Navegando por Autor "Nóbrega, Kaline Ferreira"
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Dissertação Tabela Periódica Inteligente: desenvolvimento de uma ferramenta interativa como recurso educacional para o Ensino de Química(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-27) Nóbrega, Kaline Ferreira; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; https://orcid.org/0000-0003-2811-8433; http://lattes.cnpq.br/5600786330033497; http://lattes.cnpq.br/9371346630808356; Façanha, Alessandro Augusto de Barros; Pereira, Franklin Kaic DutraAs inovações tecnológicas têm contribuído significativamente para a educação, aprimorando tanto o ensino quanto a aprendizagem por meio do uso de tecnologias interativas. Essas ferramentas incentivam os professores a explorarem metodologias alternativas, visando aumentar a eficácia do processo pedagógico, notadamente no que se refere ao conteúdo da tabela periódica e de suas propriedades. No ensino deste tema, desafios como a dificuldade na abstração dos conceitos, a memorização mecânica e a escassez de recursos didáticos têm sido apontados, segundo pesquisas bibliográficas, como fatores que dificultam a assimilação desse conteúdo pelos estudantes. Utilizando os preceitos da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, buscou-se elaborar um perfil conceitual dos estudantes antes e após a utilização da Tabela Periódica Inteligente (TPI) para assim aferir se a proposta pedagógica utilizando o recurso educacional interativo auxiliou na assimilação dos conceitos relativos às propriedades periódicas estudadas. A proposta foi aplicada em uma turma de 1º ano do ensino médio, composta por 17 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João XXIII, em Cabedelo/PB. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e tem como objetivo analisar a influência da Tabela Periódica Inteligente no desenvolvimento da aprendizagem sobre as propriedades periódicas. Sob mediação do professor-pesquisador, os alunos foram instruídos sobre como integrar perguntas, desenvolvidas por eles sobre periodicidade, a TPI. O produto educacional possibilita uma exploração dinâmica das propriedades periódicas, utilizando luzes de Led e conectividade Bluetooth para criar uma experiência de aprendizado mais interativa e visual. Para levantamento dos dados, foram utilizados dois questionários: o primeiro, de sondagem, aplicado antes da proposta metodológica, e o segundo, investigativo, aplicado após a proposta. Além disso, utilizou-se a observação participante. Os resultados indicaram que 64,7% dos alunos pesquisados preferem aprender por meio de atividades práticas. Isso indica uma forte inclinação para abordagens hands-on. A aplicação da TPI demonstrou um impacto positivo na assimilação das propriedades periódicas, ampliando o conhecimento dos alunos sobre a organização da Tabela Periódica e de suas propriedades. Antes da intervenção, 100% dos alunos não apresentaram conhecimento sobre propriedades periódicas ou periodicidade, enquanto, após o uso da ferramenta, mais de 50% alcançaram níveis representacionais e progressivos, com 68,9% evidenciando avanços no entendimento do raio atômico, além de melhorias significativas em eletronegatividade e energia de ionização. Além disso, 25% dos discentes progrediram na compreensão da afinidade eletrônica, comprovando o potencial da TPI para reduzir lacunas conceituais e estimular o engajamento no ensino de Química.