Navegando por Autor "Nascimento, Anna Karla Silva do"
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Tese Um estudo histórico acerca de métodos de resolução de equações diferenciais: método das separáveis e método das lineares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-03) Nascimento, Anna Karla Silva do; Mendes, Iran Abreu; https://orcid.org/0000-0002-5036-8765; http://lattes.cnpq.br/1354334181468522; Morey, Bernadete Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Sousa, Giselle Costa de; Moura, Roseli Alves deEste trabalho doutoral tem como objeto de pesquisa uma busca pelo desenvolvimento dos métodos de resolução de Equações Diferenciais, propostos por Gottfried Wilhelm Von Leibniz (1646 –1716), Christiaan Huygens (1629-1695), Jakob Bernoulli (1655- 1705) e Johann Bernoulli (1667-1748), em meio às correspondências trocadas por esses estudiosos e/ou em suas publicações nas Actas Eruditorum, na última década do século XVII. Desse modo, procura responder à questão: Quais foram os métodos de resolução de Equações Diferenciais desenvolvidos por Huygens, Leibniz e os irmãos Bernoulli para solucionar problemas que provocaram o desenvolvimento de estudos das matemáticas, posteriormente? Diante dessa indagação, tem-se como objetivos analisar problemas que formaram a constituição de modelos e soluções para Equações Diferenciais, como um conhecimento matemático do campo do Cálculo Diferencial, de modo a identificar e explicar suas potencialidades conceituais e didáticas para o ensino desse assunto no curso de Matemática da atualidade. Para esse propósito, utilizamos a abordagem metodológica qualitativa, com o recurso da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016), para investigar informações de fontes primárias exploradas no decorrer do texto, além de tecer comentários sobre o contexto histórico do século XVII. Nesse caminho, apontamos estudiosos responsáveis por tais trabalhos no período histórico examinado, com suas respectivas problemáticas. Finalizamos com algumas sugestões e encaminhamentos que podem ser explorados em sala de aula durante a disciplina de Equações Diferenciais (ou nomenclaturas que abordem o assunto) e/ou em História da Matemática. Com isso, defendemos a tese de que essa análise histórica e sociocultural das Equações Diferenciais e seus métodos de resolução pode oferecer insights sobre o desenvolvimento da Matemática e suas aplicações práticas. Bem como que a observação de padrões pode ser utilizada no ensino de Equações Diferenciais, promovendo o entendimento histórico e o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem mais eficazes. Concluímos que esta pesquisa pode contribuir com o ensino de Equações Diferenciais ordinárias, no que tange ao trabalho investigativo da temática.Dissertação Geometrias não-euclidianas como anomalias: implicações para o ensino de geometria e medidas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-25) Nascimento, Anna Karla Silva do; Sousa, Giselle Costa de; ; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; ; http://lattes.cnpq.br/1354334181468522; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; Silva, Josildo Jose Barbosa da; ; http://lattes.cnpq.br/4549734379245862A presente pesquisa tem como objetivo mostrar ao leitor a Geometria não-euclidiana enquanto anomalia indicando as implicações pedagógicas e em seguida propor uma sequência de atividades distribuídas em três blocos, as quais mostram a relação da geometria euclidiana com a não-euclidiana, tomando a euclidiana com referência para análise da anomalia na não-euclidiana. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na linha de pesquisa de História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências Naturais e da Matemática. Aborda aspectos relativos a Euclides de Alexandria, bem como sobre a sua obra mais famosa Os Elementos e, além disso, enfatiza o Quinto Postulado de Euclides, sobretudo às dificuldades (que perduraram vários séculos) que os matemáticos tinham em compreendê-lo. Até que, no século XVIII, três matemáticos: Lobachevsky (1793 1856), Bolyai (1775 1856) e Gauss (1777-1855) foram convencidos que tal axioma era correto e que existia uma outra geometria (anômala) tão consistente quanto a de Euclides, mas que não se enquadrava em seus parâmetros. É atribuída a esses três o advento da geometria não-euclidiana. Para o percurso metodológico são pontuadas algumas definições de caráter bibliográfico sobre as anomalias, depois elas são caracterizadas, para que a definição seja melhor compreendida pelo leitor e, em seguida,são destacadas as geometrias não-euclidianas (Geometria Hiperbólica, Geometria Esférica e a Geometria do Motorista de Táxi) confrontando-as com a euclidiana para que sejam analisadas as anomalias existentes nas geometrias não-euclidianas e observemos sua importância ao ensino. Após tal caracterização segue-se a parte empírica da proposta que consistiu na aplicação de três blocos de atividades em busca de implicações pedagógicas de anomalia. O primeiro sobre as retas paralelas, o segundo sobre o estudo dos triângulos e o terceiro sobre a menor distância entre dois pontos. Esses blocos oferecem um trabalho com elementos básicos da geometria a partir de um estudo histórico e investigativo das geometrias não-euclidianas enquanto anomalia de modo que o conceito seja compreendido juntamente com suas propriedades sem necessariamente estar vinculada a imagem dos elementos geométricos e, consequentemente, ampliando ou adaptando para outros referenciais. Por exemplo, o bloco aplicado no segundo dia de atividades proporciona que se amplie o resultado de soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer, passando a constatar que não é sempre 180° (somente quando Euclides é referência que esta conclusão pode ser tirada)