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Navegando por Autor "Moura, Ana Patrícia Silva"

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    TCC
    Inteligência artificial em bibliotecas: contribuições para as práticas biblioteconômicas e implicações para a formação profissional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Loeblein, Geiza Miranda; Santos, Raimunda Fernanda dos; https://orcid.org/0000-0002-7750-3269; http://lattes.cnpq.br/6543436156553138; Moura, Ana Patrícia Silva; https://orcid.org/0000-0001-8985-259X; http://lattes.cnpq.br/8407540554707895; Casimiro, Adelaide Helena Targino; https://orcid.org/0000-0001-9088-9621; http://lattes.cnpq.br/3440365758494156
    Estuda aspectos concernentes às contribuições da Inteligência Artificial (IA) no contexto das práticas e do ensino em Biblioteconomia. Tem como objetivo geral investigar como a IA pode contribuir para as práticas de organização, representação, recuperação e mediação da informação em bibliotecas, bem como para a formação de futuros profissionais bibliotecários. Objetiva-se especificamente: investigar aspectos concernentes às características, ferramentas e aplicações da Inteligência Artificial; analisar, à luz da literatura, como as ferramentas de IA podem ser integradas aos processos de organização, representação, recuperação e mediação da informação em bibliotecas; mapear as principais ferramentas de IA aplicadas em bibliotecas com base em estudos recentes da área; refletir sobre a reconfiguração dos currículos dos cursos de Biblioteconomia, propondo conteúdos e abordagens que preparem os futuros profissionais para os desafios e oportunidades impostos pela IA. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando fontes como: Oasis, SciELO, Portal de Periódicos CAPES, BRAPCI, Web of Science e Google Acadêmico. Apresenta como resultados um conjunto de contribuições da IA para as práticas de organização, representação, recuperação e mediação da informação, dentre elas: curadoria de conteúdos; classificação de materiais informacionais; automação das práticas de catalogação e indexação; criação (semi)automática de resumos; identificação e gerenciamento de metadados; desenvolvimento e atualização de instrumentos de controle terminológico (tesauros, ontologias, etc.); busca personalizada; sistemas de recomendação inteligentes; atendimento virtual aos usuários; mediação no processo de busca da informação; suporte à aprendizagem coletiva. Ainda como resultados, propõe conteúdos e abordagens a serem contempladas em um componente curricular sobre IA nos currículos dos cursos de Biblioteconomia, com vistas a preparar os futuros profissionais para os desafios e oportunidades impostos pela IA. Para tanto, sugere a inserção dos seguintes enfoques temáticos nesse componente curricular: fundamentos da IA; articulação entre a IA e as práticas biblioteconômicas; ética, vieses algorítmicos e implicações de IA em ambientes informacionais; ferramentas e aplicações práticas de IA em bibliotecas; o Bibliotecário como profissional da era da IA. Conclui reafirmando que a Inteligência Artificial é um recurso de mudança para as bibliotecas, favorecendo o avanço e a renovação dos seus serviços.
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    TCC
    Inteligência artificial na Biblioteconomia e Ciência da Informação: uma análise das produções acadêmicas brasileiras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Silva, Emmily Hariadny Gomes da; Moura, Ana Patrícia Silva; Casimiro, Adelaide Helena Targino; Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias
    Nos últimos anos a Inteligência artificial (IA) vem se destacando com uma das tecnologias mais promissoras, ressignificando a maneira como nos relacionamos com a informação, a IA tem proporcionado inovações em diversas áreas, como saúde, educação, economia e segurança. Na Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) a IA vem se mostrando como uma oportunidade de uso nas demandas funcionais e informacionais de unidades de informação e na própria Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), mas ainda é necessário estudos entre essas áreas. Diante disto, surge a necessidade de saber como as produções acadêmicas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação no Brasil, especialmente nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), Dissertações e Teses, têm abordado a temática da Inteligência Artificial, considerando aspectos como suas aplicações, desafios e perspectivas para essas áreas? Baseando-se nesta demanda, este trabalho teve como objetivo geral, compreender como as produções brasileiras na Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) têm abordado a temática IA publicadas nos repositórios digitais (RI) das universidades federais do Brasil e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O trabalho tem sua metodologia caracterizada como exploratória, com abordagem mista quantitativa e qualitativa, e pesquisa documental como técnica de coleta. Os dados foram coletados através do levantamento bibliográfico nos Repositórios Institucionais (RI) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), durante o período do segundo semestre de 2024. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva dos resultados obtidos por meio do levantamento bibliográfico, e da revisão da literatura. Por meio da pesquisa foi possível observar a existência de uma lacuna significativa na produção acadêmica, onde os resultados expressivos da falta de pesquisa pode ser atribuída à resistência à adoção de tecnologias como a IA, e à falta de capacitação profissional para lidar com estas inovações. Além disso, é necessário salientar que a temática de Inteligência Artificial ainda é nova, sendo os resultados deste trabalho recuperados entre 2020 a 2024. Reconhece-se o potencial transformador da IA para otimizar práticas de organização e disseminação da informação. Este estudo reforça a necessidade de ampliar pesquisas aplicadas à IA em unidades de informação, abordando suas possibilidades, limitações e implicações éticas. A relevância do trabalho reside em colaborar com o debate e servir como suporte para estudantes e profissionais interessados na integração da IA ao campo, contribuindo para futuros avanços no campo da Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI).
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    TCC
    Mediação cultural da informação: uma ánalise de rap das músicas de Duquesa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Silva, Aline Sarmento Albino da; Moura, Ana Patrícia Silva; https://orcid.org/0000-0001-8985-259X; http://lattes.cnpq.br/8407540554707895; Tanus, Gabrielle Francinne Carvalho de Souza Carvalho; https://orcid.org/0000-0003-2463-7914; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Macêdo, Patrícia Ladeira Penna; http://lattes.cnpq.br/8774777542544081
    Esta pesquisa científica propõe uma reflexão sobre o papel do rap como ferramenta de mediação cultural da informação, a partir da obra da artista Duquesa. Parte-se do pressuposto de que o acesso à informação não se resume à sua disponibilidade técnica, mas envolve processos de mediação que possibilitam apropriação, ressignificação e transformação social, sobretudo em contextos marcados por desigualdades. A pesquisa tem como problema central compreender de que forma o rap pode atuar como mediador cultural da informação em contextos de vulnerabilidade social, com base nas experiências e narrativas de mulheres negras e periféricas. O objetivo geral foi analisar como o rap, por meio das músicas da artista Duquesa, opera como instrumento de mediação cultural da informação e transformação social. Como objetivos específicos, buscou-se: Apontar elementos que evidenciem vivências e opressões no âmbito do rap; Elencar os prêmios e ações protagonistas da artista Duquesa; Evidenciar como o rap pode contribuir como promotor da tomada de consciência das mulheres. Para isso, foram analisadas quatro faixas do álbum Taurus, Vol. 2 (2024): “Ela (Intro)”, “Big D!!!!! Pt. 2”, “Vermelho e Preto” e “Voo 1360”. A metodologia adotada combinou pesquisa documental e análise de conteúdo, com abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que Duquesa transforma vivências pessoais e coletivas em narrativas artísticas potentes, promovendo a visibilidade de saberes e experiências historicamente marginalizadas. Ao articular afetividade, empoderamento, resistência e ancestralidade, sua obra contribui para a democratização da informação e a construção de identidades no campo da cultura popular. Conclui-se que o rap, enquanto linguagem e prática social, constitui um espaço legítimo de mediação da informação, de resistência política e de produção de conhecimento, ampliando os horizontes da Biblioteconomia e na Ciência da Informação em direção às periferias e suas formas de expressão.
