Navegando por Autor "Moura, Camile Baccin de"
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Dissertação Decolonizando saberes no ensino e na formação docente: a implementação da Lei 10.639 na prática pedagógica de professores de língua portuguesa de uma escola da rede pública estadual do Ceará(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-26) Moura, Camile Baccin de; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; http://lattes.cnpq.br/4007093759168399; Oliveira, Cintya Kelly Barroso; Teixeira, Wagner BarrosEm 2023, a Lei 10.639/003 completou vinte anos de vigência na educação brasileira. A referida lei prevê que o ensino da cultura e da história da África se torne parte do componente curricular obrigatório do ensino básico, como política de ação afirmativa de enfrentamento às práticas racistas por meio de uma educação antirracista. Nesse sentido, esta pesquisa aborda o impacto da lei no ensino da Língua Portuguesa numa escola pública estadual de Fortaleza - Ceará. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo, que intenta analisar o impacto da lei na ação docente, além de investigar e refletir sobre a relevância da formação continuada para o letramento racial docente. Partindo da perspectiva decolonial e interseccional (Teoria da Interseccionalidade afro-americana), este trabalho lança luz sobre a importância de uma educação antirracista interdisciplinar para o sujeito professor. No arrimo desse percurso, foram aplicados questionários aos docentes da Área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias da escola em questão, cuja finalidade foi investigar se há, de fato, a aplicabilidade da lei na instituição e quais os aspectos formativos que foram ofertados para os professores naquele lócus. Outrossim, foram acessados dados escolares para melhor entender o perfil institucional e docente, incluindo as observações das ações pedagógicas implementadas naquele âmbito. Com base nos dados obtidos, nossa investigação sugere como ação interventiva uma oficina formativa, na qual o produto é uma sequência didática elaborada para o público docente de Língua Portuguesa. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos em Antunes (2009), Akotirene (2018), Almeida (2019), Candau (2013), Ribeiro (2018, 2019), Cosson (2022), Colling (2012), Davis (2016, 2019) Ferrarezi Jr. (2014), Freire (1984, 2006), Jouve (2012), Quijano (2005, 2006), Rojo (2009), Tardif (2002), Pimenta (2008), Saviani (2020), Van Djik (2020, 2022), entre outros. Nesse sentido, diante do processo investigativo, entendemos que os dados obtidos revelam a necessidade clarividente de ações afirmativas educacionais, objetivando a formação docente continuada para o letramento racial naquela comunidade escolar. Acreditamos que nossa investigação contribuirá para que a instituição escolar, orientada pela Secretaria da Educação, promova ciclos formativos cuja temática tenha como foco o letramento racial docente e seus desdobramentos. Assim, embora uma pesquisa deva ter considerações conclusivas, estas, por sua vez, não se esgotam, sendo contínuas e passíveis de transformação e de novas investigações.