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Navegando por Autor "Moura, Francyely dos Santos"

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    Determinantes sociais da saúde relacionados à gravidez na adolescência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-07) Moura, Francyely dos Santos; Jacob, Lia Maristela da Silva; Jacob, Lia Maristela da Silva; Rolim, Ana Carine Arruda; Silva, Kleylenda Linhares da
    Revisar e descrever na literatura nacional e internacional os determinantes sociais da saúde relacionados à gravidez na adolescência. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada entre os meses de agosto e novembro de 2019. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados eletrônicas US National Library of Medicine (PubMed), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME) por meio dos Descritores em Ciências da Saúde: gravidez na adolescência, determinantes sociais da saúde, apoio social, gravidez não planejada e Medical Subject Headings (MeSH): Pregnancy in Adolescence, Social Determinants of Health, Social Support, Pregnancy Uplanned, sendo estes integrados através do operador booleano “and”. A amostra final constituiu-se de 15 artigos, sendo agrupados em categorias temáticas: determinantes sociais da saúde e gravidez na adolescência, associação entre educação e a gravidez na adolescência, conhecimento dos adolescentes e pais relacionado à saúde sexual e reprodutiva. Conclui-se que os determinantes sociais da saúde têm uma relação com a gravidez na adolescência e precisam ser mais explorados nos estudos para maiores intervenções, sendo importantes para formulação de políticas com o objetivo de melhorar as condições de saúde da população.
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    Dissertação
    Educação em saúde baseada em simulação para uma experiência positiva de parturição
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-28) Moura, Francyely dos Santos; Rolim, Ana Carine Arruda; https://orcid.org/0000-0002-0447-9683; http://lattes.cnpq.br/9471678445935347; http://lattes.cnpq.br/2316688530165684; Lopes, Ana Cristina Martins Uchoa; Bonfada, Diego; Medeiros, Priscilla Brandão de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira
    A assistência ao parto tem passado por diversas transformações, com vistas à adoção de boas práticas de humanização nas instituições de saúde. Nesse sentido, o uso de tecnologias no contexto do trabalho de parto, como a simulação enquanto método, constitui-se como um importante recurso que favorece a aproximação da prática obstétrica e pode fortalecer a autonomia e o protagonismo das parturientes no processo de trabalho de parto e parto, possibilitando a minimização dos efeitos negativos da parturição, bem como a diminuição das inseguranças e medos relacionados ao parto normal. O objetivo principal deste estudo foi desenvolver uma proposta de atividade de educação em saúde sobre estratégias não farmacológicas para o alívio da dor no trabalho de parto, direcionada a gestantes, baseando-se na simulação como método de apoio. Trata-se de uma pesquisa participativa, do tipo pesquisa-ação, analisada qualitativamente por meio da técnica de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), localizada no município de Caicó-RN. A experiência clínica simulada foi desenvolvida no laboratório de simulação e habilidades da EMCM/UFRN, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. A população de estudo foi composta por um grupo de sete pessoas, sendo cinco gestantes e duas acompanhantes que atenderam aos critérios estabelecidos no estudo. As gestantes que participaram da experiência clínica simulada mostraram-se colaborativas e engajadas, além de demonstrarem interesse em participar de outras experiências com o uso da simulação, sugerindo ainda temas a serem abordados em futuras atividades. Conclui-se que esta pesquisa proporcionou às gestantes a oportunidade de visitar a EMCM e conhecer, na prática, o uso de métodos não farmacológicos de alívio da dor que podem ser utilizados durante o trabalho de parto e que estarão disponíveis na maternidade de referência. Assim, espera-se que este estudo subsidie a realização de outras experiências baseadas em simulação para gestantes, incentivando o parto normal e promovendo uma maior integração entre ensino, serviço e comunidade.
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    TCC
    Importância da realização do plano de parto na saúde materno infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-22) Moura, Francyely dos Santos; Jacob, Lia Maristela da Silva; Martins, Frankly Eudes Sousa; Azevêdo, Liliane de Macedo
    Objetivo: Identificar e descrever as evidências científicas disponíveis na literatura nacional e internacional sobre a importância da realização do plano de parto na saúde materno-infantil. Método: Revisão integrativa realizada entre outubro e novembro de 2021. Selecionaram-se publicações nas bases científicas de dados Scopus, US National Library of Medicine (PubMed), Embase, Web of Science por meio dos descritores em Ciências da Saúde (DeCs): Labor, Obstetric or Obstetric Labor) and (Parturition or Birth) and (Humanizing Delivery or Delivery, Obstetric) and (Decision Making) and (Birth Plan). Os descritores foram combinados pelos operadores booleanos AND e OR. Resultados: A amostra final foi composta por seis artigos que emergiram em duas categorias: “plano de parto como ferramenta que favorece a autonomia e o empoderamento feminino” e “contribuições do plano de parto no processo de parto e nascimento”. Conclusão: O uso do plano de parto contribui para melhor assistência à saúde materna-infantil nos serviços de saúde, porém o uso da referida ferramenta ainda apresenta desafios que precisam ser discutidos para que a utilização seja garantida ao maior número de mulheres.
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