Navegando por Autor "Nascimento, Emerson Felipe Cardoso do"
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TCC Analise dos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam a escolha e permanência no curso de Ciências Contábeis da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Nascimento, Emerson Felipe Cardoso do; Segantini, Giovanna Tonetto; Carvalho, Daniele da Rocha; Oliveira Sobrinho, Luiz Vieira deA busca da educação superior no Brasil pode representar expectativas de mobilidade social. O objetivo é: analisar os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam a escolha e permanecer no curso de contabilidade da UFRN. Aplicação do estudo teve como base os fundamentos da teoria dos dois fatores, esses fatores estão relacionados com o trabalho, mas foram adaptados ao ambiente acadêmico, a fim de capturar os determinantes da satisfação e retenção dos alunos em relação ao ensino superior. A motivação na situação escolar tem sido descrita como uma chave de aprendizagem. A população e composta de alunos do 1º ao 4º período dos dois turnos. No questionário foram discutidas as seguintes informações: sexo, idade, período de entrada na instituição e 27 questões que estão relacionadas com os fatores da doutrina de Herzberg. Os fatores motivacionais de maior importância no ingresso foram: Realização profissional, Melhoria Salarial/Ascensão Profissional, Credibilidade/Conceituação da Instituição de ensino, Mercado de trabalho com grande oferta de empregos, Preparação para concursos públicos ou outros processos seletivos e Remuneração satisfatória no desenvolvimento da profissão. Os fatores de motivação para permanecer no curso foram: Possibilidade de ser aluno da UFRN, