Navegando por Autor "Moreira Neto, Euclides"
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Tese Análise de representações textual-discursivas em "O processo do capitão Dreyfus" - primeiro capítulo de "Cartas de Inglaterra" de Rui Barbosa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-03) Moreira Neto, Euclides; Passeggi, Luis Alvaro Sgadari; http://lattes.cnpq.br/0909624342011009; Oliveira, Anahy Samara Zamblano de; http://lattes.cnpq.br/0519774041993678; Silva, Ananias Agostinho da; http://lattes.cnpq.br/6624168203166513; Rodrigues, Maria das Graças Soares; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; Queiroz, Maria Eliete de; http://lattes.cnpq.br/3521788341452076; Medeiros, Mario Lourenço de; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240A tese: “Análise de representações textual-discursivas em „O processo do capitão Dreyfus‟- primeiro capítulo de „Cartas de Inglaterra‟ de Rui Barbosa” investiga o fenômeno linguístico da Representação textual-discursiva (Rtd) em sua argumentatividade. Três questões de pesquisa são propostas: 1) Qual o papel da predicação e das demais categorias de análise na construção de uma representação textual-discursiva? 2) Como as analogias exercem papel construtivo e argumentativo da Rtd na referenciação? 3) Que importância tem o léxico na argumentação e na construção da Rtd? Para buscar respostas a tais questões, tem-se por objetivo geral analisar, descrever e interpretar o fenômeno linguístico da Rtd em sua argumentatividade no texto “O processo do capitão Dreyfus” de Rui Barbosa. Objetivos específicos, 1) Identificar o papel da predicação e das demais categorias de análise na construção da Rtd, 2) identificar e descrever o papel argumentativo das analogias na referenciação, 3) interpretar o papel do léxico na argumentação e na construção da Rtd. A pesquisa segue os pressupostos da Linguística de Texto, por meio da teoria “da produção co(n)textual de sentido”, que é a Análise Textual dos Discursos (ATD) e, assim, ela conforma-se à Linguística de Texto pela ATD consoante aos estudos de Adam (2011). A Análise Textual dos Discursos é uma proposta de Adam (2011) que tem a perspectiva de “uma teoria da produção co(n)textual de sentido fundamentada na análise de textos concretos”. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa, de natureza básica; descritiva quantos aos objetivos e de procedimentos bibliográficos. A metodologia efetuou-se com a identificação dos excertos continentes de Rtd encontrada no Corpus. Esses excertos figuram quadro 9 das análises. O texto foi estabelecido, suas linhas contadas e atribuiu-se plano de texto segundo os temas abordados. Criou-se um quadro, nele indicando-se as marcações textuais para cada uma das categorias de análise. As análises procederam-se descritivamente e, as predicações, além de descritas, são esquematizadas. Nos resultados das análises, o Quadro 13 apresenta dados numéricos dos temas analisados concernentes à quantidade de 50 excertos analisados. Verifica-se que o número de Rtd supera o número de excertos, ao todo em 11, 38 Rtd de Dreyfus e 23 da cerimônia de degradação. O Quadro 17 traz dados dos dois temas quanto às categorias de análise: 58 referenciações, 63 predicações, 39 modificações do referente, 14 modificações da predicação, 18 localizações espaciais, 13 localizações temporais e 50 modalizações. No Quadro 18, Dreyfus é “agente” 03 vezes e, 36 vezes é paciente. No Quadro 19, a cerimônia de degradação surge 08 vezes como agente e 08 vezes como paciente. Os resultados organizam-se com o cumprimento dos objetivos respondendo às questões de pesquisa. Assim, tem-se maior especificação da predicação, da referenciação e da modificação e, aprofundamento quanto à tipologia dos predicadores, dos nomes e dos modificadores. Nova taxonomia dada à referenciação anexa analogias, pronomes, elipses e a referenciação indireta. Quanto à modificação do referente, ampliam-se os tipos de modificadores e classifica-se a modificação como epitética ou atributiva. Conclui-se que a predicação é geratriz das outras operações de textualização, que as analogias ampliam as figuras textuais, que o léxico é determinante na construção da Rtd tanto por seu significado como pelo sentido empregado no texto.Dissertação J'Accuse!: análise de representações textual-discursivas de Dreyfus e de Esterhazy(2018-01-29) Moreira Neto, Euclides; Passeggi, Luis Alvaro Sgadari; ; ; Aquino, Lucélio Dantas de; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Queiroz, Maria Eliete de; ; Medeiros, Mário Lourenço de;J’Accuse...! análise das Representações textual-discursivas de Dreyfus e de Esterhazy é uma dissertação que apresenta uma análise das Representações textual-discursivas de dois sujeitos do texto J’Accuse...!. Tem-se por objetivo geral analisar a construção das Representações textual-discursivas (Rtd) – entendidas como construções linguísticas de participantes em eventos. Especialmente, verifica-se o valor argumentativo dessas representações ao selecionar aspectos que direcionam a interpretação do texto. Justifica-se essa análise pela relevância histórica desse texto. Trata-se, ainda, de um texto importante para a perspectiva teórica adotada – a Análise Textual dos Discursos – na medida em que é utilizado em Adam (2011) para ilustrar as categorias da Análise de Discurso e da Análise textual. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e interpretativista. Os procedimentos técnicos se fazem por documentação indireta. A análise efetuada situa-se no campo da Linguística do Texto na conceituação elaborada por Marcuschi (2008, 2012). Para a análise textual, são utilizadas duas referências principais, além de Marcuschi: A análise textual dos Discursos (ADAM, 2011, 2012), e a Lógica Natural (GRIZE, 1990, 1993, 1996, 1998). Como apoio metodológico quanto a esses referenciais, há conjunto de trabalhos acadêmicos construídos no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL). Eles permitem delimitar e utilizar as categorias semânticas que embasam a análise efetuada: Referenciação, Predicação, Localização e Modificação. Há duas questões de pesquisa: 1) como é dada a construção das Rtd em J’Accuse...!? 2) qual o papel das Rtd de Dreyfus e de Esterhazy na construção da orientação argumentativa em “J’Accuse...!”? Tem-se os objetivos específicos de: identificar os enunciados que remetem às Representações textual-discursivas de Dreyfus e de Esterhazy, analisar esses enunciados com base nas categorias semânticas, interpretar o valor argumentativo das Representações textual-discursivas. Para a quantificação, construíram-se três quadros. O primeiro contendo os dados quantitativos das categorias de análise da Rtd construídas para Dreyfus, o segundo com as categorias de análise para Esterhazy. Os quadros expõem suas quantidades apresentando números parciais. O terceiro quadro apresenta os totais das categorias de análise. verifica-se que ambos os casos, a referenciação nominal supera a pronominal. Conclui-se esta dissertação satisfazendo às questões de pesquisa e pelo atingimento dos objetivos. Crê-se que o detalhamento quanto á modificação seja válido e que seja considerado por outros pesquisadores e, também, o fato de o determinante “um/uma” diante de nome próprio indicar um tipo.