Navegando por Autor "Motta, Luciana Branco da"
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Dissertação Cuidados paliativos: uma proposta para o ensino da graduação em medicina(2017-12-04) Caldas, Gustavo Henrique de Oliveira; Vilar, Maria José Pereira; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz; ; ; ; Motta, Luciana Branco da; ; Trindade, Thiago Gomes da;INTRODUÇÃO: O aprofundamento sobre as temáticas relacionadas à terminalidade da vida tem sido uma preocupação de profissionais de saúde que lidam com pacientes nessa situação. As demandas individuais e de familiares diante da constatação de deficiências na assistência dispensada aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos, nos levam a refletir sobre a necessidade de aquisição de competências na área de Cuidados Paliativos na formação dos graduandos de medicina. OBJETIVOS: Propor competências essenciais para o ensino de Cuidados Paliativos nos cursos de graduação em medicina. PERCURSO METODOLÓGICO: A pesquisa se delineou como um estudo descritivo e de natureza qualitativa. Inicialmente, foi feita uma análise documental na literatura nacional e internacional sobre competências gerais em Cuidados Paliativos; no sentido de construir um quadro com sugestões de competências essenciais para o ensino de graduação no Brasil. A seguir, o material elaborado foi apresentado individualmente a 8 profissionais com formação especializada em cuidados paliativos de diferentes áreas (médico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional) para análise, acompanhado de uma entrevista com três questões abertas: 1) O que você teria a sugerir para melhorar as competências em cuidados paliativos para o ensino de graduação em medicina, considerando esse material que lhe foi entregue? 2) Comente sobre a importância da interprofissionalidade no ensino em Cuidados Paliativos, enfatizando as dimensões biológica, psicológica, social e espiritual do cuidado e 3) Fale sobre os obstáculos para implementação e o desenvolvimento da proposta no ensino da graduação de medicina. Na análise documental e nas entrevistas com os profissionais, foi utilizada a análise de conteúdo temática categorial proposta por Bardin. RESULTADOS: A análise documental inicial resultou em 5 categorias (Introdução, Controle de sintomas, Equipe interprofissional, Tópicos em Cuidados Paliativos, Assistência nos últimos momentos de vida), 8 subcategorias e 96 unidades de análise que deram subsídio ao pesquisador para construção das sugestões de competências, distribuídas num quadro em cinco módulos, com seus respectivos conteúdos. Das entrevistas com os profissionais, após leitura do material que lhes foi entregue, emergiram 6 categorias (Princípios básicos em Cuidados Paliativos, Manejo de sintomas, Questões éticas e legais, Comunicação e aspectos psicossociais e espirituais, Trabalho em equipe e Desafios para a implementação da proposta), além de 12 subcategorias e 168 unidades de análise. Sobre a categoria “Desafios para a implementação da proposta” o desconhecimento conceitual de gestor e profissionais de saúde sobre cuidados paliativos surge, nas unidades de análises, como um dos principais obstáculos a ser superado. Das falas contidas nas subcategorias e unidades de análise, emergiram sugestões para melhor distribuição dos módulos, resultando na renomeação destes (Princípios básicos dos Cuidados Paliativos, Manejo de sintomas, Trabalho em equipe, Questões éticas e legais, Assistência nos últimos momentos de vida), assim colocando em destaque em destaque o trabalho em equipe interprofissional como competência essencial a ser adquirida no ensino de Cuidados Paliativos na graduação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A lacuna existente no ensino de graduação em medicina sobre os vários aspectos que envolvem a terminalidade da vida, não pode ser ignorada diante da demanda crescente na prática médica. A discussão e aprimoramento das competências em Cuidados Paliativos sugeridas nesse estudo serão certamente essenciais durante os fóruns de educação médica, para que possamos ter mais clareza do que realmente é necessário para a formação do médico generalista.Artigo Effectiveness of intervention programs in primary care for the robust elderly(2015) Lima, Kenio Costa de; Veras, Renato Peixoto; Caldas, Célia Pereira; Motta, Luciana Branco da; Bonfada, Diego; Santos, Marquiony Marques dos; Souza, Dyego Leandro Bezerra de; Roig, Javier JerezObjective. This study aimed to search the literature for intervention programs in primary care with a multiprofes-sional character, specifically directed at the robust elderly, and with viable and cost-effective interventions. Materials and methods.The search strategies were applied in Cochrane, Lilacs, Pubmed, Scopus, WHOLIS, Embase, Medcarib, Scielo, Web of Science, and PAHO databases. Results. 