram o quão minucioso é o preparo da mulher para a execução da amamentação, todavia o repasse de informações sobre o momento do desmame apresenta fragilidades. A partir das falas emergiram três categorias: orientações recebidas durante o período gestacional; motivos do desmame e dificuldades no processo do desmame. Compreende-se que a mulher precisa ser orientada por um profissional de saúde para que esse processo seja mais tranquilo, tendo sempre o seu direito de decidir preservado.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Acidente de trânsito: análise dos casos de Traumatismo Cranioencefálico ocorridos no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-04) Santos, Jokasta Nicoly de Araújo; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; Marinho , Cristiane da Silva Ramos; Valença, Cecília Nogueira; Morais Filho, Luiz Alves
    OBJETIVOS: caracterizar os pacientes vítimas de acidente de trânsito internados em um Hospital geral da cidade do Natal e o acidente de trânsito sofrido por eles. MÉTODOS: trata-se de uma pesquisa exploratória, transversal, com abordagem quantitativa, de caráter descritivo, realizada com 90 vítimas de acidente de trânsito que tiveram Traumatismo Cranioencefálico, de julho a novembro de 2015. RESULTADOS: Foram encontrados 90% das vítimas estudadas pertenciam ao sexo masculino, 28,9% na faixa etária de 20-29 anos, 43,3% dos acidente foram no domingo, o veículo mais envolvido foi moto (83,3%), entre as vítimas 74,4% eram condutores de moto, 26,7% fazia uso de capacete e 65,6% havia feito uso de bebida alcoólica. A queda de moto representou 50% dos acidentes. Destacou-se o Traumatismo Cranioencefálico leve. CONCLUSÃO: os resultados da pesquisa são fontes de informação para a vigilância em saúde, pois contribuem para criação de políticas públicas, ações educativas e fiscalização para diminuir a incidência de sinistros.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Acidentes com animais peçonhentos no Brasil: uma revisão da literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-22) Vasco, José de Lima; Morais Filho, Luiz Alves; http://lattes.cnpq.br/8421423114137199; http://lattes.cnpq.br/7064986453211866; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; Cristiane da Silva Ramos Marinho; Silva, Maria Leonor Paiva da; Maria Leonor Paiva da Silva
    Objetivo: Descrever o perfil socioeconômico e epidemiológico das ocorrências de acidentes com animais peçonhentos no Brasil. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, utilizando os descritores animais peçonhentos, atenção à saúde, enfermagem e toxicologia, nos idiomas português e inglês, nas bases de dados do Scielo, Pubmed e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), resultando em oito artigos elegíveis para o estudo. Principais resultados: Maior proporção de casos entre pessoas do sexo masculino e pertencentes ao grupo etário ativo no mercado de trabalho e as manifestações clínicas mais comuns foram as reações leves e locais. Considerações finais: Embora seja uma temática relevante e de importância para a saúde pública, foram encontrados poucos estudos disponíveis na literatura consultada. Portanto, sugere-se abordagem mais frequente dessa temática nos estudos futuros e o desenvolvimento de mais pesquisas nesta área, tendo em vista que os acidentes por animais peçonhentos são um problema de saúde pública.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise crítica dos vídeos sobre punção de Port-a-cath disponibilizados no youtube
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-26) Pereira, Paulo Diogo da Silva; Morais Filho, Luiz Alves; Araújo, Jessica Naiara de Medeiros; Silva, Maria Leonor Paiva da; Silva, Marcela Paulino Moreira da
    Objetivo: O objetivo desse estudo é analisar os conteúdos dos vídeos disponíveis no YouTubesobre a técnica do procedimento de enfermagem punção de port-a-cath. Método: Pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, realizada no site de vídeos YouTube. Para análise dos dados que foram exibidos nos vídeos foi desenvolvido um questionário com perguntas fechadas que comtemplava passos básicos referente a técnica de punção do port-a-cath, com base técnica científica atualizada. Foram observados: biossegurança, segurança do paciente, técnica do procedimento e qualidade geral do vídeo. Resultados: Com base nos dados em relação à biossegurança, 95,23% dos vídeos abordaram o uso de luvas, 47,61% o uso dos (EPIs) equipamentos de proteção individual e apenas 7,14% abordaram o descarte de perfuro cortantes. Sobre à segurança do paciente, foi observado que 85,71% utilizaram a técnica asséptica, 64,28% demonstravam a explicação do procedimento e somente 11,90% destacaram a higienização das mãos. Na técnica de punção, pode-se evidenciar que em 100% foi utilizado a agulha Huber, 85,71% demonstraram o preparo da pele, 78,57% a lavagem do cateter, 76,19% o preparo do material e 69,04% o material selecionado. Quanto a qualidade dos vídeos, 66,66% foram classificados como ruins, 85,71% foram em cenários reais e 73,80% apresentaram alguns aspectos inadequados. Conclusão: Os vídeos que são incompatíveis com a técnica cientifica preconizada pela literatura tem grande potencial de influência de forma negativa aos profissionais ou acadêmicos de enfermagem que os assistem, comprometendo assim, a assistência prestada aos pacientes.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise de vídeos do Youtube sobre os incidentes de enfermagem e a interação dos internautas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-11) Oliveira, Ingrhid Rochelly Dantas de; Martins, Quenia Camille Soares; Bezerra, Hellyda de Souza; Morais Filho, Luiz Alves; Bezerril, Manacés dos Santos
