Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nascimento, Antonio Marcio do"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O ensino do atletismo nas aulas de educação física no ensino fundamental I: relatando experiências e apontando possibilidades
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-30) Nascimento, Antonio Marcio do; Santos, Antônio de Pádua dos; Santos, Antônio de Pádua dos; Domingos, Moaldecir; Luiz, Mackson
    Este relato de experiência é um trabalho final de conclusão do Curso da Graduação em Educação Física Licenciatura. Seu objetivo foi descrever a experiência do ensino do atletismo no ensino fundamental I, com o intuito de propor possibilidades do ensino desta modalidade no contexto da educação física escolar, por meio de um estilo de ensino aberto, transmitindo valores culturais e cognitivos, estimulando os alunos a analisarem e a pensarem criticamente todas as vivências passadas. A realidade das aulas educação física nas escolas brasileiras tem evidenciado que o conteúdo esporte ainda é um dos mais enfatizados tendo à mídia como uma importante difusora do esporte espetáculo a ser reproduzido pelas massas, e isso acaba confundindo a visão crítica da sociedade sobre o esporte, pois os programas esportivos de TV apresentam o esporte, na maioria das vezes, como uma prática restrita aos melhores, aos mais fortes e aos mais habilidosos. Este estudo utilizou-se da metodologia da pesquisa-ação, fundamentado sua prática na abordagem crítico emancipatória de Kunz (1994). As análises consistiram em questionamentos direcionados aos alunos em roda de conversa, sobre o nível de satisfação mediante as aulas apresentadas e em seguida questionamos os professores locais sobre seus pontos de vista a respeito das aulas, da metodologia aplicada e do estilo de ensino e através de imagens das práticas. Podemos concluir que o atletismo pode ser utilizado de forma lúdica para construir conhecimentos críticos sobre o corpo nas instâncias do saber fazer, do saber ser, do saber conhecer e do saber conviver, percebemos também por maio das imagens dos alunos que seus corpos, ao se moverem, agiam criticamente, eles aprendiam e ensinavam ao mesmo tempo com os movimentos. Em suas falas dos alunos os alunos expressaram suas satisfações sobre as atividades, seus pensamentos sobre elas, sobre o que eles já sabiam e o que eles queriam. Na fala dos professores podemos ouvir que sim é possível aliar o técnico com o lúdico e em comunicação com os alunos programar melhores aulas. Palavras-Chave: Educação Física. Esporte. Possibilidades Pedagógicas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM