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Navegando por Autor "Moreira, Alexandre Jefferson"

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    Dissertação
    Oficina de letramento: o gênero crônica na formação do leitor do texto literário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-27) Moreira, Alexandre Jefferson; Santos, Alana Driziê Gonzatti dos; https://orcid.org/0000-0002-9308-6303; http://lattes.cnpq.br/2631544473226058; http://lattes.cnpq.br/9631232927759342; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos
    O presente trabalho possui como enfoque a experiência vivenciada na prática docente em sala de aula com gêneros discursivos, em especial, com a crônica, desenvolvido em uma escola estadual norte-rio-grandense, com alunos do ensino fundamental – anos finais. Haja vista a desmotivação, desconexão com o conteúdo, a falta de costume do discente para ler textos literários dentre outros, desafio encontrado por docentes de formar novos leitores, elencamos ações que atenuassem ou sanassem a problemática apresentada a partir do desenvolvimento de Oficinas de Letramento. A seleção dos textos no gênero crônica foi motivada devido a seu conteúdo apresentar proximidade com o cotidiano dos envolvidos, acarretando identificação do leitor. Diante disso, pretendemos, de modo geral, investigar em que medida crônicas beneficiam à leitura do texto literário e a formação do leitor dentro e fora ambiente escolar, corroborando para, especificamente, (1) identificar os resultados alcançados mediante o desenvolvimento das oficinas de letramento literário, enquanto prática social, seja dentro ou fora do âmbito escolar; (2) analisar as práticas de letramento com o gênero crônica em sala de aula; e (3) averiguar como a escola, em especial o docente de língua portuguesa, pode contribuir para desenvolver estratégias para favorecer a formação do leitor proficiente. A investigação apresentada uma perspectiva metodológica de abordagem qualitativa, a partir da pesquisa-ação, e fundamenta-se nos construtos teóricos oriundos dos estudos referentes à concepção sócio-histórica acerca da Linguagem do Círculo de Bakhtin associados às pesquisas sobre Letramento, Oficinas, Práticas, Agentes, Eventos e Letramento Literário. Os dados foram gerados a partir de entrevistas e de relatos das atividades aplicadas ao longo das oficinas realizadas, as quais são compreendidas como práticas sociais, que motivam a curiosidade do aluno, enquanto leitor em potencial do texto literário, ao longo das aulas de Língua Portuguesa, o que possibilitou ampliar as competências de linguagem dos envolvidos, fomentando a formação de uma cidadania mais crítica e participativa. A pesquisa acarretou compreender que a realização da leitura e da escrita como prática e valorização social com textos literários são importante recurso didático-metodológico na formação crítica do aluno leitor, ao possibilitar a contextualização entre vivências sociais reais e o texto literário, o que pode fomentar no estudante uma postura mais atuante e mais cidadã.
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