Navegando por Autor "Moura, Luiz Renato Gomes"
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Dissertação Estesia: estudo de caso e percepção do espetáculo/show(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-26) Silva, Cleison Ramos Belo da; Araújo, José Savio Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; http://lattes.cnpq.br/5118371270723405; Moura, Monize Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8651689252671301; Moura, Luiz Renato GomesEsta pesquisa é um estudo de caso e de percepção sobre o espetáculo/show ESTESIA2. A metodologia parte do meu olhar sobre as Artes Cênicas, culminando na investigação da minha participação como iluminador cênico nesse espetáculo/show, no qual fui convidado a estar dentro da caixa cênica, assumindo um novo lugar no palco. Ilumino o objeto numa abordagem qualitativa, no campo das Artes, revelando memórias da minha trajetória acadêmica ao aprimoramento artístico e técnico, dentro do fenômeno ESTESIA, explicando o como e o porquê esse espetáculo/show acontece. A investigação perpassa o grupo, as suas particularidades e os objetivos específicos, ao proporcionar a experiência de um espetáculo imersivo e sensorial, ressignificando espaços, quebrando a barreira palco/plateia, criando memórias afetivas e fortes relações conviviais da presença.Dissertação Grupo Ninho de Teatro, experiências e usos táticos na produção e na gestão em teatro de grupo no Cariri cearense(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-27) Souza, Edceu Barboza de; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; ; http://lattes.cnpq.br/9110095596162088; Moura, Luiz Renato Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/7108834635006751; Lopes, Melissa dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9851844088693131Compondo um entendimento das práticas do Grupo Ninho de Teatro, a partir de dada compreensão de experiência (LARROSA E BENJAMIN), e por meio de minha localização como sujeito e objeto desta pesquisa, que tem como metodologia a História Oral (PORTELLI), elaboro uma construção que articula saber e fazer em produção e gestão teatral, a partir do olhar para as práticas do teatro de grupo em diálogo com os/as autores/as Flávia Janiaski, Rosyane Trotta, Samanta Cohen, Danilo Castro e outros/as. Com recorte na trajetória de doze anos do Grupo Ninho de Teatro e do espaço Casa Ninho, no município de Crato/Ceará, região do Cariri, reflito sobre os procedimentos táticos (CERTEAU) que o grupo vem praticando para manter seu projeto sócio-político-estético de grupo. Para tanto, é descortinado o cotidiano do grupo, evidenciando como este encontra, no campo do teatro de grupo, formas de gestar e produzir a manutenção de seu repertório, projetos e sede artística. Nesse campo de estudos me aproximo dos autores Romulo Avellar, Teixeira Coelho, Maria Helena Cunha. Assim, o objeto desta pesquisa se concentrou no teatro de grupo a partir do Grupo Ninho de Teatro e seu modo de produzir e gerir. O objetivo dessa pesquisa é contribuir, a partir de dado recorte, para o registro de métodos e modos de fazer produção e gestão de um projeto de grupo considerando suas próprias táticas. Busco ainda colaborar para os estudos contemporâneos da história do teatro no Ceará.Dissertação A iluminação cênica no trabalho do ator de teatro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-24) Moura, Luiz Renato Gomes; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; ; http://lattes.cnpq.br/7108834635006751; Tudella, Eduardo; ; http://lattes.cnpq.br/3273156956850260; Handerchpek, Robson Carlos;A presente pesquisa tem como foco principal, investigar como a iluminação cênica pode ser articulada no processo de criação do ator de teatro. Para chegarmos a essa reflexão, se faz necessário compreendermos o espaço da sala de ensaio, no qual o ator trabalha, como um lugar em que sua formação, recebe influências dos demais artistas, que estão também criando o espetáculo. São analisados três processos colaborativos da Cia. de Teatro Engenharia Cênica: Irremediável , Doralinas e Marias e O Menino Fotógrafo , com intuito de compreendermos que o teatro colaborativo potencializa o cruzamento e a troca de experiências na sala de ensaio, colaborando ativamente para a formação dos sujeitos envolvidos na criação do espetáculo. A pesquisa propõe uma investigação de como o processo criativo da iluminação cênica ganhou espaço na sala de ensaio na linguagem da encenação teatral, evidenciando principalmente sua criação co-evolutiva com o processo criativo do ator