Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Moreira, Luciana de Albuquerque"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 89
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise de fontes de informação como critério no combate à desinformação e Fake News
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-18) Silva, Fatima Rafaela de Lima; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Moreira, Luciana de Albuquerque
    No contexto atual, e como resposta a crescente inserção e apropriação da Tecnologia da informação (TIC) e comunicação no quotidiano dos sujeitos, as informações circulam numa velocidade muito acelerada. A internet por meio da web e seus produtos, tem se tornado um ambiente fértil para a ocorrência de fenômenos tais como o da desinformação e as Fake News.Faz-se necessário discutir estes fenômenos atuais e sua complexidade. Diante disso, este trabalho tem como objetivo principal promover uma análise do fenômeno da desinformação deforma a entendê-lo como fonte principal das Fake News. Especificamente e como forma de contextualizar o assunto, visa apontar conceitos e tipologia das fontes de informação no geral ena Internet; mapear os principais conceitos apresentados acerca da desinformação e das FakeNews; indicar os principais métodos e ferramentas de avaliação de fontes de informação bem como apontar o papel do bibliotecário neste contexto. A metodologia do trabalho foi a de pesquisa bibliográfica com uso de materiais atualizados que discorrem sobre o fenômeno bem como o uso de preceitos da pesquisa qualitativa e exploratória. Resultados indicam que a desinformação e as Fake News existiam anteriormente, porém com menor intensidade. Foi visto que estes fenômenos ganharam maior impulso devido as condições tecnológicas propiciadas pelo avanço da TIC e da web 2.0. No entanto, as fronteiras conceituais entre o fenômeno da desinformação e das Fake News são tênues e pouco esclarecidas na literatura científica sobre o tema. Tais fenômenos são considerados por alguns autores como distintos, porém em seus conceitos apresentam-se como informações falsas quem tem como objetivo enganar um indivíduo ou comunidade propositalmente ou não. Foi visto que muitas ferramentas têm sido desenvolvidas de forma a combatê-las, porém percebe-se que ainda são pouco conhecidas e divulgadas. Foi possível inferir que o bibliotecário como profissional da informação possui atributos e competências adequadas para contribuir de forma significativa no combate a esses tipos de fenômenos. No entanto, são necessários mais estudos e ainda, a inserção destes conteúdos nas disciplinas formativas deste profissional com vistas a ampliar o debate e a criação de conhecimento científico sobre o assunto.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Análise do fluxo de informação no processo de registro e acompanhamento de acidente do trabalho no contexto de uma Instituição Federal de Ensino Superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Zeferino, Antônio Carlos; Moreira, Luciana de Albuquerque; Perales, Wattson José Saenz; https://orcid.org/0000-0003-3089-2874; http://lattes.cnpq.br/7864092926643460; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; http://lattes.cnpq.br/2207729572588604; França, André Luiz Dias de; Carvalho, Ricardo José Matos de; Macêdo Neto, Miguel Cabral de
    Este estudo analisou o processo de registro e acompanhamento de acidentes de trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com foco na dinâmica de seu fluxo informacional. Tal processo propicia à associação de informações estatísticas, epidemiológicas, trabalhistas e sociais, além de possibilitar a análise das condições em que ocorreu o acidente. De 2019 a 2023 foram registradas 224 comunicações de acidentes de trabalho, o que requer atenção por parte da instituição. Esse montante demonstra a necessidade de elaboração de estratégias que permitam acompanhar o processo com tomada de decisão com base em informações de qualidade. Essas estratégias, feitas de forma sistemática e com constância, favorecem a eficiência, eficácia e, principalmente, a efetividade do setor de saúde e segurança do trabalho, que atua na análise e consequentemente na prevenção de acidentes. Diante deste contexto, este estudo questionou: em que medida os problemas existentes no fluxo de informação do processo de registro e acompanhamento de acidentes do trabalho na UFRN, interferem na qualidade e celeridade da análise do acidente e da adoção de medidas de prevenção? Com o intuito de responder essa questão, a pesquisa tem como objetivo geral analisar como os problemas existentes no fluxo de informação do processo de registro e acompanhamento de acidentes de trabalho na UFRN interferem na qualidade e celeridade da análise dos acidentes e da adoção de medidas de prevenção, e propor medidas para aprimorar esse fluxo, priorizando a clareza, completude das informações e agilidade no processo. E de maneira específica: a) Descrever e caracterizar o fluxo informacional no processo de registro e acompanhamento de acidente de trabalho; b) Identificar ocorrências que possam interferir na clareza e completude das informações e na celeridade da comunicação, análise dos acidentes de trabalho e adoção de medidas para sua prevenção; e c) Propor produtos informacionais que contribuam para o gerenciamento do processo de registro e acompanhamento de acidentes do trabalho. Para alcançar estes objetivos foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, baseada na gestão da informação em um processo organizacional, a partir de um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio do envio de questionário, entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental. A análise foi conduzida com base na abordagem qualitativa de conteúdo, conforme Bardin (2011), complementada pela triangulação de dados. Os resultados evidenciaram a falta de clareza e completude das informações relacionadas às etapas do processo, criando barreiras no fluxo informacional e comprometendo a celeridade. Além disso, identificou-se a ausência de padrões institucionais para a execução das tarefas nas etapas de análise e deficiência na comunicação dos dados de acidentes, o que dificulta o acompanhamento adequado. Assim, este estudo propõe melhorias para a Instituição investigada por meio do aperfeiçoamento do fluxo informacional do processo. Busca instituir uma abordagem colaborativa das equipes de análise e acompanhamento de acidentes de trabalho. Conclui-se que o aprimoramento proposto deve ser implementado, considerando as necessidades informacionais identificadas, alinhadas ao uso dos produtos informacionais criados, com o foco na promoção de melhorias contínuas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise e proposições de melhorias no módulo central de estágios: estudo aplicado à Coordenação de Engenharia de Produção da UFRN
    (2019-11-29) Oliveira, Dayany Ribeiro de; Perales, Wattson José Saenz; ; ; Moreira, Luciana de Albuquerque; ; Junqueira, Wagner;
    A UFRN é uma organização complexa e de múltiplas atividades administrativas, portanto, diversas informações e processos a compõem. Para dar suporte a esses processos, sistemas de informação computacionais foram criados. Um desses é o Módulo Central de Estágios, que foi incorporado no ano de 2016 para gerenciar processos de acompanhamento de estágios curriculares obrigatórios e não obrigatórios. Este trabalho investigou a eficácia do uso do Módulo Central de Estágio no gerenciamento do processo de acompanhamento de estágios da UFRN e teve como unidade de análise a Coordenação da Graduação em Engenharia de Produção. O objetivo geral proposto foi o de reestruturar os procedimentos e sugerir adaptações no Módulo Central de Estágio tendo como base o modelo de Beal. Para alcançar o objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: a) Descrever o fluxo informacional existente do processo de estágio na CGEP; b) Verificar as necessidades de informação tática (gerencial); c) Identificar as lacunas entre processo de estágio na CGEP e o Módulo Central de Estágio. Em vista disso, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva e de abordagem qualitativa, na qual foram aplicados: análise documental, entrevista semiestruturada, reunião dirigida e mapeamento de processo. O material coletado foi interpretado a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados apontaram que: (a) existem incompatibilidade entre o processo de estágio da CGEP e o Módulo; (b) é necessário descrever e publicizar os fluxos informacionais e processuais que envolvem os estágios; (c) é preciso inserir funcionalidades no Módulo, as quais precisam ser melhor disseminadas. Assim, foram elaboradas propostas de intervenção que sugerem a organização e divulgação dos processos e informações relacionados ao estágio em um fluxograma; modificações na planilha controle geral da CGEP; e alterações no Módulo Central de Estágio.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Atuação do Bibliotecário como Arquiteto da Informação: um estudo bibliográfico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022) Soares, Paula Regina Souto; Vechiato, Fernando Luiz; Vechiato, Fernando Luiz; Moreira, Luciana de Albuquerque; Campos, Arthur Ferreira
    O modo de trabalhar do bibliotecário alterou-se com o passar do tempo, principalmente com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação. No contexto tecnológico o profissional passou a ter novas formas de trabalhar, principalmente no meio digital. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo compreender de que modo os bibliotecários podem atuar como arquitetos da informação no mercado de trabalho. Para isso buscou-se evidenciar o histórico do profissional no Brasil, entender os conceitos relacionados a Arquitetura da Informação e como se conecta com a Ciência da Informação e a Biblioteconomia, e discutir sobre as relações entre esses dois profissionais. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica que tem como objetivo estabelecer contato direto com as publicações relacionadas a esse assunto. Nos resultados obtidos, constata-se que há relações entre os profissionais, principalmente em relação as atividades que desempenham, e com isso é reconhecida a capacidade do bibliotecário em atuar como arquiteto da informação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Auditoria de inteligência para a gestão de coleções na biblioteca da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
    (2019-02-22) Oliveira, Andriê Bezerra de; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; ; Moreira, Luciana de Albuquerque; ; Vianna, William Barbosa;
    A Gestão da Informação contribui para otimizar o fluxo informacional de acordo com as demandas e requisitos informacionais da organização. No ambiente de bibliotecas, a Gestão da Informação se realiza mediante a Gestão de Coleções, que visa administrar o ciclo de vida dos itens nas coleções para torná-los mais acessíveis. Neste panorama, a Auditoria de Inteligência, que se caracteriza como um tipo de Auditoria de Ativos Informacionais, oferece o ferramental operacional para avaliar o gerenciamento dos ativos informacionais, seus componentes, bem como a relação com o entorno, oferecendo subsídios para seu aperfeiçoamento. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal auditar a Gestão da Informação na Biblioteca Deputado Márcio Marinho, categorizada, teoricamente, como uma Biblioteca Parlamentar,que faz parte da estrutura da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN). Os objetivos específicos são: a) analisar a adequação do acervo às necessidades informacionais dos usuários e às da organização mantenedora; b) identificar pontos fortes e fracos da gestão da coleção; c) verificar se os objetivos da biblioteca estão sendo alcançados; d) propor recomendações que contribuam para o estabelecimento de uma política de Gestão de Coleções. A metodologia baseia-se no modelo de Auditoria de Inteligência da autora Carvalho, A. (2010), que audita e relaciona aspectos internos e externos para uma avaliação holística organizacional, neste caso adaptado à biblioteca no setor público legislativo. Os instrumentos de coleta adotados foram: questionário, entrevista semiestruturada, observação e pesquisa documental. A análise dos dados é baseada na estatística descritiva e na análise de conteúdo. As etapas do estudo foram: a) análise do entorno, englobando os interesses dos usuários da biblioteca e fatores ambientais que influenciam na atuação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte; b) análise interna da organização mantenedora (EALRN); c) análise do ambiente informacional da Biblioteca e da Gestão da Coleção; d) análise transversal de todos os planos estudados,inter-relacionando os aspectos auditados e apontando as constatações e recomendações para aperfeiçoar a gestão da coleção da biblioteca. Os resultados obtidos demonstram que a Gestão da Informação nesta biblioteca está incompleta e precisa compreender melhor seu entorno, corrigir a gestão de seus recursos informacionais, bem como, conhecer sua rede de atores e diversificar seus canais de comunicação para melhorar o índice de satisfação de seus usuários.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Auditoria de inteligência: aplicação nas Unidades de Auditoria Interna Governamental das universidades federais do Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-29) Dutra, Adlareg Áurea da Costa; Carvalho, Andrea Vasconcelos; Silva Júnior, Antonio de Souza; https://orcid.org/0000-0001-6763-3716; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; http://lattes.cnpq.br/3751999421621674; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Souza, Renato Tarciso Barbosa de
    A gestão da informação tem sido cada vez mais utilizada no âmbito organizacional, especialmente diante das mudanças impostas pela atual era da informação. Na esfera pública isso também é percebido em virtude da necessidade de demonstrar a adequada e eficiente prestação do serviço público à sociedade. Nesse ambiente encontram-se as Unidades de Auditoria Interna Governamental, que atuam como unidades produtoras de informação, uma vez que por meio de seus relatórios e recomendações, fornecem às unidades auditadas análises que visam agregar valor às organizações. Essas organizações, por sua vez, atuam como receptoras ou usuárias da informação, e são responsáveis pela implementação das recomendações de auditoria. Apesar do potencial de agregação de valor das recomendações, estudos demonstram que, no âmbito das universidades federais do Brasil, elas não estão sendo devidamente observadas. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é propor estratégias para ampliação do atendimento das recomendações das Unidades de Auditoria Interna Governamental integrantes de universidades federais do Brasil a partir da auditoria de inteligência. Este objetivo geral é operacionalizado por meio dos seguintes objetivos específicos: 1) analisar a literatura existente sobre auditoria de ativos de informação; 2) caracterizar as unidades de auditoria interna integrantes de universidades federais do Brasil; 3) analisar a percepção dos auditores e dos auditados buscando identificar variáveis que impactam no atendimento das recomendações; 4) identificar as variáveis mais significativas que impactam negativamente no atendimento das recomendações; e 5) propor recomendações de melhoria para as Unidades de Auditoria Interna Governamental. Para alcançá-los foi realizada pesquisa de natureza mista contemplando abordagens qualitativa e quantitativa, também caracterizada como descritiva e exploratória, no que se refere aos objetivos. Foi aplicado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2010) e para a coleta dos dados foi utilizada a pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário, entrevista e formulário. Para análise dos dados foi utilizado, além da estatística descritiva, a análise de conteúdo e a regressão linear múltipla. Com base nessas análises observou-se a existência de três componentes com doze variáveis principais que impactam negativamente o atendimento das recomendações emitidas pelas auditorias internas governamentais. Diante das constatações, foi realizada a triangulação metodológica em que foram propostas recomendações às Unidades de Auditoria Interna Governamental.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Auditoria de inteligência: aplicação no Serviço de Informação sobre Medicamentos do Hospital Universitário Onofre Lopes
    (2019-10-16) Silva, Maria Isaura Olivia Sousa e; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; ; Alvares, Lillian Maria Araújo de Rezende; ; Moreira, Luciana de Albuquerque;
    Os centros e serviços de informação sobre medicamentos inseridos em um ambiente hospitalar apresentam-se como unidades especializadas que visam proporcionar informação de forma objetiva, pertinente e atualizada para atender à demanda da instituição e dos profissionais na assistência à saúde. O objetivo geral do estudo é auditar o Serviço de Informação sobre Medicamentos inserido no Hospital Universitário Onofre Lopes no tocante à sua contribuição para prática da assistência à saúde da comunidade hospitalar. Para isso, foi aplicado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2010), visto que permite abordar de maneira holística todos os elementos necessários para o planejamento e a avaliação de unidades de informação. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com finalidade descritiva e abordagem qualitativa e quantitativa. O alcance da auditoria foi definido na perspectiva da organização, enquanto os aspectos a serem auditados estavam relacionados aos seguintes componentes: atores; processos; recursos de informação; e tecnologias. Uma análise situacional foi realizada utilizando o benchmarking para comparar serviços similares, quanto à estrutura e atividades desenvolvidas, o que possibilitou identificar os pontos fortes e fracos da unidade. A análise do fluxo de informação fornecida aos usuários foi realizada a partir da pesquisa documental e da observação norteadas pelo modelo de fluxo de informação proposto por Beal (2008). Foi verificado o comportamento de busca e uso de informação sobre medicamentos dos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) e a percepção destes sobre a unidade auditada, utilizando o questionário como instrumento para coleta dos dados. De modo geral, a constatação dos fatos identificados na auditoria subsidiou a elaboração do guia para implementação das recomendações de melhorias destinadas ao aperfeiçoamento do serviço e sua adequação e adaptação às mudanças na instituição, ao entorno e aos usuários a que se destina atender.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Auditoria de inteligência: um estudo de caso no Museu Câmara Cascudo/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-04) Silva, Taíse Costa da; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Moreira, Luciana de Albuquerque; Medeiros, Jailma da Silva
    Apresenta auditoria de inteligência realizada no Museu Câmara Cascudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MCC/UFRN). Tem por objetivo geral analisar a relação entre o MCC e as ações acadêmicas desenvolvidas pela UFRN e os seguintes objetivos específicos: a) verificar a aplicabilidade da auditoria a unidades de informação; b) caracterizar os museus brasileiros no que se refere a seu histórico, sua tipologia e suas funções; c) caracterizar o MCC, no tocante ao seu histórico, tipologia, coleções e recursos; e d) propor ações para aperfeiçoar a relação entre o ensino, pesquisa e extensão da UFRN e o MCC. O percurso metodológico começou com a pesquisa bibliográfica na área de auditoria aplicada a unidades de informação, empregando e o uso do método de auditoria de inteligência desenvolvido por Carvalho (2010). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário que foi enviado aos docentes dos cursos de graduação em Artes visuais, Biblioteconomia, Ciências Sociais e História e para os servidores do MCC. Ademais, os apontamentos levantados indicam uma relação pouco propositiva entre o MCC e as ações acadêmicas da UFRN, indicando também que há pouco envolvimento dos departamentos pesquisados em relação ao MCC; poucos docentes desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam o MCC; há pouca divulgação das ações e exposições desenvolvidas no museu; e que faltam recursos financeiros para incentivar a realização de projetos. A partir de tal resultado foi elaborado um guia para implementar as recomendações apontadas no processo de auditoria de inteligência. Por fim, percebe-se que o método de auditoria de inteligência desenvolvido por Carvalho (2010) é aplicável ao contexto dos museus e que a conclusão desse trabalho amplia a discussão sobre a auditoria de ativos de informação dentro da produção cientifica nacional, principalmente em relação à aplicação dos métodos de auditoria de ativos de informação.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Auditoria de inteligência: uma análise das contribuições da unidade de auditoria interna governamental para a tomada de decisão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-27) Barros, Ricardo Alexandre Bastos; Carvalho, Andrea Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-6763-3716; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; http://lattes.cnpq.br/1548761348362909; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Araújo Júnior, Rogerio Henrique de
    As transformações pelas quais tem passado a atividade de auditoria interna governamental nos últimos anos, em função da necessidade de convergência com as boas práticas internacionais, a aproximaram das auditorias consultivas, como as de ativos informacionais. Por conseguinte, as auditorias internas governamentais direcionaram seus esforços para as atividades de avaliação e de consultoria quanto à governança, à gestão de riscos e aos controles internos, uma mudança de paradigma que realça a necessidade de se avaliar a gestão da informação e do conhecimento nestas unidades com o objetivo de se aprimorarem seus produtos informacionais. Nesse sentido, uma abordagem que enfatize o ambiente da informação como um todo, com destaque para a cultura, o comportamento e a política informacional, pode colaborar com essa mudança na medida em que destaca o comportamento pessoal e informacional, preocupando-se não apenas em oferecer a informação, mas também em facilitar seu uso efetivo, em ajudar os indivíduos a procurar, compartilhar, estruturar e dar sentido à informação. Assim, é objetivo desta pesquisa analisar, na perspectiva dos gestores, as contribuições dos produtos informacionais da auditoria interna governamental da UFRN para o processo de tomada de decisão. Para tanto, buscou-se caracterizar a auditoria interna governamental da UFRN como produtora de informações estratégicas; elaborar um perfil da auditoria interna e de seus produtos informacionais na visão dos gestores da alta administração da UFRN; identificar as necessidades informacionais dos membros da alta administração da Universidade no processo de tomada de decisão; verificar quais fatores influenciam a utilização dos produtos informacionais da auditoria nesse processo; e propor produtos informacionais de auditoria para atender tais necessidades. Trata-se, pois, de uma pesquisa social do tipo aplicada e participativa; qualitativa; descritiva e explicativa; bibliográfica e documental. Foi aplicada junto aos gestores da alta administração da UFRN, que são os principais destinatários dos trabalhos desenvolvidos pela unidade de auditoria interna. Seus objetivos foram alcançados por meio da verificação do grau de aderência dos procedimentos e produtos da unidade ao método clássico proposto por Platt (1974); de entrevistas semiestruturadas com os gestores da alta administração da Universidade; e da elaboração de uma proposta de intervenção contendo recomendações de produtos informacionais de auditoria visando melhorar a qualidade dos produtos da unidade, atender às necessidades informacionais dos gestores e, consequentemente, melhorar a prestação de serviços à sociedade. Para atingir tal finalidade, foi aplicado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2010). Foi comprovada a aderência dos procedimentos e produtos da unidade ao método clássico proposto por Platt (1974) e elaborado um perfil da auditoria interna e de seus produtos informacionais na visão dos gestores da alta administração da Universidade, os quais consideram que os integrantes da unidade de auditoria interna entendem do negócio e da estratégia da instituição, que as informações produzidas pela unidade são estratégicas e seus trabalhos, relevantes para o processo decisório, que os resultados dos trabalhos de auditoria atendem às suas expectativas assim como a comunicação desses resultados é eficiente. Foram identificadas as necessidades informacionais dos membros da alta administração da UFRN no processo de tomada de decisão, como a necessidade de se manterem atualizados com relação à legislação, especialmente no que se refere às resoluções internas dos órgãos colegiados superiores, e ao controle do cumprimento das metas estabelecidas no plano de gestão e no plano de desenvolvimento institucional da Universidade. Ademais, constatou-se que a utilização dos produtos informacionais da auditoria nesse processo de tomada de decisão está condicionada ao tipo de demanda informacional com a qual o gestor é confrontado e que, quando existem trabalhos realizados pela AUDIN sobre o tema, eles são consultados. Finalmente, formulou-se uma proposta de produtos informacionais de auditoria para atender as necessidades informacionais relacionadas ao processo de tomada de decisão dos membros da alta administração da UFRN.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avanço histórico e tecnológico da representação descritiva: do AACR ao RDA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-26) Taveira, Djaine Xavier; Moreira, Luciana de Albuquerque; Sousa, Jacqueline Aparecida de; Noronha, Malkene Wytiza Freire de Medeiros
    Vivemos na Era do Conhecimento, onde diversas mudanças ocorrem nas tecnologias e consequentemente nos documentos e seus suportes. Diante de tantas revoluções no decorrer da história dos livros e das bibliotecas, como a Revolução da Imprensa, a Revolução Industrial e atualmente a Revolução da Informação, é preciso que haja uma revolução no fazer bibliotecário para que a informação possa continuar a ser tratada, disponibilizada e alcançada nos dias de hoje. O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama da evolução da catalogação, reconhecendo a importância da RDA na contemporaneidade. Irá determinar o grau de importância da representação descritiva, assim como apresentar as características do padrão RDA. Especificamente foi realizado um levantamento histórico sobre a Representação da Informação, reconhecendo suas práticas, suporte e técnicas utilizadas até a atualidade. A metodologia utilizada consiste no levantamento bibliográfico sobre o desenvolvimento da catalogação; Breve histórico dos catálogos; e Recursos: Descrição e Acesso - RDA, sendo o método de pesquisa totalmente dedutivo. Por fim, percebe-se que a evolução da catalogação está totalmente voltada às necessidades dos usuários. As técnicas e suporte utilizados para amparar todo o conteúdo informacional muda de acordo com as necessidades dos usuários de tal informação.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    BiblioJornal CAZMA: estudo de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-14) Silva, Rogério Torquato da; Macêdo, Patrícia Ladeira Penna; Macêdo, Patrícia Ladeira Penna; Davi, Maria da Conceição; Moreira, Luciana de Albuquerque
    Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre o BiblioJornal, publicação em forma de boletim virtual do Centro Acadêmico Zila Mamede (CAZMA), entidade representativa dos discentes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no ano de 2021. Objetiva compreender o papel do bibliotecário como mediador da informação e na área da editoração, em particular na confecção e disseminação de uma publicação de um Centro Acadêmico, em modo virtual em meio a uma pandemia de Covid-19. Discorre sobre as fontes de informação e seus tipos; a mediação da informação através de produtos e serviços, passando pela figura do bibliotecário como editor, sua relação como mediador com a sociedade, a informação, o protagonismo social e dos jornais e boletins como produtos; o movimento estudantil, histórico, ramificações e comunicação; o CAZMA, a produção do boletim e sua importância. Utiliza como fontes de pesquisa diversos autores das áreas da Ciência da Informação, da Comunicação Social e da Educação, pesquisa documental sobre o movimento estudantil e sobre a publicação em destaque, e relato sobre a produção do boletim. Mostra a viabilidade de produção e disseminação de um boletim virtual por parte do bibliotecário, com as ferramentas, conhecimentos e informações adequadas, aliadas ao avanço tecnológico. O interesse pelo tema surgiu inicialmente da preocupação com a memória do próprio Centro Acadêmico, acompanhada de questionamentos sobre fontes de informação, a figura do bibliotecário mediador e campos de trabalho como a editoração, o movimento estudantil e sua comunicação, e como se elabora um boletim.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Biblioteca escolar: atividades desenvolvidas na Escola Estadual Lauro de Castro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Farias, Ana Cleide Barbosa de; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307
    A Biblioteca Escolar pode ter uma participação importante na formação dos alunos e de todo corpo docente de uma comunidade escolar. A pesquisa apresenta o caso da biblioteca da Escola Estadual Lauro de Castro, refletindo sobre as práticas das atividades de leitura, desenvolvidas na biblioteca escolar pelas suas professoras regentes. Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica em fontes impressas e digitais, para construção da revisão de literatura. É realizada a entrevista, para fins de identificação das atividades desenvolvidas na biblioteca escolar estudada. Apresenta documentos que orientam a implantação de uma biblioteca escolar, mostrando sua definição, missão, importância e atividades desenvolvidas, para promover o ensino e a aprendizagem. Descreve as principais atividades apontadas pela literatura, para atender uma comunidade escolar e documentos que orientam as atividades e avaliação dos serviços ofertados pela biblioteca escolar. Descreve como a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte tem feito para promover a leitura nas bibliotecas escolares do Estado. Traz como resultado diversos documentos que comprovam o valor da biblioteca escolar para o ensino e aprendizagem. Observa os avanços na prestação de serviços desenvolvidos pela biblioteca escolar atualmente, os quais tiveram início no país no período colonial. Finaliza com atividades desenvolvidas na biblioteca da escola estudada, evidenciando a necessidade do bibliotecário, deixando evidente como ele exerce um papel fundamental para que a biblioteca escolar cumpra com a sua missão.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Biblioteca pública e a agenda 2030: um estudo sobre a Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Schmidt, Ana Gabriela Lobato; Macêdo, Patricia Ladeira Penna; 0009-0003-8215-3763; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081; http://lattes.cnpq.br/9555133324411097; Moreira, Luciana de Albuquerque; 0000-0001-7265-3164; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Cunha, Jacqueline de Araújo; 0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562
    A biblioteca pública pode desempenhar um papel importante no avanço dos objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 por ser um espaço acessível e inclusivo, que proporciona o acesso à informação, promove o aprendizado, apoia a pesquisa e preserva o patrimônio cultural. Com base nesses aspectos, o objetivo geral deste estudo é realizar uma análise da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, investigando suas contribuições para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, especificamente no que se refere ao acesso à informação, apoio à pesquisa e ensino, tecnologias da informação e comunicação (TICs) e preservação do Patrimônio Cultural. Nesse sentido, busca-se demonstrar a inter-relação entre as bibliotecas públicas e a agenda 2030, bem como investigar quais iniciativas promovidas pela Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira estão alinhadas com os objetivos do recorte temático deste estudo. Utilizou-se o método do estudo de caso, por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário aberto, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa. Ao final deste estudo, conclui-se que a biblioteca cumpriu parcialmente os três recortes temáticos de acesso à informação, apoio à pesquisa e ensino, TICs e preservação do patrimônio cultural. No entanto, identificou-se um grande potencial para expandir sua atuação e aprimorar sua contribuição nessas áreas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    A biblioteca universitária como fomentadora da leitura literária: um estudo de caso no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-01) Fonseca, Aline Jardim da; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; http://lattes.cnpq.br/8142861809098596; Souza, Gustavo Tanus Cesário de; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Cavalcante, Luciane de Fátima Beckman
    A formação de leitores é um tema mais recorrente na Educação e nas Letras, mas na Biblioteconomia e Ciência da Informação parece ficar restrito às bibliotecas escolares. Por sua vez, os temas da mediação da informação, da mediação cultural e da mediação da leitura têm figurado em publicações acadêmicas, principalmente, relacionadas às bibliotecas comunitárias. Outra tipologia de biblioteca, as bibliotecas universitárias, carecem de discutir mais o seu papel social quanto às dimensões da mediação, em especial, da mediação literária, a qual pode ser compreendida como uma forma de mediação de leitura dentro de um conceito mais amplo de mediação cultural. Acredita-se no potencial da biblioteca universitária como local para promoção da prática da leitura literária por meio das ações de mediação. Em particular, são convocados para o referencial teórico autores como Rasteli, Almeida Júnior, Sanches e Rio, Nunes e Cavalcante, Perrotti e Pieruccini, entre outros. Esta pesquisa delineiase a partir da aplicação de um questionário voltado para o perfil da comunidade acadêmica quanto ao comportamento e hábitos da leitura literária, bem como os usos que fazem das bibliotecas. Ademais, busca responder de que maneira as bibliotecas integrantes do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte poderiam fomentar o acesso à leitura literária de sua comunidade acadêmica. Considerou-se também de suma importância ouvir os gestores das bibliotecas, assim realizou-se uma entrevista estruturada com os bibliotecários das bibliotecas que apresentam maior quantitativo de acervos literários: a unidade central e mais sete setoriais. Dentre os principais resultados ficou registrado nos questionários que mais da metade da amostra é vista como leitores; estavam lendo livro literário no momento da pesquisa; gostam muito de ler; não costumam comprar livro literário com frequência; fazem uso das bibliotecas para finalidades acadêmicas (livros acadêmicos e estudo); a falta de tempo foi o maior impedimento para uso das bibliotecas; a maioria não faz uso da biblioteca para empréstimos do acervo literário; nunca solicitou a compra de livros literários para as bibliotecas; a exposição de livros na biblioteca e uso das redes sociais seguem para os usuários como as principais estratégias de divulgação do acervo literário das bibliotecas. Os bibliotecários entrevistados consideram-se leitores literários, apesar de a maioria não estar lendo no momento da pesquisa. O entendimento conceitual de mediação literária deixou a desejar, sendo uma prática distante dos bibliotecários das bibliotecas do sistema de bibliotecas, salvo uma exceção. Foram apontados problemas para que tal prática não se concretize, embora todos reconheçam a importância da mediação literária para a comunidade. Ao final foi proposto um conjunto de ações para fomentar a leitura e a mediação literária na busca pelo crescimento intelectual e uma formação mais plena e cidadã da comunidade acadêmica.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O Bibliotecário e as Fake News: análise da percepção dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-18) Silva, Silvana Souza da; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Moreira, Luciana de Albuquerque; Gallotti, Monica Marques Carvalho
    A excessiva quantidade de informação não é um fenômeno do século XXI, assim como também não é a criação de notícias falsas. Em meio a esse contexto, vincula-se a sociedade da informação, que diante da expressiva produção de fake news (notícias falsas), conduz ao momento da pós-verdade e resulta na desinformação em diferentes âmbitos e em escala global. A pesquisa relaciona o tema das fake news ao profissional da informação, elucidando suas competências e conduta ética diante do cenário atual de informação. O estudo tem como objetivo geral analisar a percepção dos egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte quanto as suas competências no combate a disseminação das fake news (notícias falsas). Como objetivos específicos delineou-se: apresentar os conceitos de fake news e da pós-verdade; identificar as competências profissionais do bibliotecário; divulgar os resultados coletados a partir de pesquisa realizada com bibliotecários egressos do curso de Biblioteconomia da UFRN; e expor as análises e compreensões a partir das informações dadas pelos bibliotecários acerca da temática das fake news. Utiliza como metodologia a abordagem indutiva, de caráter exploratório. Como instrumento de coleta de informações recorreu-se ao questionário composto por perguntas de cunho quantitativo e qualitativo com egressos do curso de Biblioteconomia da UFRN. Para tanto, percebe-se que os egressos estão desempenhando de maneira satisfatória, suas competências profissionais, adaptando a partir delas, competências necessárias ao contexto da necessidade informacional da sociedade atual. Acrescenta que o bibliotecário tem a capacidade de se adaptar ao ambiente profissional, atendendo a sua comunidade de maneira eficiente, responsável e ética. Conclui que o bibliotecário usa as competências adquiridas na academia para evitar a propagação de notícias fraudulentas através das instruções fornecidas aos usuários. Sugere a ampliação da pesquisa sobre as competências dos bibliotecários a partir de estudos de caso, frente ao tema da disseminação de notícias falsas e pós-verdades.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Bibliotecário empreendedor: uma análise nas principais plataformas de periódicos sobre práticas empreendedoras desenvolvidas por bibliotecários
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-13) Barbosa, Haniedson Oliveira; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; http://lattes.cnpq.br/8489489456385418; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Casimiro, Adelaide Helena Targino; http://lattes.cnpq.br/3440365758494156; Gallotti, Monica Marques Carvalho; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618
    Este estudo tem como tema central o Empreendedorismo na área de Biblioteconomia. Buscou-se analisar as possibilidades de práticas empreendedoras para o bibliotecário. Para tanto, se buscou caracterizar os termos empreendedorismo e empreender, identificou-se os campos, competências e habilidades do bibliotecário, bem como suas práticas empreendedoras a partir da literatura especializada. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória bibliográfica, de caráter quantitativo e qualitativo, no qual foram realizadas buscas que compreenderam o período de 2015 a 2020 nas seguintes plataformas: Base Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD), Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), Portal de Periódicos CAPES/MEC e Biblioteca Digital de Monografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (BDM/UFRN), utilizando as seguintes expressões de busca em idioma Português do Brasil: bibliotecário empreendedor, biblioteconomia, empreendedorismo e empreendedorismo na biblioteconomia. Nessa busca foi recuperado 27 (vinte e sete) artigos e 3 (três) monografias de graduação, em que as maiores produções estão presentes na temática “formação profissional do bibliotecário” e a principal autora no assunto é a professora Daniela Fernanda Assis de Oliveira Spudeit, do curso de graduação em Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação de Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Conclui-se que ainda há a necessidade de mais discussão, bem como da ocupação de bibliotecários no empreendedorismo e a superação de muitos desafios. É perceptível na apresentação dos trabalhos científicos que se trata de uma área que requer do profissional inovação e comprometimento pessoal. Por ser uma área bastante competitiva, muitos pensam que empreender é apenas ser dono do seu próprio negócio, esse pensamento é só a ponta do iceberg, o bibliotecário precisa está preparado para também fugir do óbvio e enxergar as inúmeras possibilidades que o empreendedorismo tem a ofertar e isso começa na sala de aula.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Bibliotecários nas escolas públicas de Natal/RN: carência e necessidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-13) Pedroza, Simone Peixoto; Noronha, Malkene Wytiza Freire de Medeiros; Malkene Wytiza Freire de Medeiros; Freitas Neta, Antonia de; Moreira, Luciana de Albuquerque
    A biblioteca escolar é um lugar de crescimento informacional, intelectual e emocional do estudante. Apesar de ser um recurso que facilita o processo ensino-aprendizagem, na maioria das vezes não é gerida por um bibliotecário de formação. O objetivo deste trabalho é discutir acerca das bibliotecas escolares públicas, bem como analisar a função do bibliotecário neste contexto, trazendo para a discussão a urgência de bibliotecários graduados nestes espaços. Seguindo uma abordagem quantitativa-qualitativa, foram aplicados 34 questionários com estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual de Natal/RN. Considerando as respostas e os gráficos gerados, foram observados que os alunos não sentem desejo de frequentar a biblioteca da escola por não ter um bibliotecário para orientá-los na pesquisa, na busca de um livro, no estimulo a empréstimos e no incentivo à leitura. Nas respostas foi comprovado que muitos não frequentavam a biblioteca por estar sempre fechada ou por não ter um profissional qualificado para atrair o usuário. Os alunos mostraram insatisfação quanto à organização da biblioteca, seu acervo, funcionamento e a importância de ter concurso para bibliotecário. Foi possível observar que os estudantes sentem a necessidade de ter um bibliotecário de formação na biblioteca de sua escola, se mostrando favoráveis a realização de concurso público. Conclui-se que a escola pública, mais do que nunca, é para ter um bibliotecário graduado, atuando em consonância com a equipe da escola e que os governos precisam realizar concursos para bibliotecários escolares. Ressalta-se a necessidade da lei 12.244/2010 ser implementada, para que cada escola pública tenha uma biblioteca e um bibliotecário de formação, contribuindo com a prática do ensino-aprendizagem.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Livro
    As bibliotecas universitárias de Portugal e do nordeste do Brasil: estudo sobre o impacto e mediação das tecnologias
    (Editora da UFRN, 2018-07-05) Moreira, Luciana de Albuquerque
    A obra reflete sobre a valorização atribuída à informação nas últimas décadas, no cenário global, a partir de um estudo comparativo entre Portugal e Brasil, no âmbito da biblioteca universitária, acerca da mediação informacional a partir das tecnologias digitais. O livro revela que o impacto das tecnologias digitais nas bibliotecas é considerado positivo, tanto entre bibliotecários portugueses como brasileiros, com ênfase na inovação dos suportes de informação e na autossuficiência dos usuários e contribui para as discussões sobre as práticas mediadoras nas bibliotecas universitárias. Além disso, direciona-se a todos que têm interesse pelo tema aqui abordado.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A biblioterapia e as instituições que abrigam idosos no município de Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-26) Barbalho, Claudiana da Costa; Noronha, Malkene Wytiza Freire de Medeiros; Freitas Neta, Antonia de; Moreira, Luciana de Albuquerque
    Discorre sobre a importância da aplicação da Biblioterapia para os idosos como atividade terapêutica utilizando textos literários objetivando atuar na prevenção e cura de enfermidades. Ressaltar o bibliotecário como profissional capacitado para a aplicação dessa atividade. Analisar a existência da Biblioterapia nas instituições que abrigam idosos no município de Natal-RN. Como objetivo geral, investigar a aplicação da Biblioterapia nas instituições para idosos e como objetivos específicos: identificar se a atividade está sendo realizada; apontar quais profissionais aplicam a Biblioterapia; verificar se os livros que estão sendo usados correspondem ao interesse dos usuários. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa. Analisaram-se as informações colhidas através de aplicação de questionários com os idosos que residem nessas instituições. Para a pesquisa, foram escolhidos quatro lares, de forma aleatória, dois privados e dois filantrópicos (sem fins lucrativos). Conclui-se, portanto, que não existe profissional aplicando a Biblioterapia nas instituições que abrigam os idosos no município de Natal-RN.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A competência em informação dos estudantes do ensino fundamental: visão dos professores da rede pública de ensino em Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-13) Inácio, Maria Jane Chelly de Oliveira; Moreira, Luciana de Albuquerque; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Reis, Mônica Karina Santos
    Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se dá o desenvolvimento da competência em informação dos estudantes do ensino fundamental na rede pública estadual e municipal em Natal, no Rio Grande do Norte, buscando conhecer as ações que estão sendo desempenhadas, as políticas empregadas e os investimentos aplicados para desenvolver essa competência informacional dos alunos em ambas as redes. Traz um apanhado histórico e conceitual acerca da competência em informação, buscando mostrar sua relevância nos dias atuais, em virtude da ampla disponibilização das informações, principalmente, devido à presença das tecnologias. Aborda os aspectos da Competência em informação no âmbito educacional, especificamente no Ensino Fundamental, tendo em vista que a grande quantidade de informações e de recursos informacionais interferem na aprendizagem dos estudantes e a escola deve estar preparada para mediar e capacitar para este cenário. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, mediante um estudo de caso, partindo de uma amostragem não probabilística por conveniência. Utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário aplicado aos docentes de escolas da rede pública de ensino de Natal, no Rio Grande do Norte: uma estadual e uma municipal. Esclarece a importância do Bibliotecário e sua interação com os professores, atuando como mediador entre alunos, professores e fontes de informação, potencializando a aprendizagem. Também apresenta a relevância da Biblioteca Escolar como um espaço essencial dentro da escola contribuindo de forma significativa para a formação cultural, ética e cidadã do aprendiz. Observa a necessidade de investimentos em programas e projetos educacionais que viabilizem o desenvolvimento da competência em informação no Ensino Fundamental bem como a implantação de Bibliotecas Escolares e a valorização do profissional Bibliotecário nas escolas.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM