Navegando por Autor "Moreira, Ana Zélia Maria"
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Tese Centro Educacional de Formação do Magistério Primário de Caicó: as ideias anisianas nos sertões do Seridó(2018-02-28) Moreira, Ana Zélia Maria; Paiva, Marlucia Menezes de; ; ; Pinheiro, Antonio Carlos Ferreira; ; Cavalcante, Eunadia Silva; ; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; ; Nascimento, José Clewton do; ; Aquino, Luciene Chaves de; ; Medeiros Neta, Olivia Morais de;Objetiva-se, neste trabalho, analisar a linguagem arquitetônica do Centro Educacional de Formação de Magistério Primário de Caicó (CEFMPC), atentando à presença das ideias educacionais defendidas pelo educador, intelectual e gestor público Anísio Teixeira (1900-1971), no contexto da Reforma de Ensino Primário do Rio Grande do Norte de 1957. Delimita-se recorte temporal de 1957 a 1961, ano inicial, à institucionalização dos Centros Educacionais de Formação de Magistério Primário do RN e ano final, às alterações de funcionamento instituição, respectivamente. Esta pesquisa de abordagem qualitativa insere-se na dimensão da História Social, com base em Jean François Sirinelli (2003) e Michel Certeau (1998) e dialoga com as ideias e práticas educacionais de Anísio Teixeira, sobretudo as questões de planejamento do espaço escolar para formação de professores de ensino primário; no domínio da História das Instituições educativas, recorreu-se a Demerval Saviani (2008) e Justino Pereira de Magalhães (2004), buscando uma perspectiva de reconstituição histórica; autores como António Viñao Frago (2001) e Giulio Carlos Argan (1984) permitiram associação dos aspectos do espaço escolar à linguagem plástica. Quanto às fontes primárias de pesquisa documental, utiliza-se publicações produzidas a partir de informações documentais de Anísio Teixeira e relatórios administrativos de suas gestões públicas; mensagens governamentais; legislação pertinente e materiais gráficos (projetos e fotografias) da instituição investigada coletados em arquivos, públicos; relatos do arquiteto Moacyr Gomes da Costa, projetista da instituição, em entrevistas realizadas pela autora. Na pesquisa bibliográfica, recorre-se a estudos historiográficos da Educação Brasileira dispostos na produção literária e acadêmica. Os resultados indicam a construção das ideias pedagógicas de Anísio Teixeira, no contexto de reconstrução da educação brasileira, e a materialidade destas ideias estrategicamente estabelecidas em redes de sociabilidades, conforme definição de Sirinelli (2003). No caso do CEFMPC, evidencia-se a participação do arquiteto também como integrante de uma rede de sociabilidade. No tocante à organização espacial das instituições de formação de professores no Brasil, dos finais do século XIX até as seis primeiras décadas do século XX, em particular as potiguares, observa-se compartilhamento de espaços e integração de instituições de ensino. Conclui-se que as ideias pedagógicas de Anísio como noções de planejamento, racionalidade e integração do espaço escolar estão presentes na arquitetura do CEFMPC, tanto na organização espacial quanto na linguagem plástica (estilo modernista). Além disso este trabalho evidencia a significativa importância da edificação analisada como instituição de Ensino Básico para a região do Seridó e Estado do Rio Grande do Norte.Dissertação Escola Municipal Edgar Morin: anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental inclusiva em Ceará Mirim/RN(2019-07-31) Siqueira Neto, Cícero Marques; Cavalcante, Eunadia Silva; ; ; Moreira, Ana Zélia Maria; ; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja;Este trabalho de conclusão de mestrado profissional consiste em um projeto técnico e memorial descritivo e justificativo que aborda o tema escola e sua relação com o conceito da arquitetura inclusiva. O tema é justificado pela importância histórica do ambiente de educação e pelas diversas necessidades enfrentadas pelo público de estudantes com necessidades educacionais especiais quanto à adequação dos ambientes à diversidade humana, mesmo que haja o evidente direito de todos ao ensino público de qualidade, garantido pela legislação. O objetivo geral consiste na elaboração do anteprojeto arquitetônico de uma escola pública de ensino fundamental com enfoque na educação inclusiva de estudantes com necessidades educacionais especiais do ensino regular. O público-alvo é composto por estudantes matriculados em escolas do município de Ceará-Mirim/RN e atendidos no Centro Municipal de Apoio à Inclusão (CEMAI), que forneceu dados e relatórios das necessidades desses estudantes, sendo esse material de grande importância para o processo de projeto. O universo de estudo é um terreno urbano de domínio público municipal localizado nesta cidade. Para subsidiar o desenvolvimento da proposta arquitetônica, foram realizados a revisão bibliográfica dos conceitos-chaves e das diretrizes do desenho universal; estudos de precedentes arquitetônicos; análises de relatórios acerca das especificidades dos futuros usuários; processo projetual com a participação de representantes da área de educação local em algumas etapas da elaboração da proposta; e simulações de conforto ambiental com ferramentas bioclimáticas. São apresentados neste trabalho: referencial teórico e empírico; condicionantes projetuais e programação arquitetônica; concepção e desenvolvimento da proposta; anteprojeto arquitetônico de uma escola urbana de ensino fundamental com 12 salas de aula, contando com uma área construída de 3.122,06 m² e implantação em pavimento térreo.Dissertação Um espaço pioneiro de modernidade educacional: Grupo Escolar Augusto Severo -Natal/RN -1908-13(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-16) Moreira, Ana Zélia Maria; Valéry, Françoise Dominique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783095E6; ; http://lattes.cnpq.br/0012622041984160; Pinheiro, Antônio Carlos Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787160T1; Santos, Pedro Antônio de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/5531511639761946Esta investigação tem como objeto de estudo o Grupo Escolar Augusto Severo , localizado na cidade de Natal, primeira unidade edificada em 1907, como estabelecimento de ensino primário do Rio Grande do Norte, no processo de reestruturação do ensino público republicano. Busca entender a representação deste espaço escolar, como equipamento urbano no processo de modernização da cidade e como modelo educacional para o Estado entre 1908 e 1913. Utiliza os estudos historiográficos sobre o processo de modernização de algumas cidades brasileiras e as inovações do ensino público primário do país, no final do século XIX e primeira década do século XX, como fontes para o entendimento do contexto geral e particular. Reconstitui a conjuntura econômica, social e política determinante das intervenções públicas empreendidas nesta cidade pelos governos republicanos com vistas à construção de uma cidade embelezada, higienizada e civilizada. Situado no bairro da Ribeira, principal cenário de modernidade de Natal, o Grupo Escolar Augusto Severo destaca-se na paisagem urbana da época como símbolo de civilidade para o cidadão norte-rio-grandense, atendido pelos serviços de energia e bonde elétricos defronte um grande largo arborizado, a Estação Ferroviária e ao lado do Teatro Carlos Gomes (atual Alberto Maranhão). Reflete, pela imponência de sua arquitetura marcante no cenário -em refinado estilo eclético -o ideário republicano das elites locais, com uma concepção espacial simbólica e educativa de vigilância e controle, característicos da escola graduada republicana