    Objetivo: Observar a interação dos internautas do Youtube, com os conteúdos dos vídeos que abordam os erros e incidentes de enfermagem. Métodos: Pesquisa do tipo exploratória, com abordagem quantitativa, realizada na plataforma de compartilhamento de vídeos do Youtube. Resultados: Os resultados mostram as variações de interações dos internautas de acordo com o seu idioma, apresentando a prevalência de comentários positivos em vídeos com idioma em inglês, enquanto os vídeos em português e espanhol exibiram mais comentários negativos. Conclusões: Existe a necessidade de novas abordagens na mídia a respeito dos eventos adversos, principalmente no que se refere aos conteúdos jornalísticos, além do fortalecimento de uma cultura de segurança.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Associação entre o risco de quedas e estado nutricional em pessoas idosas atendidas na Atenção Básica à Saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Silvino, Monara Lorena Medeiros; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; 0000-0003-3825-3057; http://lattes.cnpq.br/6533587332872383; 0009-0007-6117-6068; http://lattes.cnpq.br/5261448072278011; Dantas, Bruno Araújo da Silva; 0000-0002-7442-0695; http://lattes.cnpq.br/8885053812468123; Morais Filho, Luiz Alves; 0000-0002-8122-4705; http://lattes.cnpq.br/8421423114137199
    Introdução: No Brasil, há cerca de 32 milhões de pessoas idosas, segundo o censo demográfico 2022, realizado pelo IBGE, evidenciado o acelerado processo de envelhecimento populacional em curso no país. O último censo demográfico, confirma que além do célere processo de envelhecimento da população, há uma grande feminização desse envelhecimento. Objetivo: Caracterizar as pessoas idosas atendidas na Atenção Primária à Saúde e analisar a associação entre o risco de quedas desse grupo, o estado nutricional e fatores associados. Método: Estudo transversal com abordagem quantitativa, sendo um recorte do projeto longitudinal e multicêntrico da Rede internacional de pesquisa sobre vulnerabilidade, saúde, segurança e qualidade de vida do idoso: Brasil, Portugal, Espanha e França, realizado na cidade de Santa Cruz, Rio Grande do Norte. A amostra foi composta por pessoas idosas atendidas pela Atenção Primária à Saúde (APS), que ocorreu entre junho e dezembro de 2023. Resultados: A maioria dos idosos com risco de quedas eram mulheres, com idades entre 60 e 79 anos, alfabetizados, casados e com doenças autorreferidas. A análise revelou uma associação significativa entre o estado nutricional alterado e o risco de quedas, sendo os idosos desnutridos mais propensos a quedas. Além disso, a polifarmácia e a presença de doenças autorreferidas também foram fatores associados ao aumento do risco de quedas. Conclusão: Foi evidenciado que o estado nutricional está fortemente relacionado ao risco de quedas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Atividades do núcleo de educação permanente em saúde: uma perspectiva da equipe de enfermagem que atua em um pronto socorro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-11) Fernandes, Ana Tereza de Medeiros; Morais Filho, Luiz Alves; Severo, Ana Kalliny de Sousa; Almeida Júnior, José Jailson de
    Objetivo: analisar como são desenvolvidas as atividades do Núcleo de Educação Permanente, na perspectiva dos profissionais de enfermagem que atuam no serviço de urgência e emergência do Hospital Regional Doutor Mariano Coelho. Métodos: a pesquisa foi realizada no hospital, foram entrevistados 21 profissionais da equipe de enfermagem que atuam no setor de urgência e emergência, como também, o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, por meio da aplicação de um instrumento que contém uma pergunta referente ao objetivo da pesquisa. Resultados: as atividades do NEP foram organizadas nas seguintes categorias: frequência e duração e dos encontros; metodologia; escolha das temáticas; relação dos temas com o dia a dia de trabalho; importância da cooperação das instituições de ensino; ministrantes; e participantes. Conclusão: as frequências e metodologias dos encontros são variadas, as temáticas são escolhidas pelos profissionais de forma participativa e apresentam uma relação direta com as demandas do dia a dia do serviço, a cooperação com as instituições de ensino é fundamental nesse processo, os encontros são coordenados pelos enfermeiros da instituição e professores da Universidade, sendo aberto para equipe multiprofissional. É importante que se avalie as fortalezas e fragilidades da educação permanente no interior o estado.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar na realidade brasileira: revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-30) Rodrigues, Marlus Venâncio; Morais Filho, Luiz Alves; Morais Filho, Luiz Alves; Silva, Maria Leonor Paiva da; Bay Júnior, Osvaldo de Góes
