Navegando por Autor "Nascimento, Anália Andréia de Araújo"
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Dissertação Construção e validação de tecnologia educacional para formação de enfermeiros do transplante de células-tronco hematopoéticas sobre o Programa Paciente Experto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Nascimento, Anália Andréia de Araújo; Azevedo, Isabelle Campos de; http://orcid.org/0000-0001-5322-7987; http://lattes.cnpq.br/0677259394113490; http://lattes.cnpq.br/4536310270355280; Santos, Viviane Euzébia Pereira; http://lattes.cnpq.br/5808110442588994; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; Ferreira Júnior, Marcos AntônioAs tecnologias educacionais (TE) são instrumentos facilitadores no processo educacional de pacientes crônicos como os transplantados de células-tronco hematopoéticas e seus familiares. Portanto, se faz necessário incorporar novas TE nas estratégias de ensino aos Enfermeiros com vistas a instrumentaliza-lo com conhecimentos e habilidades para o ensino ao paciente quanto ao manejo adequado de sua condição de saúde, para que possam assumir um papel ativo e de liderança mediante a gestão compartilhada e colaborativa com os profissionais relacionados a sua condição de saúde. Nessa perspectiva, o presente estudo objetivou desenvolver uma tecnologia educacional para a formação de enfermeiros do transplante de células-tronco hematopoéticas sobre o Programa Paciente Experto. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem mista, realizado no ano de 2022, pautado na psicometria de Pasquali, organizado em três procedimentos: teóricos, para o qual se realizou um grupo focal com sete Enfermeiras que atuam no setor de Transplante de Medula Óssea de um hospital de referência, além de uma revisão de escopo sobre os conteúdos abordados nas orientações para o ensino do autocuidado no contexto do pós-transplante de células-tronco hematopoéticas; procedimentos empíricos para construção da TE embasado no modelo Instructional System Design (ISD), conhecido pelo acrônimo ADDIE: analysis (análise), design (desenho), development (desenvolvimento), implementation (implementação) e evaluation (avaliação), além do apoio de ferramentas gratuitas e disponíveis na internet; validação do conteúdo e aparência por meio da técnica Delphi e dos critérios do Suitability Assessment of Materials (SAM), em duas rodadas, com a colaboração de 18 juízes na primeira rodada e 11 juízes na segunda, todos com vivência área em questão; e procedimentos analíticos, destinado à análise dos dados com cálculo do Coeficiente de Validação de Conteúdo. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, sob Certificado de Apreciação Ética nº 55774621.5.0000.5537 e encontra-se alinhado ao projeto intitulado “Enfermagem na atenção à saúde: contribuições da prática avançada e do programa paciente experto para o empoderamento do usuário” aprovado no Edital nº47/2017 CAPES/PRINT. O grupo focal foi realizado em 20 minutos, quando foi alcançada a saturação das respostas, e as enfermeiras abordaram alguns dos conteúdos necessários para as orientações de alta, as principais queixas do paciente no retorno ao ambulatório, os motivos para a procura da atenção básica e urgência e emergência pelo paciente. Com os dados do grupo focal e da revisão de escopo construiu-se a TE, um curso no Google Classroom, o qual foi submetido à apreciação dos juízes para validação. Na rodada Delphi I atingiu-se 0,81 no coeficiente de validade de conteúdo geral, já na validação de aparência, para os critérios do SAM, obteve-se índice de 0,80. Após ajustes propostos pelos juízes, na rodada Delphi II os índices de validação de conteúdo alcançaram um total de 0,87 e de aparência igual a 0,88. Assim, a TE foi considerada válida em seu conteúdo e aparência. Espera-se que a TE “Paciente experto: curso para formação de enfermeiros que atuam em serviços de transplante de células-tronco hematopoéticas”, se torne um instrumento de construção e consolidação do saber e que os enfermeiros possam reconhecer e capacitar futuros Pacientes Expertos. E servi para formação de enfermeiros em outros espaços e contextos.TCC O processo de trabalho da equipe de enfermagem no posto de coleta de leite humano: possibilidades e desafios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Nascimento, Anália Andréia de Araújo; Santiago, Janmilli da Costa Dantas; Medeiros, Lays Pinheiro de; Souza, Francisca Marta Costa LimaObjetivo: Compreender o processo de trabalho da equipe do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH). Método: Trata-se de um estudo observacional, descritivo com abordagem qualitativa, realizado com a equipe do PCLH de um hospital universitário. Os dados produzidos a partir das observações foram analisados e agrupados em categorias e discutidos com os referenciais teóricos. Resultados: Emergiram duas categorias: Potencialidades no processo de trabalho do PCLH que foi desdobrada nas subcategorias: atividades assistenciais, atividades gerenciais e atividades educativas; e Fragilidades no processo de trabalho do PCLH. Conclusão: A compreensão do processo de trabalho da equipe estudada permitiu-nos entender a importância que o PCLH apresenta a nível estadual no que se refere ao desenvolvimento de diversas práticas de promoção e proteção ao aleitamento materno, a partir de um processo de trabalho pautado no planejamento, na organização, no embasamento científico e norteado pelas Normas Regulamentadoras. Entretanto as fragilidades identificadas precisam de atenção e resolutividade pelo impacto positivo que o aleitamento apresenta na vida dos recém-nascidos.