Navegando por Autor "Moura, Clara Viviane Marques de Macêdo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A prática pedagógica de alfabetizar letrando na EJA sob a perspectiva do docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-16) Moura, Clara Viviane Marques de Macêdo; Pereira, Uiliete Marcia Silva de Mendonça; Maria Estela Costa Holanda Campelo; Fernandes, Ambrosiana da Silva; Gomes, Mariana SoaresO presente trabalho tem sua gênese a partir de indagações feitas ainda no momento da graduação do curso de Pedagogia, vivenciadas na observação do Estágio Supervisionado I. Após ter tido a oportunidade de adentrar em uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos e perceber a prática pedagógica de alguns professores. Sendo assim a nossa pesquisa tem como objetivo investigar, sob a perspectiva de professores da EJA, dificuldades docentes da prática pedagógica de alfabetizar letrando. Do entrelaçamento das questões colocadas, vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa. Utilizamos como procedimentos de construção dos dados a entrevista semiestruturada e o questionário. Os sujeitos do trabalho foram três professores alfabetizadores de jovens e adultos que atuam em uma escola do sistema municipal de educação, de Natal-RN. Para as nossas análises , transitamos na relação teoria/prática, estabelecendo um diálogo com autores como: Lüdke e André (1986); Ferreiro (1992); Bogdan e Biklen (1984) Oliveira (1999) Freire (1996) Pinheiro (2011) Weisz (2001); Soares (2004); Leal (2005); Albuquerque (2006); Campelo (2011); Vieira; Lopes (2011); entre outros autores. Com base em princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 1977), surgiu um grande tema: Dificuldades Docentes de Alfabetizar letrando Jovens e Adultos na EJA, com quatro categorias 1) Dificuldades Docentes perceptíveis dos professores; 2) Causas das Dificuldades Docentes; 3) Estratégia de superação das dificuldades; 4)Necessidades Formativas dos professores. A partir da análise das entrevistas e das observações, percebemos que os professores apesar das dificuldades vivenciadas na prática pedagógica de alfabetizar letrando, buscam trazer práticas inovadoras para a sala de aula.