Navegando por Autor "Moura, Maria Clara Silva Cardoso de"
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Dissertação Desenvolvimento profissional de professores que ensinam ciências da natureza: práticas para a diminuição do zoochauvinismo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-30) Moura, Maria Clara Silva Cardoso de; Nascimento, Wilson Elmer; https://orcid.org/0000-0002-9802-3192; http://lattes.cnpq.br/0923652284500299; Montalvão Neto, Alberto Lopo; Groto, Silvia ReginaA interligação dos seres vivos é de relevância para a manutenção da existência da vida no planeta Terra. Para tanto, faz-se necessário ações que vão de encontro ao zoochauvinismo, que se refere à exagerada atenção dada aos animais nos estudos e atividades humanas. De modo a contribuir com essa problemática, elaboramos um Produto Educacional, no formato de um curso de formação docente, para que professores que ensinam Ciências da Natureza possam se implicar em discussões que os mobilizem a desenvolver posturas menos zoochauvinistas. A partir da perspectiva ecológica e com o enfoque da educação para a sustentabilidade, propomos o curso: “E se fôssemos educadoras/es mais ecológicas/os?”, o qual está disposto em Produto Educacional previamente validado por uma banca examinadora durante o exame de qualificação do Mestrado. Assim, a presente pesquisa buscou investigar a contribuição de um curso de formação docente para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências da Natureza, na perspectiva da diminuição do zoochauvinismo. Inicialmente, traçamos um levantamento bibliográfico sobre o zoochauvinismo e o desenvolvimento profissional docente, com destaque para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Ciências da Natureza. Levando em consideração seu caráter de intervenção educativa, enquadramos metodologicamente a pesquisa como de caráter qualitativo, por se inserir nas análises das ações sociais e participante, dada a interferência direta da pesquisadora na condução das atividades do curso. Para a construção dos dados, os procedimentos e instrumentos utilizados para acompanhar o processo de intervenção e de coleta foram as gravações das atividades propostas, bem como as produções textuais realizadas pelos participantes, professores que ensinam Ciências da Natureza, em maioria, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e futuros professores. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise Narrativa, método que interpõe material empírico e referencial teórico narrativamente. Com base nas dimensões do desenvolvimento profissional de professores de Ciências, os resultados da pesquisa apontam que foi possível proporcionar um contexto formativo relativamente fértil para que professores de Ciências da Natureza se implicassem em processos de desenvolvimento profissional docente, mais especificamente, aos aspectos do desenvolvimento profissional, com as atividades propostas no curso. Os professores participantes puderam se desenvolver, em maior ou menor grau, nas dimensões de atualização nos conhecimentos científicos, de organização e condução do ensino e de participação na responsabilidade social. Além disso, todas as discussões proporcionadas, durante o curso, potencializaram posturas de conservação da natureza numa perspectiva do pensamento ecologizante, por meio da diminuição do zoochauvinismo.Produto Educacional E se fôssemos educadoras/es mais ecológicas/os?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-30) Moura, Maria Clara Silva Cardoso de; Nascimento, Wilson ElmerEsta é uma proposta de Curso de formação para professores que ensinam Ciências da Natureza, um Produto Educacional que acompanha a dissertação intitulada “Desenvolvimento profissional de professores que ensinam ciências da natureza: práticas para a diminuição do zoochauvinismo”, apresentado ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Este Produto Educacional foi validado por uma banca examinadora durante o Exame de Qualificação do Mestrado