Navegando por Autor "Muneiro, Lilian Carla"
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TCC 99Vidas podcast: um estudo de caso e a relação com sua comunidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-13) Zanca, Pablo Almeida; Muneiro, Lilian Carla; http://lattes.cnpq.br/8311890222500377; http://lattes.cnpq.br/8089995312939885; Braz, Arthur Barbalho; http://lattes.cnpq.br/1284441620138426; Bezerra, Josenildo Soares; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062O podcast possui a interatividade como uma das principais características em seu processo midiático e atualmente possui uma enorme variedade de programas agradando todos os gostos, desde os simpatizantes de gastronomia, quanto fãs de videogames. Baseado em emissões sonoras e que utiliza a Internet como meio para seu funcionamento e propagação de mensagens, traz o imaginário do rádio com a voz como articulador e alicerce para a elaboração de imagens e todas as outras possibilidades de participação dos ouvintes, possui relação direta com iPod, pelo surgimento do primeiro serviço de assinatura de podcasts e pode ser consumido a cargo do ouvinte, decidindo como e quando irá ouvi-lo. Além disso, seus consumidores assumem uma participação efetiva em sua produção. Na investigação que apresentamos denota o podcast enquanto ferramenta comunicacional para construção de comunidade a partir de um estudo de caso do programa 99Vidas, o maior podcast sobre videogame do Brasil, diante de tentativas e de estabelecimento de relações de vínculo com seus ouvintes. Metodologicamente realizamos pesquisa bibliográfica com contribuições de autores como Manuel Castells (1999), Pierre Lévy(1999), Melvin De Fleur (1976)e Janet Murray (2003) e Henry Jenkins (2009) trazendo à luz conceitos como ciberespaço, interatividade cultura participativa entre outros. Além disso, uma pesquisa de percepção com a comunidade de assinantes do conteúdo bônus do 99Vidas foi desenvolvida. Diante disso percebe-se o podcast como modelo comunicacional dinâmico, marcado pela participação ativa do público em sua construção.TCC A estética kitsch como estratégia comunicativa da influenciadora Livia Nunes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-10-11) Silva, Thays Ingrid Gomes da.; Muneiro, Lilian Carla; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750897T7&tokenCaptchar=03AFcWeA6xlh6dCV4lwYR3ApiluMjb7kTo-ARgTF2XEV3fn7rwKYtWtxAD_m_rg_qhrCD1JQNmWKOR89S64DgA74tz3BCB-O0kLiTAH2pbqhkAgHus9hlDrWT25snC2IZ3grQoDX13iA2NIQ_OHGwGztSwVZvJqIv5lZNdMTMBWPvb9JzFBb6N3AFxfwdyBEI4dtCz-XUUV9qj4m917Kigk9ivlxPHJH1ziXv0kcgPufoYbxdId5aSMDCQo0Ly40hmagIQV7GikTghPRfXjc8xi0fL0N-SKlxwBe1L-MYUPh9qEYWO6X4IYxHDj1fZtIlyeb4mbg3xA6oRKfg-c4eAlOrQHqQXr5sky3qohKmVrEPrU5N7fH7F9buhM-i0wtToDJqX_mHC3MzgeLvE4OYgEHHv12vKyn3rU6qGVgQneGo73M0UzKPbk8BJrObKvopXFF02Q1UsWXLOu_1I4ImEvj07OsPQnlJRMNJgy7Q5atHPsXWm34H5dh8wwL-xzkmjfaxXDwQkqoJe4s9aowRh4vjwtZcc4b4jxwltMMLVXdqE0hM4dpGd3Lf1fcaXy_e3L8HxFhAEX-4O2GoC4mIhOTUrUsqiM_9t0VPfc74BYddw8GTYgdRbEd4WoDasFjTEp3F-tkaIQZbcbaBiyR7AqBpjfs7CmxYzP6Mb0gpNi-zoYCXx8cyUXjArX7PRqBgTxN7k7fjDEJs3jMWz2GnTgve8hDiO9JAhj_AgtYkNH9ZS9H8i7UTTps9iV_4W-wibTZiM15mgJbMxvJo939-LDRmHnrIrXtRCFZqqEIbUmbcKLHPiMqU3ksKBvcImSnOKkDKfeWmlhVIPLxdRa82zkv_D_vhzhqbfLviyOPH6Cv984cZA59TArjaGyaZREZyz0hwwI0ta_xpSqhMmdfbUagMiW-0hGGa3JdSCXiJWz9bV7JEm3DP6BHGCCI1nXEMi_u9fAfwWBlmrvPQsRpYP30ElGuSMjy8OMTORUBeBvGET0CvEL4urb2A; 0009-0000-8594-1392; https://lattes.cnpq.br/; Pian, Luiz Fernando dal; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4237857H5&tokenCaptchar=03AFcWeA4tpzhi_Hl9CnWavpoN7BbnBB1eyat8rGVTwI_F1CTgDocHVeQbWYOORTWkUBRjsPqWfZ6dGu59pvxWL1Bl9gClZpIh9iX9KPAQZlQ6e5qi-4fYKKm0XUMPiA0VGDIigt9o662wnkCr_udSWGD19_9X0YMcRl_P12S7zLLBB1WvfOod-nJL52ENa06zrSEYbbMmItUBW_oOt9z2CBNlaAjT1OwpaFxxztI-m57jsJ0q7Nc5t5lt-QTJWbQP7h68RVGJN3MkZmCgcNxoaFbNZYVzfcpq7My4Ij8JGiP38-2JjjR3tlOZlKUBtaTHb7vzEHAHaw6-FIxURmKoJff7o1EceZedURYMSxD_jJjtmw8MJf9VqRoROD0bE3uBj_w3HM7CTe0EygrePhRzZuMP4-Y_pftT5TTOzQiwuMMHIFnkrty6T4gab-86_0j9UwyRAJg-MtKk6ybwOtJIXu4lfZ0H5nJk9S0VspJucalKOBXUlddrzKK9SAluX_LtFPj4F9ZHDK4akXZ9MjQPQpeaxetXDILO3WM8QNGQ3PcxUESpxFaBDurjomU82zJ06mcuszzpmXd92kl9kIWJWSnaztdCF1Xm9P7LyANrijUAOA9dePiNvcGW8u4-c36m3rC-83dy_hSwe0aK78h05ArTnVWBvNS4K0mZLvgjGaNdI8TBcJIPZT4KnUr_S7hldARn8nDA4hA0zIaOrH6VXKmYkk1S9KvClgptpxUTFBz0c1C_j4f_Y09kLHR5BLqRgTec-x49hQlx7t9OcMfdL2l79QabtZ2zzhecbuqOPkKTaR6Rf85ahu60Txax4fE67CA2Dnvi2AiqhC6agwlwhOiP02IpObxTbYLIgO09zIRaXYVKJWLNzdXuIkMiLDXxe_kCE4phgAfQKvKPv8VxDFDjXXCrhKaayXRAe5FrbmtZ7tkO3n0X3DAh5Di8w4nwU_WK3xiwOfIHgzxtXpsiKtaeJ9tlLC_6tLTLw_FhDdcJ9g7yzZAsa7Y; Lacerda, Juciano de Sousa; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778871P1&tokenCaptchar=03AFcWeA6WP2krIokWJamacX5l6mmi6y1juH3a1wpQ-ByYdgJSP-hTpaKREnDifdsCFn93bXZoDcA6z6EGcIG1IC55OOTXnjKh9mCe97OfhGlt0TI_tyYrIy4YgKchZfFjYL8oOQTYPcPZdLl0araTp_bpy6SGsswra03XnGQdcdE3upVMwnGf-lV8TqS3F5c-nZo0ioJwH52TJgerE7ZxX5hrfVhiL7bhuZrQgRS-GkLirJXfcaPADtmFtjacLWXi4NdcLd2ALNQ5rLkYKUGQMOXvMlGMlbe946hM6Ql4FvyDDk8P_0ZFRgVQ4yD1blI4JkMf_u6xMNuFADDTPp3oG-AM8IzZu8OCXzsQXpmmAjk5mjMboOmNbxDJMeRK-NgV9I5ZBIqt8SPYtOuZE6poM2PShh7gWqF70J2tD49CfK0dx4f7LH1WJoisNCO8pK1q_C03QGJENEuZM6syE5dtZAG-9HN_rlSsUe91PWwlcnqmgi9oOEKNrXs9Bl-2RFAPfikzuYkXd8OCgKF5c-gjJrPv0bOUSCT9BqDWYVwZr8Et39D8CQMUH9vTTqGL4V0_jb5rWzWQt-eis0n3d6ndVjDw3dqgnuFdbqn8Fkx_duHnbGAvk7CY_gvCr5owl0hvhQC8oA6ZLL7teY2IOXKwY37dP4SpksBqwPpQZYfMgbJ4uxhSNQ9-5-GdEEoa-hnpFlQTytM_YAs2BVaROzIxKlkosF68UnKMHU0wbPcljYO3ng59L-l4nCf3shrqyksDmKaZT_NkBjMyrC5LAsNCMgz9NDrzfnfBDVHMIzWhfWslufPvAIIR7Rg8HHlDRrgeW17xkbGCpW3vkbb1p8D5bi6BLCcClf5DK5xDsbbrRnE7AAaSNA116ZJT6zsuIefJsCRDdm8oU8goqbnMRdRnAMNgPgPm5dCC1IFTTmePKjr5_7c90PWAjbiFG6b__JL5QH9MpV9rtlASI7IDDJ432yoT4wMHgxNQSnjybn-qEEdoY7VIJNecQKMEste artigo apresenta reflexão sobre a estética kitsch a partir dos estudos de Abraham Moles, e sua presença nas redes sociais. A pesquisa utiliza como objeto de estudo postagens da influenciadora digital Lívia Nunes, observando como elementos característicos do kitsch, ao serem incorporados em suas produções visuais se tornaram estratégia de comunicabilidade. Por meio da análise semiótica, alicerçado por Martine Joly, o trabalho decodifica signos plásticos e figurativos presentes nas imagens selecionadas que atuam na construção de uma identidade estética emocionalmente apelativa. A pesquisa evidencia que o kitsch, historicamente associado ao mau gosto e à estética popular, é ressignificado no ambiente digital como ferramenta de engajamento, distinção e consumo simbólico.TCC Ações afirmativas do Bahia e a percepção dos seus torcedores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Silva, Emanuele da Rocha Venâncio; Chacel, Marcela da Costa Cunha; http://lattes.cnpq.br/1252310737351015; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=3B2BBBE686EF1E9BED8705B149C4B0DD#; Muneiro, Lilian Carla; http://lattes.cnpq.br/8311890222500377; Tavares, Mônica Xavier; http://lattes.cnpq.br/2937406271794256O artigo analisa a construção da imagem do Esporte Clube Bahia junto aos seus torcedores através da adesão a ações afirmativas da marca. A pesquisa utiliza a metodologia de auditoria de imagem, com coleta qualitativa por meio de entrevistas de profundidade para avaliar a percepção dos torcedores. A fundamentação teórica se apoia em autores como Costa (1993), Malagrino (2011), Kotler (1993) e Da Matta (1982), articulando identidade de marca, imagem institucional e marketing esportivo ao papel do futebol como fenômeno social e cultural. A investigação evidencia que, desde a criação do Núcleo de Ações Afirmativas em 2018, o Bahia promove campanhas que valorizam e dão voz a minorias sociais, reforçando sua identidade como clube democrático e popular. Através das entrevistas, os torcedores mostram que, embora o posicionamento social do clube não seja o fator determinante para a decisão de torcer pelo time, ele fortalece significativamente a relação afetiva, gerando orgulho, pertencimento e fidelização entre os torcedores. Assim, percebe-se que a gestão da imagem do Bahia, orientada por princípios de inclusão e representatividade, influencia positivamente na recepção da marca e na consolidação de sua base de torcedores.TCC Análise das estratégias de comunicação de marketing a partir da perspectiva do neuromarketing(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Barbosa, Rodrigo Nascimento; Muneiro, Lilian Carla; Carvalho, Breno da SilvaO seguinte trabalho tem como objetivo apontar novas estratégias de pesquisas em comunicação de marketing, a partir da perspectiva do neuromarketing, isto é, de como a neurociência estuda o cérebro e como neuromarketing pode se utilizar dessas descobertas no meio publicitário a fim de potencializar o processo de venda dos produtos ou serviços para estabelecer, estabilizar ou desenvolver uma marca. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica de livros, artigos científicos publicados em jornais e revistas (físicas e digitais), além de sites, visando expor como funciona o cérebro no processo decisório de compra. Ademais, buscou-se trazer informações sobre como funciona a publicidade baseada no neuromarketing e a ética por trás do assunto, para que, assim, os consumidores tenham a possibilidade de saber lidar com o que lhes é apresentado e saber responder aos impulsos com o intuito de que não se vejam dominados pelo consumismo.TCC Animais na publicidade: o cachorro como elemento figurativo da Budweiser(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-28) Salgado, Bruna Gomes Benatti; Muneiro, Lilian Carla; Bezerra, Josenildo Soares; Nobre, Luiz Fernando Dal PianA presença de animais em campanhas publicitárias se tornou algo comum, sendo encontrados em diferentes meios de comunicação e com diferentes formas, eles são escolhidos por serem um elemento figurativo poderoso na hora de enviar uma mensagem. Dessa forma, se torna importante analisar o motivo e a funcionalidade dos animais apresentados nas campanhas, em especial, da Budweiser, na qual utiliza-os desde os anos 80 para se comunicar com o seu público, e trabalhar sua imagem no mercado. Apresentando o cachorro em suas peças, a marca pretende estabelecer vínculos com seus consumidores por meio do emprego de narrativas e figuratividades atrativas, que refletem ambientes conhecidos por eles. Para entender o porquê da marca apresentar animais em suas peças, foi necessário realizar um estudo sobre a história da Budweiser, seu marketing de comunicação, seu histórico de campanhas com animais, além de pesquisas e leituras bibliográficas. Foi possível entender a intenção e a motivação da marca ao apresentar o cachorro como elemento persuasivo em suas peças. Por ser um produto relacionado diretamente aos amigos e a momentos de descontração, o cachorro consegue se encaixar na vida dos humanos assim como a cerveja, o que resulta em vínculos emocionais, não apenas com o animal, mas principalmente com a marca e a sua imagem. Esta é uma estratégia de comunicação para fidelizar clientes, conquistar novos consumidores, fixar a imagem da marca, e criar relações afetivas com o seu público.TCC Bluesman: A representação negra na mídia brasileira sob a narrativa de Baco Exu do Blues(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-28) Silva, Felipe Mateus de Freitas da; Muneiro, Lilian Carla; Bezerra, Josenildo Soares; Andrade, Alice Oliveira deO presente trabalho trabalho refere-se a uma análise do vídeo “Bluesman” do Rapper brasileiro Baco Exu do Blues, vinculado na plataforma de streaming Youtube, em 28 de novembro de 2018. O filme venceu o Grand Prix, no mês de Junho (2019), um dos mais importantes do mercado de publicidade do mundo, cuja realização ocorreu na França, apresentando uma temática de gênero racial, gerando uma crítica à representação nos meios de comunicação. Como metodologia, realizamos pesquisa bibliográfica, através de apontamentos da semiótica greimasiana. Privilegiamos também elementos de audiovisual para compreender mais a respeito das questões de gênero e representação de pessoa negra dispostas na narrativa. Para suporte teórico utilizamos Fiorin (2004), Barros (2005) e Greimas (2008) para tratar de questões relacionadas aos apontamentos relacionados a semiótica, Bakthin apud Brait (2006) para entendermos a intertextualidade presente além de outros autores que foram valorosos para estabelecermos e crítica sobre a questão de gênero no Brasil, através da nos meios de comunicação de massa. Nos valemos da mídia de massa, recortes de notícias geradas pelos grandes meios no Brasil e no mundo, para entendermos a repercussão de Bluesman em premiações internacionais além do papel político estabelecido pelos autores do filme sobre a questão racial no Brasil.TCC Brasil e a Covid-19 pelo The Guardian(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-02) Araujo, Leticia Maria de Almeida.; Muneiro, Lilian Carla; Barcelos, Janaina Dias; Pereira, CledivâniaEste trabalho tem como objetivo entender como o jornal inglês The Guardian, um dos principais veículos do Reino Unido, representa a pandemia da Covid-19 no Brasil. O surto do coronavírus é um fenômeno de escala global que continua a assolar países ao redor do planeta, e mais do que nunca fica claro que apenas uma colaboração internacional pode resolver a situação. O Brasil, considerado um dos países com a pior resposta à crise, corria o risco de ficar isolado no cenário mundial, logo, é importante entender qual a imagem que se cria do país estudando a imprensa estrangeira. Assim, propõe-se uma análise de doze matérias produzidas entre dezembro de 2020 e maio de 2021, totalizando seis meses, pelo correspondente da América Latina, Tom Phillips, utilizando a semiótica greimasiana como base. Chegou-se à conclusão de que a imagem construída do Brasil é de um país extremamente afetado pelo coronavírus que, ao tentar se recuperar, encontra dificuldades advindas do governo federal.TCC Campanha ‘Retratos da Beleza Real’ da Dove: uma análise das estratégias comunicacionais e do impacto na percepção da diversidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Albuquerque, Igor Mateus Nascimento de; Costa, José Zilmar Alves da; Arruda, Vanessa; Muneiro, Lilian CarlaO presente trabalho analisa a campanha publicitária "Retratos da Beleza Real" da Dove, com foco em suas estratégias comunicacionais para promover a diversidade e a aceitação da beleza real. O objetivo geral é investigar as estratégias comunicacionais empregadas na campanha "Retratos da Beleza Real" para promover a diversidade e a aceitação da beleza real. A metodologia adotada incluiu uma análise crítica de conteúdo e semiótica das peças publicitárias da campanha, considerando aspectos como linguagem, representações visuais e impacto sociocultural. Os principais resultados indicam que a campanha utiliza representações diversas de corpos e belezas, aliadas a um discurso emocional, para criar identificação com o público e reforçar valores de autenticidade. Conclui-se que a abordagem inovadora da Dove não apenas desafia os estereótipos de beleza predominantes, mas também promove um diálogo significativo sobre autoestima e inclusão.TCC Código e artefato: uma abordagem semiótica do design(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-04) Sousa, Gustavo Augusto Lima de; Bastos, Helena Rugai; Bastos, Helena Rugai; Bessa, Olavo Fontes Magalhães; Muneiro, Lilian CarlaEsta monografia parte do pressuposto de que o Design é uma linguagem e, como tal, manifesta-se por meio de mensagens significativas, construídas por um designer dotado de certos saberes, inserido num determinado contexto e circunstância, e que busca ser compreendido pelo seu enunciatário, também submetido às influências de um contexto e circunstância. A partir dessa premissa, o presente trabalho objetiva investigar como os artefatos, compreendidos como mensagens, são formados pela linguagem do Design e, logo, como seus significados são construídos. Ao fim desse estudo, propôs-se a esquematização dessa construção, por meio de um modelo elementar de produção sígnica da atividade do designer. Para atingir os objetivos citados, a Semiótica, área por excelência de estudo das diversas formas de manifestação de linguagens, foi eleita como a principal coadjutora nessa investigação reflexiva sobre o fazer do designer. Da grande extensão do campo semiótico, este estudo concentra-se nos trabalhos dos semioticistas Roland Barthes (2009; 2012; 2013) e Umberto Eco (1981; 2004; 2014; 2016) e suas inquirições acerca da construção do sentido de objetos culturais. Assim, um dos principais recursos metodológicos desta monografia foi a revisão bibliográfica das obras pertinentes ao assunto dos autores citados, com a subsequente enumeração de uma série de conceitos semióticos operacionais, tal como são compreendidos dentro da Semiótica, para sua posterior verificação de possibilidades e limitações de aplicação ao campo do Design. Em seguida, a eficácia do uso desses conceitos em Design foi testada por meio da análise de três artefatos provenientes de sistemas de objetos diferentes, a saber: The Well-Tempered Chair (1986), do designer Ron Arad (1951 –); o automóvel Fiat Toro® 2017, produzido pelo Grupo Fiat; e o frasco de perfume Araucária, produzido pelo grupo L’Occitane au Brésil®. Após as análises, confirmaram-se o poder comunicativo dos artefatos, a possibilidade do desenvolvimento de uma retórica própria da linguagem do Design e a importância do manejo de códigos culturais, inseparáveis de determinados contextos e circunstâncias, na construção e interpretação das mensagens. Por fim, com base na discussão dos pressupostos teóricos e nos resultados das análises realizadas, um modelo de produção sígnica foi proposto na tentativa de descrever o processo de estruturação das mensagens no Design. O modelo ressalta a importância dos códigos culturais, a consideração dos contextos e circunstâncias, a interdisciplinaridade, as limitações e as opções criativas do designer, bem como o trabalho de agentes externos ao processo de concepção propriamente dito, como a publicidade e o marketing. Com a proposição desse modelo, a monografia busca servir de contribuição para uma reflexão sobre a atividade dos designers, de um ponto de vista dos seus aspectos comunicacionais sintático-semânticos.TCC Como as ruas se comunicam: publicidade vernacular na cidade de Currais Novos - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Brito, Maria Luísa Lacerda; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; http://lattes.cnpq.br/1302903508054167; Muneiro, Lilian Carla; http://lattes.cnpq.br/8311890222500377; Cavalcanti, Gêsa Karla Maia; http://lattes.cnpq.br/6487443925928160O presente artigo visa averiguar o impacto visual/cultural e a eficácia comunicacional que a publicidade vernacular tem na cidade de Currais Novos - RN. Um território onde a comunicação tem um simbolismo histórico em muitas vertentes. Essa forma de publicidade se destaca com uma relevância particular dentro das interações urbanas. Mesmo em um contexto onde a população reconhece e valoriza outras formas de comunicar e fazer propaganda, a publicidade vernacular é vista como criativa, eficaz e duradoura comparada a outros tipos de publicidades que são notadas dentro do comércio de itens e serviços. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevista estruturada com artistas visuais que tem a pintura publicitária como ofício e um levantamento de imagens cedidas por profissionais da fotografia e também de imagens feitas de trabalhos realizados pelos próprios entrevistados, trazendo resultados que dão ênfase a essa valoração cultural e como esse serviço é uma forma viável publicidade.TCC Comunicação e publicidade no luxo: exponibilidade e estratégias comunicativas da Louis Vuitton(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Andrade, Caio Washington Lima; Muneiro, Lilian Carla; http://lattes.cnpq.br/4505788164635396O mercado de luxo se transforma diante das mudanças no cenário global contemporâneo, demandando das marcas estratégias eficazes de comunicação para manter sua imagem de exclusividade e prestígio. Nesse sentido, este artigo analisa como a Louis Vuitton (LV), ao expandir sua presença em diversos meios, utiliza a publicidade para manter uma narrativa coesa e sofisticada, reforçando sua imagem de luxo e tradição junto a um público mais amplo. Para tanto, este estudo se ancora em uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, baseada em revisão bibliográfica sobre luxo, consumo e comunicação. Analisamos presença digital e conteúdos do perfil da marca no Instagram, como recortes de campanhas publicitárias, além de colaborações artísticas em suas coleções, o uso do Capitalismo Artista em diferentes formas de publicidade, experiências em seus espaços físicos e participação em eventos midiáticos globais. Os resultados desta pesquisa demonstram como a Vuitton se adapta às novas tecnologias e ao comportamento do consumidor, mantendo a essência da comunicação do luxo. Diante disso, conclui-se que a Maison se consolida como referência em comunicação no mercado de luxo, demonstrando a integração de diferentes plataformas para construir uma narrativa coesa, sofisticada e desejável.TCC Comunicação inteligente: um estudo de caso do planejamento estratégico de comunicação do Museu Câmara Cascudo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-08) Gomes, Nathália de Souza; Barcelos, Janaina Dias; http://lattes.cnpq.br/9206365815349191; http://lattes.cnpq.br/9660899248272558; Maia, Iano Flávio de Souza; http://lattes.cnpq.br/3246749928220138; Muneiro, Lilian Carla; http://lattes.cnpq.br/8311890222500377O Museu Câmara Cascudo é a maior instituição do ramo no estado do Rio Grande do Norte e, a fim de consolidar a imagem institucional e melhorar a divulgação do que é produzido dentro do Museu para a comunidade, a equipe de Comunicação da instituição elaborou um Planejamento Estratégico de Comunicação Organizacional e um Plano de Comunicação. O objetivo deste trabalho é estudar a forma de elaboração dos planos, bem como checar a rela-ção entre teoria e prática a partir dos direcionamentos de Kunsch (2003). Os conceitos utili-zados abordam temas como assessoria de comunicação, comunicação organizacional, estudo de caso e planejamento estratégico. Analisamos os dados coletados a partir de formulários que diagnosticaram as forças e as fraquezas do Museu com o intuito de observar se as ações propostas pelos planos serão eficazes para solucionar os problemas da comunicação. Os re-sultados e as análises a partir da proposta do plano de comunicação entregam uma perspec-tiva positiva a partir da aprovação e implantação do Plano de Comunicação.TCC Dinâmicas de influência e participação: uma análise da comunidade de Skin Care no TikTok(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Santos, Milena Maria Silva dos; Bezerra, Josenildo Soares; http://lattes.cnpq.br/7545313769564780; Carvalho, Breno da Silva; Muneiro, Lilian CarlaEste estudo investiga a influência dos criadores de conteúdo sobre cuidados com a pele no TikTok, focando nas interações entre influenciadores e seguidores e o impacto dessas interações na percepção das marcas de cuidados com a pele. Utilizando a metodologia de Etnografia em Mídias Sociais (Zanini, 2016), a pesquisa adota uma abordagem exploratória para analisar como o conteúdo relacionado a cuidados com a pele no TikTok molda o comportamento de consumo dos usuários. Através da análise de conteúdo e interação em vídeo de três vídeos sobre skin care destacados entre 2021 e 2023, a pesquisa revela que os comentários nos vídeos criam espaços para troca de experiências, influenciando a percepção e o consumo de produtos de cuidados com a pele. Conclui-se que os influenciadores de skin care no TikTok exercem um impacto significativo sobre as práticas de consumo e a percepção das marcas, promovendo um ambiente que influencia decisões de compra, o que destaca a importância das comunidades do TikTok como espaços influentes no mercado de skincare.Tese O dispositivo de vigilância algorítmica: algoritmos rastreadores, smartphones e coleta de dados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Xavier, Maria Rita Pereira; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; ; http://lattes.cnpq.br/2651505894469251; Silva, Josimey Costa da; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; Muneiro, Lilian Carla; ; http://lattes.cnpq.br/8311890222500377; Medeiros, Lucas Fortunato Rego de; ; http://lattes.cnpq.br/5873773076234008; Klein, Eloisa Joseane da Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/4478473359082044; Neves, Thiago Tavares das; ; http://lattes.cnpq.br/9277003862730668O objetivo desta pesquisa de doutorado é analisar o uso de algoritmos rastreadores através de smartphones como uma forma corporativa/empresarial de vigilância. A proposta é se utilizar do conceito de dispositivo (FOUCAULT, 1996; 2008b; 2014; 2018; DELEUZE, 1996; AGAMBEN, 2009) para explicitar como se dá a formação e atuação de um “dispositivo de vigilância algorítmica”. O entendimento é o de que o capitalismo prepararia o terreno para a modulação de subjetividades específicas através da praticidade e do entretenimento proporcionado pelos aparatos tecnológicos, que estariam inseridos em um dispositivo mais abrangente de uma vigilância. O papel do smartphone seria o de abrir caminho para a anuência da entrega de dados apoiada tanto na cooperação voluntária dos usuários quanto no uso de algoritmos rastreadores de dados numa prática conhecida como tracking. A pesquisa bibliográfica é a principal metodologia empregada, as categorias de pesquisa são baseadas no conceito de dispositivo foucaultiano, de forma que esse conceito é utilizado como o próprio método para a delimitação dos componentes do dispositivo algorítmico; consequentemente, este autor é a principal referência teórica utilizada (Foucault, 1996; 2008b; 2014; 2018). Todavia, a perspectiva teórica de Bruno (2013); Bauman e Lyon (2013); Lazzarato (2014; 2006); e Deleuze (1988; 2000) também se fazem amplamente presente. O argumento deste trabalho é o de que a sociedade disciplinar foucaultiana não foi de todo substituída pela sociedade de controle, muito menos seus dispositivos de vigilância foram extintos, mas sim que esses dispositivos assumiram novas formas através do amplo espectro de modulação adquirido pelos aparatos tecnológicos comunicacionais.TCC Doce ascensão: o relacionamento como estratégia de sobrevivência e crescimento de docerias natalenses na pandemia da Covid-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Silva, Tarsila Gomes de Miranda e; Muneiro, Lilian Carla; Bezerra , Josenildo Soares; Santos, Rodrigo ParronCom a evolução da internet e suas infinitas possibilidades de alcance, empreender, hoje, é uma questão de busca por informações e colocação delas em prática no dia-a-dia. As redes sociais criam condições de desenvolver perfis comerciais e fortalecê-los através de uma construção coerente de conteúdo e principalmente relacionamento com o público. Durante a pandemia da Covid-19 que teve início no ano de 2020, diversos comércios fecharam e empresas faliram. Aquelas que souberam atuar com o auxílio da comunicação e da aproximação com seu público, além de não sentirem impactos negativos, encontraram oportunidades de crescimento. Neste âmbito, o marketing de relacionamento tem papel fundamental, por permitir que as empresas possam suprir parte das carências emocionais criadas pela própria pandemia - sobretudo as confeitarias, com o seu doce amparo. Os principais autores que deram suporte referencial teórico a este trabalho foram Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, com grandes contribuições da obra Marketing 4.0 (2017).Tese Eco Praça, um bolsão estético na cidade: ensaios sobre subjetividade e política(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-18) Maia, Francisco Jadson Silva; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; ; http://lattes.cnpq.br/0792093393169076; França, Fagner Torres de; ; Jacob, Michelle Cristine Medeiros; ; Muneiro, Lilian Carla; ; Cardoso, Ana Tázia Patrício de Melo; ; Cunha, Carlos Henrique Pessoa;O movimento-projeto cultural Eco Praça surgiu em Natal-RN em 2013, ano marcado por protestos de rua no Brasil. Em mais de sete anos de edições, o Eco Praça se estabelece como um acontecimento político através de sua iniciativa de ocupação do espaço público com atividades ecológicas, artísticas, educacionais e microeconômicas. É a partir dele que passa a ser possível uma nova subjetividade urbana, de cunho coletivo e ético, na capital potiguar. Por um lado, o presente estudo, em forma de ensaios, compreende os instantes em que surgem novos modos de existência a partir de seu bolsão estético e, por outro, a tensão deles diante da atual política de controle do sensível, responsável por fixar figuras subjetivas capitalísticas na cidade. Assim, a permanência das pessoas na praça depende mais das intensidades puras e dos afetos do que do nível do discurso ou da cognição. Com efeito, a partir do caminho aberto por Guattari, solo ou em colaboração com Deleuze, quanto à heterogênese da produção de subjetividade e o paradigma ético-estético, elabora-se as considerações sobre a relação contínua entre subjetividade, política e cidade. Essas mesmas preocupações, a cerca das políticas de subjetivação contemporâneas, encontram reverberação nos estudos de Sennett, Rolnik, Lapoujade e Lazzarato.TCC Ei, Psiu! Vem cá!: estratégia de comunicação contra a sífilis no Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-27) Bezerra, João Victor Ribeiro; Muneiro, Lilian Carla; Bezerra, Josenildo Soares; Condorelli, AntoninoO Brasil enfrenta uma epidemia de sífilis reconhecida oficialmente pelo Ministério da Saúde em 2016, e os altos índices da infecção principalmente em países de renda média como o nosso, preocupam a sociedade, especialistas e estudiosos na área da saúde. Para conter esses números crescentes, o Projeto “Sífilis Não” atua em diversas frentes estratégicas para fortalecer a rede de resposta rápida à sífilis. A comunicação, através de uma campanha de abrangência nacional, se prospecta a atingir diversos públicos-chave, como gestantes, LGBTQI+1, população sexualmente ativa, pessoas em situação de rua a população em privação de liberdade. As ações voltadas para mulheres em privação de liberdade, público-chave desse trabalho, serão abordadas nesta monografia como objeto de análise, para compreender o contexto de prevenção dessa parcela da sociedade que é bastante desassistida para então, oferecer uma estratégia de comunicação que dialogue com a conscientização e a prevenção delas, como o stickers.TCC Entre Portugal e Brasil na pandemia de Covid-19: uma análise comparativa dos vídeos publicitários dos governos de Brasil e Portugal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-09) Diniz, Pedro Felipe Toscano; Muneiro, Lilian Carla; http://lattes.cnpq.br/8311890222500377; http://lattes.cnpq.br/5927932523098420; Bezerra, Josenildo; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Badiali, Michelle; http://lattes.cnpq.br/3500377017674415A pandemia de covid-19 deixou em evidência a importância de estratégias de comunicação eficientes na área da saúde. Neste sentido, o presente foi estruturado a parti da conjunção de dois métodos: o comparativo e a semiótica discursiva embasada em Algirdas Greimas, para realizar um estudo comparativo das estratégias comunicacionais dos governos do Brasil e Portugal, aplicadas nos vídeos publicizados desde o surgimento do novocoronavírus até o começo da campanha de vacinação. Os vídeos publicitários, enquanto corpus do trabalho, foram escolhidos com o objetivo de serem analisados através da sua capacidade persuasiva, na tentativa de convencer a população a adotar as medidas necessárias para conter a propagação do vírus SarsCov-2 e conter a crise provocada pela a pandemia de covid-19. O resulto da pesquisa permitiu identificar e comparar ethos de cada governo a partir da imagem nos construídas vídeos publicados durante a pandemia de covid-19.TCC Espetacularização da Amazônia e projeção de sentido em Isabelle Nogueira no Big Brother Brasil 24(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Morais, Jônatas Oliveira de; França, Leticia Carolina Oliveira de; Muneiro, Lilian Carla; Silva Junior, Antonio Amaro da; Bezerra, Josenildo SoaresAo longo dos anos, o Big Brother Brasil tem apresentado aos seus espectadores variados personagens que carregam consigo sociabilidades, histórias e textos culturais. O presente artigo investigou a publicização de um destes personagens, trazendo como corpus Isabelle Nogueira e a cultura a qual ela representou dentro da 24ª edição deste reality show. Isabelle faz parte do Festival Folclórico de Parintins, que acontece na cidade de Parintins, no estado do Amazonas, e que remonta à tradição do boi-bumbá, sendo conhecida na região amazônica pelo título de Cunhã-Poranga do boi Garantido, uma das agremiações que concorre neste Festival. Ao entrar no reality show de maior audiência nacional em 2024, a Cunhã teve sua imagem e cultura modeladas e traduzidas dentro da narrativa midiática. Isabelle representa não apenas o estado do Amazonas, mas também a Amazônia dentro do âmbito televisivo, um texto cultural de suma importância não apenas ambiental, com sua diversidade de fauna e flora, mas também de manifestações culturais, como é o caso do Festival de Parintins. Utilizou-se para este trabalho a pesquisa bibliográfica de Gil (2002) e, em menor escala, a semiótica da cultura de Lotman (1996) como metodologia de pesquisa. Como aporte teórico, recorreu-se aos conceitos de espetacularização de Guy Debord (1997) e Mario Vargas Llosa (2013); cultura de Raymond Williams (2005); reality TV de Débora Cristina Rocha (2020); domesticação de Lima e Silva Júnior (2013); entre outros conceitos. Em nossa pesquisa, evidenciamos que a publicização de Isabelle Nogueira no BBB 24 contribuiu para o esvaziamento de significados históricos e sociais das expressões culturais amazônicas, restringindo-as a elementos visuais e simbólicos ajustados às exigências do espetáculo midiático.TCC A estética do liso e a publicidade que mais agrada(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-06) Silva, Aryson Aryson Ribeiro da; Muneiro, Lilian Carla; Bezerra, Josenildo Soares; Nobre, Luiz Fernando Dal PianEste trabalho apresenta a estética do “Liso ou Polido” como uma das características da publicidade contemporânea. Nesta perspectiva tudo o que é poroso e explicita negatividade não merece ser figurativizado e propalado. Nos valemos da obra A Salvação do Belo escrita por Byung-Chul Han, um dos pensadores mais aclamados da atualidade como referência basilar. Ancorados no autor, selecionamos corpus em que investigamos a relação da referida estética com as linguagens adotadas nas peças, corpos propalados e 'digitalização da beleza'. Utilizamos como metodologias a pesquisa bibliográfica e também a semiótica por verificar projeções de sentido nas mensagens auxiliando nas estratégias a serem adotadas, sob o ponto de vista empresarial. Identificamos que o Banco Itaú, maior banco privado do Brasil, apresenta características da estética do "Liso" em sua publicidade, bem como a Apple.
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