3 665 articles were found and 32 remained for analysis, grouped into four categories: care management; multidisciplinary intervention; interventions on the basis of risk; and educational interventions with health professionals. Conclusion. Strategies such as domestic interventions can promote health and functionality of elderlies, as well as reduce mortality, use of the health system and costs. Besides that, the use of hard and light-hard technologies are important for risk prevention and care management for the elderly.There is a need to create programs for risk prevention and effective management of elderly care at the primary level.Tese Evidências de validade de um questionário para avaliação do apoio social informal para idosos(2017-11-28) Guedes, Marcello Barbosa Otoni Gonçalves; Lima, Kenio Costa de; https://orcid.org/0000-0002-5668-4398; http://lattes.cnpq.br/5835673385014578; http://lattes.cnpq.br/2642054298345880; Oliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa; https://orcid.org/0000-0001-5311-697X; http://lattes.cnpq.br/0023445563721084; Pernambuco, Leandro de Araújo; http://lattes.cnpq.br/7838024850861158; Motta, Luciana Branco da; http://lattes.cnpq.br/8479837484663986; Gama, Zenewton André da Silva; https://orcid.org/0000-0003-0818-9680; http://lattes.cnpq.br/8885774273217562O envelhecimento populacional é uma realidade no Brasil e no mundo, evidenciando além de uma transição demográfica, uma transição epidemiológica. Novas demandas para o cuidado integral da pessoa idosa se fazem presentes e, para que seja contemplada, a multidimensionalidade da saúde, seus aspectos sociais também devem ser considerados na avaliação em saúde. Dentre fatores sociais importantes para a avaliação do idoso, merece destaque o Apoio Social, sobretudo o informal. Assim, os objetivos deste trabalho foram construir e validar um questionário para avaliação do apoio social informal para idosos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, observacional, do tipo quantitativa. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, sendo executado entre os meses de janeiro a dezembro de 2016 no município do Natal-RN e em outras localidades do Brasil por entrevistas presenciais com os idosos e questionário autorrespondido virtualmente com os especialistas. Os critérios de inclusão foram: experiência comprovada na área de apoio social (para especialistas) ou ter 60 anos ou mais e ter capacidade cognitiva preservada (para os idosos). Na etapa de Validade de Conteúdo (VC), avaliou-se a relevância dos itens segundo Índice de Validade de Conteúdo (IVC) geral e por item e montagem de painel com as observações feitas pelos especialistas. Na etapa de Validade do Processo de Respostas (VPR), avaliou-se o entendimento referente aos itens pelo público alvo. Para validade fatorial procedeu-se com Análise Fatorial Exploratória (AFE). Para realização da AFE foi usado o programa estatístico M PLUS Versão 7®. Foi realizado agrupamento de variáveis (tipo R) e extração de fatores com análise de fatores comuns, a partir de rotação oblíqua Geomin. Como critério de exclusão dos itens foi adotado o valor de referência maior ou igual a 0,35 de carga fatorial e maior ou igual a 0,5 de comunalidade por item. Para determinação da quantidade de fatores retidos, foram observados os critérios de valores próprios >1, variância explicada acumulada mínima de 60% e análise paralela de Horn. Na etapa de VC com especialistas, obteve-se um total de 40 entrevistados, 90% eram Doutores, 7,5% Mestres e 2,5% Especialistas. O IVC geral foi de 0,88 e apenas um item teve IVC considerado pobre. Após avaliação do painel, dois itens foram incluídos e os demais aprimorados. Na etapa de VPR com os idosos, obteve-se um total de 41 entrevistados. Após análise do painel de observações feitas pelos idosos, as questões passaram por modificações para seu aperfeiçoamento. 