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    TCC
    O papel fundamental do bibliotecário na promoção da literacia digital
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Aguiar, Amanda Ingrid Silva de; Padilha Neto, José Domingos; https://orcid.org/0000-0001-9338-5357; http://lattes.cnpq.br/0270586065857690; https://orcid.org/0000-0003-1866-3075; http://lattes.cnpq.br/7049101143066200; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; Moura, Ana Patrícia Silva
    No âmbito da Sociedade da Informação, onde as TICs desempenham uma função primordial, o bibliotecário se apresenta como agente essencial na capacitação das comunidades para uma participação significativa no cenário digital e no desenvolvimento da Literacia Digital. Destaca-se a interseção entre a Biblioteconomia e a Ciência da Informação e posiciona o bibliotecário nesse contexto. A pesquisa tem como objetivo reunir estudos sobre a Literacia Digital, compreender o papel do bibliotecário no que concerne à promoção da Literacia Digital e propor recomendações que visam contribuir para a pesquisa científica e o trabalho desses profissionais. Como procedimentos metodológicos adota-se a revisão da literatura, utiliza o método de raciocínio dedutivo com um caráter exploratório e descritivo. Como resultado apresenta o crescente interesse de pesquisas científicas em “information literacy” desde a década de 1970, e mais tarde em “media literacy” e em “digital literacy”. Aponta-se como as interações humanas são mediadas por meio de ferramentas digitais e as diversas formas que a Literacia Digital é tratada na literatura, assim como a Competência em Informação e a Alfabetização Midiática e Informacional. Examina como o profissional bibliotecário, enquanto profissional da informação, desempenha um papel fundamental na formação de usuários capazes de navegar em meio digital, fazendo isso de forma crítica e ética. Registra-se algumas propostas para desenvolver a Literacia Digital e a Competência em Informação através de frameworks. Explora, também, as estratégias que os bibliotecários podem empregar, desde a utilização de frameworks, a realização de workshops e oficinas até a mediação de especialistas, para promover efetivamente a Literacia Digital em suas comunidades, ressaltando como essas disciplinas são cruciais na formação de profissionais capacitados a lidar com os desafios e oportunidades da era digital. Ao concluir, neste trabalho, destaca-se a relevância do bibliotecário como um agente ativo na promoção da Literacia Digital, que contribui para aperfeiçoar a sociedade, com cidadãos capacitados para exercer sua cidadania de forma ética e crítica.
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    TCC
    Preservação e conservação de documentos: um olhar sob os trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho 10 - informação e memória do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Ribeiro, Amália Caroline Araújo; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; http://lattes.cnpq.br/6879549317851577; Cunha, Jacqueline de Araújo; https://orcid.org/0000-0002-1058-4260; http://lattes.cnpq.br/9945640747181562; Moura, Ana Patrícia Silva; https://orcid.org/0000-0001-8985-259X; http://lattes.cnpq.br/8407540554707895
    Apresenta a discussão dos conceitos de “preservação documental” no contexto do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação. Tem como objetivo geral apresentar uma revisão bibliográfica acerca do tema preservação e conservação presente nos artigos do Grupo de Trabalho 10 Informação e Memória pertencente ao Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ENANCIB). Os objetivos específicos abarcam: discorrer sobre os conceitos de Preservação e Conservação; historiar o percurso do GT 10 Informação e Memória do ENANCIB; evidenciar a abordagem teórica do conceito de Preservação e Conservação nos trabalhos apresentados no GT 10 do ENANCIB. Utiliza como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) e a análise de conteúdo recuperado. Observa e identifica que os artigos recuperados utilizavam da preservação como eixo de pesquisa secundário, para justificar a preservação da memória. Conclui colocando em evidência a grande escassez de trabalhos que utilizem a preservação e conservação como eixo teórico principal nos artigos apresentados no ENANCIB de 2021 a 2024.
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    TCC
    Proposta de implantação de práticas de competência informacional aos usuários da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-14) Melo, Ivone Souza de; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; http://lattes.cnpq.br/4830049549767716; Moura, Ana Patrícia Silva; https://orcid.org/0000-0001-8985-259X; http://lattes.cnpq.br/8407540554707895; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307+-
    Este estudo levanta o seguinte questionamento: a Biblioteca Estadual Câmara Cascudo possui alguma política de competência informacional a ser implantada na instituição? Os bibliotecários que lá atuam têm noção da importância de políticas de competência informacional? Os usuários reais que fazem uso da biblioteca sabem o que é competência informacional e se consideram competentes em informação? Além disso, tem como objetivo apresentar uma proposta de práticas de Competência em Informação a ser aplicada na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, cujo objetivo seja a formação da competência em informação de seus usuários e da comunidade que a cerca, no contexto da sociedade da informação atual, onde o assunto é pouco debatido e explorado além da teoria. Para tanto, apresenta os seguintes objetivos específicos: evidenciar a importância da competência informacional para a sociedade e os indivíduos que a compõem; verificar se há projetos em um futuro próximo de ações na Biblioteca em relação à formação de competência em informação de seus usuários. Desta maneira, Justifica-se a importância deste estudo ao elucidar a importância de pesquisar sobre a competência informacional aplicada no âmbito das bibliotecas públicas. Metodologicamente, este estudo se configura como sendo de natureza básica e descritiva. Os resultados mostram a possibilidade de aplicação de práticas de competência informacional na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo como forma de contribuição para a formação crítica da sociedade. Conclui-se que o estudo é pertinente e pode ser reaplicado em outras bibliotecas públicas como forma de contribuir para a formação de uma sociedade competente em informação, ou seja, uma sociedade crítica nas tomadas de decisões.
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    TCC
    A representação do conhecimento e a memória olfativa no domínio da perfumaria: análise do web site fragrantica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Morais, Felipe La-thur de Lima; Santos, Raimunda Fernanda dos; Vechiato, Fernando Luiz; http://lattes.cnpq.br/6543436156553138; 0009-0008-6171-9824; http://lattes.cnpq.br/6249426637603411; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Moura, Ana Patrícia Silva
    Estuda questões relacionadas à representação do conhecimento e à memória olfativa no domínio da perfumaria. Tem como objetivo geral identificar formas de representar o conhecimento acerca das sensações de memória olfativa que as fragrâncias trazem aos usuários a partir de seus comentários no web site Fragrantica. Objetiva-se especificamente: compreender as relações entre a representação do conhecimento e a encontrabilidade da informação; identificar as conexões entre a representação do conhecimento e a memória olfativa; analisar os comentários dos usuários no website Fragrantica sob o viés da representação do conhecimento; propor sugestões de instrumentos e práticas que podem ser desempenhadas pelo(a) Bibliotecário(a) no domínio das fragrâncias. Utiliza como metodologia as pesquisas bibliográficas, documental, descritiva com abordagem qualitativa utilizando a técnica de análise de conteúdo e observação não-participante no Web site Fragrantica. Para constituir o corpus para análise, foi realizada uma busca por fragrâncias da família olfativa floral, lançadas no Brasil entre os anos de 2022 e 2024. A busca realizada entre os dias 13 e 23 de agosto de 2024 recuperou 25 perfumes, dentre os quais apenas 10 possuíam comentários disponíveis para análise. Após o processo de análise dos comentários, foram identificadas as seguintes categorias associadas aos dados e informações apresentadas pelos sujeitos: composição da fragrância; personalidades; lugares; emoção dos sujeitos; sensação dos sujeitos; coisas; ficção e ocasiões de uso. Apresenta sugestões de atividades a serem desenvolvidas pelo(a) Bibliotecário(a) no contexto da organização e representação do conhecimento relacionado às fragrâncias, são elas: criação de glossários; criação de ontologias; desenvolvimento de taxonomias navegacionais e mapas conceituais; mediação informacional; e aprimoramento da acessibilidade digital. Tais práticas e instrumentos podem contribuir para uma experiência mais rica e acessível para os usuários na busca, recuperação e encontrabilidade de informações sobre perfumes.
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    Livro
    Saberes plurais: mulheres, mães, pessoas negras e indígenas na construção do conhecimento científico
    (2025-01-29) Moura, Ana Patrícia Silva; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da; Sànchez-Tarragó, Nancy
    A cartilha Saberes Plurais: Mulheres, Mães, Pessoas Negras e Indígenas na Construção do Conhecimento Científico é um material informativo e reflexivo produzido no âmbito do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Seu objetivo é ampliar a visibilidade e o reconhecimento de grupos historicamente marginalizados na produção científica, abordando a importância da diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (DEIA) no campo acadêmico.Dividida em seis capítulos, a cartilha destaca o papel das mulheres na ciência, as dificuldades enfrentadas por mães pesquisadoras, a trajetória de cientistas negros e indígenas, e a importância da justiça informacional. São apresentadas recomendações para bibliotecas, com estratégias para fomentar um ambiente mais inclusivo e acessível, visando a democratização do conhecimento. A obra traz também exemplos de cientistas de diferentes grupos, iniciativas que promovem a diversidade na ciência e sugestões de livros e filmes relacionados ao tema. Conclui com reflexões sobre a necessidade de transformação nas estruturas acadêmicas, garantindo que os saberes de diferentes comunidades sejam reconhecidos e valorizados.
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