    O objetivo desse estudo foiconhecer a atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar na realidade brasileira com base nas pesquisas desenvolvidas nesse contexto.Trata-se de uma revisão de literatura integrativa. Incluindo, assim, vários tipos de pesquisas. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: Google acadêmico, Scientific Eletronic Library Online- SCIELO e portal regional da BVS- Lilacs. Foram selecionados 15 artigos. Os resultados foram organizados em 03 categorias:formação para atuação no APH;competência/habilidades para atuação do enfermeiro no APH e risco ocupacional no APH. A formação generalista não qualifica o enfermeiro com as competências específicas do APH. O enfermeiro necessita de uma formação complementar para atuar nessa área. as atividades do enfermeiro no APH contemplam a assistência, a gerência, a supervisão e a educação permanente. O APH é uma área de atuação que expõe o profissional a diversos fatores estressores e riscos ocupacionais
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Capacitação de leigos em reanimação cardiopulmonar na realidade brasileira: uma revisão de literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-07-02) Silva, Marlene Pereira da; Morais Filho, Luiz Alves; Silva, Ilisdayne Thallita Soares da; Xavier, Victor Medeiros de Araújo
    O objetivo desta revisão integrativa de literatura foi identificar as estratégias relacionadas ao treinamento de SBV para os leigos, e conhecer o impacto das capacitações de SBV para leigos. Este estudo constitui-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca dos dados ocorreu durante o mês de maio e junho de 2019 nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), e na BDENF – Enfermagem. Como resultados, foram analisados 12 estudos, os quais foram agrupados em duas categorias: Estratégias de ensino de SBV para leigos e o Impacto das capacitações em SBV para leigos. A formação dos leigos se dá por meio de aulas teóricas, aulas práticas, cursos à distância, vídeos do Youtube, aprendizagem baseada em problemas, tendo um público diversificado. A formação dos leigos ainda é insipiente mas, as capacitações permitiram assimilação teórica e prática da temática. As PCR presenciadas por leigos treinados apresentam melhor prognóstico.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Características das ocorrências assistidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-10-31) Silva, Tamires de Sales da; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; Silva, Ilisdayne Thallita Soares da; Morais Filho, Luiz Alves
    O estudo objetivou caracterizar as ocorrências realizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Santa Cruz/RN. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, transversal, com uma abordagem quantitativa, a partir de 470 fichas de atendimento do SAMU, com registro do ano de 2016. Houve predomínio do sexo masculino, em maiores de 65 anos, com atendimentos no turno matutino e finais de semana, prevalecendo as causas externas, em vítimas conscientes e orientadas. Espera-se que este estudo possibilite novos conhecimentos sobre as demandas e as necessidades advindas deste serviço, propiciando novos saberes para a equipe, bem como a formulação de melhorias na assistência.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Classificação de risco: um olhar para a prática a partir da produção científica brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-11) Muniz, D'Andreson de Medeiros; Morais Filho, Luiz Alves; Morais Filho, Luiz Alves; Ramos, Cristiane da Silva; Martins, Quênia Camille Soares
    Os objetivos desse estudo foram: conhecer como se desenvolve a prática da classificação de risco na realidade brasileira a partir da produção científica; conhecer a inserção do enfermeiro na classificação de risco a partir da produção científica brasileira. Este estudo constitui-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca dos dados ocorreu durante o mês de setembro de 2015 nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), e no Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS). “GOOGLE ACADÊMICO”. Foram encontrados 9.874 artigos sendo selecionados 33 para análise. Os resultados foram organizados em 04 categorias: classificação de risco como qualificador da assistência; organização da classificação de risco; fragilidades no funcionamento da classificação de risco e atuação do enfermeiro na classificação de risco. Concluímos que a classificação de risco qualifica a assistência nos serviços de emergência; que existem muitas dificuldades para o funcionamento da classificação de risco e que o enfermeiro tem si instituído como profissional com competência técnica e legal para realizar a classificação de risco.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Como se encontra o conhecimento dos professores da educação infantil sobre primeiros socorros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-10-31) Nóbrega, Micaelly Moura de Lemos; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; Morais Filho, Luiz Alves; Valença, Cecilia Nogueira