259 idosos, das cinco regiões do Brasil responderam ao questionário. Após AFE, 4 itens foram excluídos devido a pobreza de suas cargas fatoriais e 4 fatores foram identificados: “composição e extensão da rede social”, “ apoio instrumental e disponibilidade”, “reciprocidade e longitudinalidade” e “apoio emocional e participação social”. O questionário demonstrou uma boa relevância dos itens propostos e as observações feitas pelos entrevistados permitiram uma aproximação da linguagem utilizada no instrumento, à linguagem usada pelos idosos. O instrumento com 20 itens e 4 fatores retidos, apresentou boas propriedades psicométricas, tais como: cargas fatoriais aceitáveis e comunalidades excelentes. Sugere-se 42 como pontuação geral de corte ótima.Dissertação Implementação de um cenário de prática para o ensino na atenção à saúde da pessoa idosa(2017-12-11) Medeiros Neto, Francisco Belisio de; Freitas, Marise Reis de; ; ; Motta, Luciana Branco da; ; Vilar, Maria José Pereira; ; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo;INTRODUÇÃO: O envelhecimento da população brasileira dá-se de maneira acelerada nos últimos anos e esse fenômeno exige transformações na sociedade tendo em vista um número cada vez maior de pessoas que necessitam de cuidados especiais. Nesse contexto, os cursos de medicina precisam se adaptar à nova realidade inserindo em suas estruturas curriculares conteúdos específicos sobre a saúde do idoso. Essa nova conjuntura também exige maior número e melhores serviços especializados no atendimento ao idoso. OBJETIVOS: Este projeto de intervenção teve como objetivo estruturar e implantar um serviço de atendimento ao idoso na região de Caicó, com o propósito de melhorar a assistência prestada a essa população, bem como criar um cenário de aprendizagem prática para a graduação e pós-graduação na EMCM/UFRN. MÉTODOS:O processo de organização do serviço compreendeu: articulação com os gestores para definição do local, desenvolvimento da ficha de atendimento com adaptação da Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) e um Protocolo de Atendimento (anamnese e exame físico) de primeira consulta e um outro de seguimento para reavaliações e retornos. RESULTADOS: Dois serviços foram estruturados: o ambulatório pós alta no Hospital Regional do Seridó e o ambulatório de Geriatria Geral na Clínica Escola da EMCM. O atendimento é feito por médicos residentes de clínica médica e alunos da graduação de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com supervisão do médico e professor especialista em Geriatria. CONCLUSÃO: A partir desta feita, afirma-se que o presente estudo fomentou uma nova est ratégia e tornou-se um novo equipamento social em atendimento à saúde do Idoso, tendo em vista a sua importância em dimensões que perpassam o cuidado médico, como condições sócio demográficas e qualidade de vida.Dissertação Prevalência do uso de antipsicóticos em idosos de instituições de longa permanência para idosos (ILPI) na cidade do Natal/RN(2018-06-29) Dantas, Ana Patrícia de Queiroz Medeiros; Ferreira, Maria Ângela Fernandes; ; ; Piuvezam, Grasiela; ; Motta, Luciana Branco da;Objetivo: Identificar a prevalência de uso dos antipsicóticos em idosos nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) na cidade do Natal-RN. Metodologia: Estudo transversal realizado por meio de dados provenientes do projeto “Envelhecimento Humano e Saúde: a realidade dos idosos institucionalizados na cidade do Natal/RN”, ocorrido no período de 2013 a 2015 em 10 ILPI da cidade de Natal. A amostra foi composta por 320 residentes das ILPI com 60 anos ou mais. Para a identificação de fatores associados a prescrição de antipsicóticos, foi utilizada a análise bivariada através do teste do qui-quadrado e a regressão de Poisson em que a variável dependente foi o número de antipsicóticos prescritos; e as variáveis independentes incluíram informações sociodemográficas, assim como variáveis relacionadas à própria instituição e às condições de saúde. Resultados: A prevalência de uso de antipsicóticos entre os idosos foi de 50% (n=160). Nas instituições com fins lucrativos 65,5% (n=76) dos idosos utilizavam pelo menos 1 antipsicótico, enquanto nas ILPI sem fins lucrativos a prevalência foi de 40,9% (n=83). A análise múltipla demonstrou que a idade de 60 a 79 anos (RP=1,39), ter comprometimento cognitivo moderado a grave (RP=1,78), ser portador de transtorno mental (RP= 2,07), utilizar polifarmácia (RP=1,30), estar em Instituições com fins lucrativos (RP=1,51), apresentaram associação estatística (p<0,05), ao maior uso de antipsicóticos nos idosos em ILPI de Natal. Conclusão: Foi constatada elevada prevalência do uso de antipsicóticos em ILPI na cidade do Natal.