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Navegando por Autor "Nascimento, Ana Carla Macedo do"

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    Dissertação
    Análise da agenda da comissão intergestores bipartite no Rio Grande do Norte frente a gestão da educação na saúde (2018-2021)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Nascimento, Ana Carla Macedo do; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; http://lattes.cnpq.br/8981635825961155; Leite, Maria Jalila Vieira de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3960626240467102; Costa, Mateus Estevam Medeiros
    A Educação Permanente em Saúde desempenha um papel crucial em prol do reconhecimento e construção de respostas às necessidades e demandas da população. Assim, objetivou-se discutir a contribuição da Comissão Intergestores Bipartite do Rio Grande do Norte(CIB/RN) para a implementação da Política de Educação Permanente em Saúde. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório por meio da análise documental de atas e deliberações da CIB/RN. Para isso foram utilizados como referências analíticas a agenda do Ministério da Saúde, portarias e documentos produzidos sobre a Educação Permanente em Saúde(EPS) na CIB/RN. Os dados captados nos documentos foram organizados em planilha de Excel®, versão 2008, permitindo a identificação de temas discutidos e deliberados na comissão no período de 2018 a 2021. A observação da planilha e, consequente à análise, permitiu identificar semelhança de conteúdo e, por conseguinte, mapear categorias de análise. Pela análise de conteúdo identificou-se a agenda de discussões da CIB/RN, enquanto ao objeto da saúde, planejamento, projetos de investimento, gestão da educação em saúde e as ações de educação permanente. Houve uma prevalência nas deliberações de temas relacionados à infraestrutura e construção para a saúde, sendo que nas atas predominou o tema da qualificação e capacitação dos trabalhadores, gestores, e representantes do controle social, além de normativas para o desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde (PEPS) no estado. A CIB/RN tem atuad o na formulação de políticas públicas consistindo em espaço decisório de temas estratégicos para a política de educação permanente em saúde, ao dialogar com a agenda do Ministério da Saúde, portarias e documentos produzidos sobre a EPS, de modo a promover a saúde da população consonante aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
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    TCC
    Competências socioemocionais na formação técnica e superior da saúde: uma revisão integrativa de literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-21) Pereira, Yago Jefferson Bezerra; Machado, Flávia Christiane de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; https://orcid.org/0009-0004-6204-0304; http://lattes.cnpq.br/4297258320827773; Mendes, Tatiana de Medeiros Carvalho; http://lattes.cnpq.br/7719428465169122; Nascimento, Ana Carla Macedo do; http://lattes.cnpq.br/8981635825961155
    As competências socioemocionais são cada vez mais requeridas ao processo construtivo do profissional, possibilitando que o seu saber, fazer, ser e conviver, estejam alinhados às necessidades do mercado e da sociedade. Assim, este estudo tem por objetivo identificar o panorama geral das competências socioemocionais no ensino superior e/ou técnico do Brasil. Para tanto, configura-se em uma revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados LILACS E SCIELO Brasil, no período de setembro de 2023 à maio de 2024. A seleção das referências incluídas foi subsidiada pelo checklist PRISMA. A estratégia de busca “Competências socioemocionais” foi aplicada em ambas as bases, possibilitando a seleção de oito referências para extração de dados após aplicação dos filtros. Esses estudos permitiram identificar que: as competências socioemocionais têm sido parcamente trabalhadas no processo formativo das instituições de ensino superior e técnico; essas competências influenciam no desenvolvimento da personalidade no processo de ensino-aprendizagem, assim como, as universidades devem alinhar os projetos pedagógicos para contemplar essas competências, repensar estratégias pedagógicas, viabilizar atividades de educação permanente aos docentes e disseminar projetos de apoio aos estudantes que enfatizem tais competências, que são essenciais ao indivíduo no contexto laboral e pessoal. As estratégias de coping, as soft skills e as competências socioemocionais são trabalhadas e desenvolvidas durante o período de ensino infantil, fundamental e médio, entretanto, no ensino superior essas habilidades não apresentam uma continuidade. Assim, percebe-se um amplo cenário de estudos a serem desenvolvidos no tocante às competências socioemocionais no ensino técnico e superior.
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