    A educação infantil tem a finalidade de proporcionar o desenvolvimento integral das crianças em sua primeira etapa da vida. A escola é um lugar propício a acidentes devido ao grande número de crianças que nele se encontram interagindo e desenvolvendo atividades. O estudo objetivou identificar o conhecimento de professores sobre a conduta nas situações de urgência/emergência no ambiente escolar. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com uma abordagem quantitativa, realizado em cinco Centros Municipais de Educação Infantil, no município de Natal/RN, Brasil. A amostra foi composta por 65 professores, submetidos a um questionário, coletados nos meses de agosto a setembro de 2017. Os dados foram categorizados e processados eletronicamente, analisados pela estatística descritiva e apresentados em forma de tabelas. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos docentes já vivenciou algum acidente no ambiente escolar, se sentem mais ou menos preparados, pouco seguros, 40% já receberam alguma capacitação, se sentem bastante capacitados, avaliam como bastante adequada suas condutas e consideram de extrema importância receber orientações. Apesar da maioria dos professores já ter presenciado situações de emergência no ambiente escolar, eles não se sentem preparados para lidar com essa situação, o que reforça a necessidade de capacitação em primeiros socorros para esse grupo de pessoas. Adentrando na temática dos primeiros socorros, 70,8% (46) docentes relataram já ter presenciado alguma situação de urgência e emergência, com uma média de 2,4 vezes. Diante dessas situações, apenas 29,2 % (19) dos profissionais relataram se sentir mais ou menos preparados para agir diante as situações de urgência/ emergência que venham a acontecer no recinto escolar, e por conseguinte, a grande maioria 36,9% (24) avaliou-se pouco seguros para lidar com tais situações que venham a ocorrer.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Conhecimento de enfermeiros na interpretação do eletrocardiograma: revisão integrativa de literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-29) Lima, Jaíne Laura de Medeiros; Morais Filho, Luiz Alves; Medeiros, Dalyane Louise de Araujo; http://lattes.cnpq.br/6172446675370693; http://lattes.cnpq.br/8421423114137199; https://orcid.org/0000-0003-1397-0674; http://lattes.cnpq.br/1766904489333528; Silva, Maria Leonor Paiva; http://lattes.cnpq.br/2809857591501730; Araújo, Jessica Naiara de Medeiros; https://orcid.org/ 0000-0002-9115-3285; http://lattes.cnpq.br/9003522600608399
    Objetivo: Avaliar o conhecimento de enfermeiros na interpretação de eletrocardiograma, se justificando pela necessidade de identificar como o profissional lida em situações de emergências. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de estudos, onde foram analisados 7 estudos. A busca dos dados ocorreu no mês de julho de 2020, nas bases de dados: Lilacs (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde); Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online); Scielo (Scientific Electronic Library Online); consultados através do site da BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). Resultados: Ficou evidenciado na pesquisa que boa parte dos enfermeiros conseguem identificar os ritmos de uma parada cardiorespiratória, porém poucos conseguem identificar outras anormalidades, como Infarto Agudo do Miocárdio. Um fator que se motrou importante no conhecimento dos profissionais foi a sua área de atuação. Conclusão: O enfermeiro tem um papel importante na assistência a pacientes com sinais de alterações coronarianas, e o conhecimento diante de um eletrocardiograma irá adiantar o atendimento e reduzir possíveis danos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Conhecimento de estudantes de graduação na área da saúde sobre suporte básico de vida
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-15) Silva, Luiz Felipe Xavier; Morais Filho, Luiz Alves; Souza, Talita Araujo; Barros, Wanessa Cristina Tomaz dos Santos; Leite, Kamila Nethiely Souza
