Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nascimento, Emerson Felipe Cardoso do"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Analise dos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam a escolha e permanência no curso de Ciências Contábeis da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Nascimento, Emerson Felipe Cardoso do; Segantini, Giovanna Tonetto; Carvalho, Daniele da Rocha; Oliveira Sobrinho, Luiz Vieira de
    A busca da educação superior no Brasil pode representar expectativas de mobilidade social. O objetivo é: analisar os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam a escolha e permanecer no curso de contabilidade da UFRN. Aplicação do estudo teve como base os fundamentos da teoria dos dois fatores, esses fatores estão relacionados com o trabalho, mas foram adaptados ao ambiente acadêmico, a fim de capturar os determinantes da satisfação e retenção dos alunos em relação ao ensino superior. A motivação na situação escolar tem sido descrita como uma chave de aprendizagem. A população e composta de alunos do 1º ao 4º período dos dois turnos. No questionário foram discutidas as seguintes informações: sexo, idade, período de entrada na instituição e 27 questões que estão relacionadas com os fatores da doutrina de Herzberg. Os fatores motivacionais de maior importância no ingresso foram: Realização profissional, Melhoria Salarial/Ascensão Profissional, Credibilidade/Conceituação da Instituição de ensino, Mercado de trabalho com grande oferta de empregos, Preparação para concursos públicos ou outros processos seletivos e Remuneração satisfatória no desenvolvimento da profissão. Os fatores de motivação para permanecer no curso foram: Possibilidade de ser aluno da UFRN, Bons professores, aula dinâmica e sentimento de pertencer ao grupo, à família, a turma, a biblioteca e os professores. Os resultados sugerem que esses fatores motivacionais sobre os discentes são relevantes tanto para um conhecimento profundo dos estudantes para os professores como motivá-los, e para os administradores (coordenação) para melhorarem o curso com a ausência de certo fatores motivacionais de importância significativa (monitoria).
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM