Navegando por Autor "Nóbrega, Lizete Barbosa da"
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TCC Da ascensão à queda: análise do relacionamento dos torcedores do América com o clube(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-28) Macêdo, Vinícius Marques de; Chacel, Marcela Costa da Cunha; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Nóbrega, Lizete Barbosa daNo ano 2016 o América Futebol Clube (RN), tradicional time de futebol do Nordeste brasileiro, com participações na primeira divisão e campeão da Copa do Nordeste (1998), acabou rebaixado para a quarta divisão do Campeonato Brasileiro de futebol, instaurando uma longa crise de resultados sem precedentes na história do clube na principal competição de futebol do nacional. No primeiro momento, realizamos uma breve contextualização sobre o futebol no Brasil e a relação da torcida com o esporte. Em seguida, contamos a história do América de Natal, como o América Futebol Clube é conhecido, apontando suas principais vitórias e o momento de decadência no qual o time se encontra. Depois de tudo isso, realizamos um estudo exploratório e qualitativo através da aplicação de entrevistas em profundidade com torcedores do América de Natal com o objetivo de identificar se esta crise de resultados provocou alterações no relacionamento da torcida com o clube. Ao final, percebemos que mesmo diante de tantos fracassos e decepções por parte da torcida, o amor pelo América permanece por parte dos torcedores selecionados para a realização da pesquisa.Dissertação O fact-checking no combate à desinformação: um estudo de caso da Agência Lupa e suas estratégias para a retomada da verdade factual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-24) Nóbrega, Lizete Barbosa da; Costa, Luciana Miranda; Condorelli, Antonino; 01409404480; http://lattes.cnpq.br/7381373923585208; Leal, Leila Salim; Pereira, Livia Cirne de AzevedoO fact-checking vem despontando como uma prática jornalística emergente no cenário de desinformação. A desordem informacional atual é favorecida por inúmeros fatores, como a intensa midiatização na sociedade e a função ativa do usuário que também se coloca como um polo emissor e suas implicações, mas principalmente pela ascensão de um capitalismo de plataformas e o modelo de negócios imposto pelas plataformas digitais. Além disso, soma-se ao cenário o declínio do jornalismo, tanto pela mudança do ambiente, como pela crescente descredibilização da instituição. Buscamos, nesta dissertação, entender como o fact-checking se insere no contexto construído pelo capitalismo de plataformas e pela desordem informacional e, mais especificamente, analisar como a Agência Lupa busca combater a desinformação por meio da checagem de fatos. Nosso principal objetivo com o estudo de caso é verificar como a Agência Lupa atua no combate à desinformação a partir da análise da prática de fact-checking e da produção de diferentes projetos e formatos realizados no ano de 2020 a fim de tecer reflexões gerais sobre as potencialidades e os limites da própria prática da checagem de fatos em busca do fortalecimento da verdade factual. Para isso, partimos de uma triangulação de métodos e nos baseamos em autores com diferentes perspectivas (como Graves, Amazeen, Dobbs, Uscinski, Butler, Albuquerque e Lelo) a fim de construir uma ampla visão sobre o objeto. Destacamos, por fim, a importância de esforços como a verificação de fatos para se colocar como um contraponto à desinformação e para valorizar algumas práticas jornalísticas. No entanto, reforçamos as limitações estruturais dessa produção e apontamos para a instrumentalização do formato pelas plataformas digitais.