    Objetivo: Identificar o conhecimento dos estudantes da graduação na área da saúde acerca do Suporte Básico de Vida. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa. Realizado entre o mês de Setembro e Outubro e teve participação de 194 alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. A coleta foi realizada pelo google forms por um questionário baseado no protocolo da American Heart Association. Resultados: Com base nos 194 discentes que responderam as 8 questões específicas, tivemos um total de 1.552 (100%) respostas, sendo 475 (30,6%) corretas, 434 (27,9%) erradas e 643 (41,4) não soube responder. Conclusão: Os achados evidenciaram um déficit no conhecimento dos alunos da área da saúde sobre o suporte básico de vida. Não foi avaliada a diferença entre discentes ingressantes e concluintes, entretanto, identifica-se a necessidade de formação nesta área.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Conhecimento de professores do ensino médio acerca do suporte básico de vida
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Sousa, Natalia Silva; Morais Filho, Luiz Alves; http://lattes.cnpq.br/8421423114137199; https://lattes.cnpq.br/0853096203591579; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; http://lattes.cnpq.br/6533587332872383; Xavier, Victor Medeiros de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6473671829671517
    Objetivo: Identificar o conhecimento dos professores do ensino médio acerca do Suporte Básico de Vida. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa. Realizado no mês de Outubro de 2023 e teve participação de 31 professores da rede estadual da cidade de Santa Cruz-RN. A coleta foi realizada de forma presencial por um questionário baseado no protocolo da American Heart Association (2020). Resultados: Com base nos 31 professores que responderam as 8 questões específicas, tivemos um total de 248 (100%) respostas, sendo 19 (7,7%) corretas, 46 (18,6%) incorretas e 183 (73,7%) não soube responder. Considerações finais: Os achados evidenciaram um déficit no conhecimento dos professores do ensino médio sobre o suporte básico de vida, identifica-se a necessidade de promover o conhecimento a essa população sobre o suporte básico de vida, pois, a falta de conhecimento acerca da conduta adequada a ser desenvolvida nas situações de urgência/ emergência leva as pessoas, muitas vezes a adotar uma postura de inercia, ou a atuar de forma inadequada.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Conhecimento de professores sobre primeiros socorros no ambiente escolar: revisão sistemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-09) Medeiros, Maria Juliane Gomes de; Silva, Maria Leonor Paiva da; http://lattes.cnpq.br/2809857591501730; https://orcid.org/0000-0002-3504-7138; http://lattes.cnpq.br/8754026584985311; Morais Filho, Luiz Alves; http://lattes.cnpq.br/8421423114137199; Cabral, Beatriz Tavina Viana; http://lattes.cnpq.br/3276486646174183
    Um dos responsáveis pelo alto número de atendimentos em unidades de urgência e emergência, são os acidentes. Onde o ambiente escolar é um cenário habitual para esses acontecimentos. Diante disso objetivou-se identificar as evidências na literatura sobre o conhecimento de profissionais da educação sobre primeiros socorros. Estudo tipo revisão sistemática decorreu no mês de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023 nas bases de dados no Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), pelo acesso através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)/Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde a bases de dados utilizadas foram: Directory of Open Access Journals (DOAJ), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Web of Science e US National Library of Medicine (PubMed) e Scopus, tendo como questão norteadora: Os profissionais da educação apresentam conhecimento em primeiros socorros para atender às urgências no ambiente escolar? As pesquisas mostraram como os profissionais da educação estão despreparados para situações de urgência e emergência, onde os conhecimentos populares são muito utilizados, o que pode ser prejudicial, tornando-se fundamental promover o conhecimento teórico/prático simples de ações que podem salvar vidas. O ambiente escolar é um cenário privilegiado para a educação em saúde, pois recebe indivíduos em fase de formação, demonstrando necessidade de desenvolver programas educativos em todos os níveis e em parceria.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Conhecimento dos discentes do curso de enfermagem sobre controle de hemorragias no trauma grave
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Medeiros, Nathan Tierry Azevedo Costa de; Morais Filho, Luiz Alves; http://lattes.cnpq.br/8421423114137199; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; http://lattes.cnpq.br/6533587332872383; Xavier, Victor Medeiros de Araújo; http://lattes.cnpq.br/6473671829671517
    Objetivo: Avaliar o conhecimento de estudantes do curso de enfermagem de uma universidade federal do interior do estado do RN sobre controle de hemorragias no trauma grave. Método: Foi realizado um estudo exploratório, descritivo, avaliativo, quantitativo em uma Universidade no interior do Rio Grande do Norte. Cinquenta discentes do curso de enfermagem do 4º ao 9º período na graduação, responderam um questionário sobre destaques no tema controle de hemorragias no trauma. Resultado: Dos 50 discentes que responderam ao questionário, houve uma taxa de acertos de 71% (284) contra 29% (116) de erro entre as alternativas. Considerações finais: Evidenciou-se a partir dos itens analisados um nível de conhecimento definido como considerável acerca da temática controle de hemorragias no trauma grave pelos discentes da graduação em enfermagem. O presente estudo também reforça a importância temática na formação inicial do enfermeiro durante a graduação.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Conhecimento e atuação do enfermeiro(a) no atendimento pré-hospitalar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Pereira Neto, José; Morais Filho, Luiz Alves; Morais Filho, Luiz Alves; Xavier, Victor Medeiros de Araújo; Santos, Maria Aparecida Paulo dos
    Objetivo: Identificar a atuação e o conhecimento do enfermeiro sobre o atendimento pré-hospitalar a partir das pesquisas realizadas no contexto brasileiro. Metodologia: Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As pesquisas ocorreram durante os meses de outubro e novembro de 2019 no Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) onde foram selecionadas as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE); e no Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS). Para isso, foram utilizados os seguintes descritores: (Serviços Médicos de Emergência) AND (Enfermagem) AND (Urgências). Resultados: foram selecionados 17 artigos nas categorias atuação e conhecimento do enfermeiro sobre atendimento pré-hospitalar móvel. Conclusões: Os enfermeiros precisam de formação específica para atuar nessa área, além de atualização constante. As ações de cuidado são diversificadas e podem ser divididas em ações diretas e ações gerenciais.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Cuidados de enfermagem na pós-parada cardiorespiratória (PCR): uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-04) Santos Junior, Augusto Dantas dos; Morais Filho, Luiz Alves; https://orcid.org/0000-0002-8122-4705; http://lattes.cnpq.br/8421423114137199; Silva, Maria Leonor Paiva da; https://orcid.org/0000-0002-5429-8733; http://lattes.cnpq.br/2809857591501730; Xavier, Victor Medeiros de Araújo; https://orcid.org/0000-0001-7563-6546; http://lattes.cnpq.br/6473671829671517
    Os Cuidados pós-parada cardiorrespiratória (PCR) integrados deve incluir suporte cardiopulmonar e neurológico. Objetivo: Identificar na literatura os cuidados de enfermagem ao paciente após reanimação cardiopulmonar. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, no qual consiste em uma análise ampla dos estudos nas bases de dados, colaborando para uma melhor síntese e resultados de pesquisas. Resultados: A amostra final foi composta por 9 artigos. Os artigos incluídos na atual revisão abordam temas como cuidados com a PaCO2 do paciente para um melhor prognóstico neurológico; cuidados hemodinâmicos com a Pressão Arterial Média (PAM); a viabilidade da hipotermia terapêutica; o controle da temperatura após parada cardíaca; a importância do debriefing; a enfermagem na reabilitação; e os cuidados assistenciais e psicológicos aos pacientes. Considerações finais: Através desta revisão, foi possível identificar a importância dos cuidados de enfermagem aos pacientes após reanimação cardiopulmonar e sua contribuição para sobrevida do paciente.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Educação permanente em dois serviços de atendimento móvel de urgência no interior do estado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-09) Costa, Taylane Faustino da; Morais Filho, Luiz Alves; Morais Filho, Luiz Alves; Almeida Júnior, José Jailson de; Bay Junior, Osvaldo de Goes
    O objetivo desse estudo foiconhecer o processo de Educação Permanente da equipe de enfermagem de dois Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no interior do estado. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa.Fizeram parte do estudo 12 profissionais da equipe de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Os dados foram coletados entre setembro e outubro de 2016. Os resultados foram apresentados em 3 categorias: a formação inicial generalista é insuficiente para a atuação direta no SAMU; processo de educação permanente da equipe de enfermagem no SAMU; Fortalezas e fragilidades do processo de educação permanente no interior do estado. Concluímos a análise desse processo de educação permanente identificou fortalezas e fragilidade que podem servir como exemplo/referência/reflexão para outros serviços, não apenas do Atendimento Pré-Hospitalar, mas em várias áreas da saúde e em todos os níveis de complexidade.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • 3
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM