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Navegando por Autor "Moura, Bruno Luiz de França"

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    TCC
    Magistrados na sociedade em rede: o uso de redes sociais pelos juízes e seus reflexos na reputação judicial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Moura, Bruno Luiz de França; Chaves, Luciano Athayde; 0000-0002-5174-9527; http://lattes.cnpq.br/5567771993934287; http://lattes.cnpq.br/5860901953347411; Alves, Fabrício Germano; 0000-0002-8230-0730; http://lattes.cnpq.br/4247505371266682; Cunha, Alexandre dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7838393491175482
    O presente trabalho discute a reputação judicial enquanto produto da interação entre a opinião pública e o exercício da função judicante por indivíduos e instituições, especialmente frente à participação de juízes e magistrados nas discussões e reflexões dadas na esfera pública digital, considerando que a atuação desses membros nas redes sociais tem a capacidade de influenciar a percepção das diferentes audiências sobre o Poder Judiciário. Busca verificar se a presença de juízes nas redes sociais na internet fomenta novos incentivos para o comportamento judicial. Nessa perspectiva, aborda a Teoria da Reputação Judicial como ferramenta de análise do impacto da atuação dos atores jurídicos para a construção das reputações judiciais (individual ou coletiva). Objetiva, ainda, expor a possibilidade teórica de aplicação das ferramentas metodológicas da Análise de Redes Sociais como mecanismo de verificação do discurso em mídia social desses agentes públicos nas redes sociais na internet. O estudo é do tipo exploratório, buscando compreender o objeto da análise através de pesquisa em obras relacionadas ao tema, acessadas em plataformas como Scielo, Capes, Google Scholar, e em publicações constantes no Sistema de Bibliotecas da UFRN. Ao fim do trabalho, evidenciou-se que a qualidade da função judicial, e consequentemente a legitimidade das decisões emanadas do Poder Judiciário, pode ser avaliada a partir da reputação judicial, reforçando a importância do desenvolvimento de pesquisas sobre o tema. Assim como ocorre com todos os segmentos sociais, os magistrados estão inseridos em uma realidade em que se comungam interações físicas e virtuais. No contexto mais atual de sociedade em rede, constatou-se que a presença de instituições jurídicas e seus membros nas plataformas de mídia social indica uma nova ordem de grandeza das interações com diferentes audiências, de modo que os incentivos comportamentais envolvidos podem não estar ao alcance do design institucional já estabelecido. Daí a necessidade de aplicação de abordagens metodológicas específicas, que sejam capazes de extrair sentido das relações e conexões estabelecidas entre os usuários das plataformas de redes sociais, para compreender a percepção pública do Poder Judiciário (ou da própria reputação judicial), construída a partir desse ambiente digital.
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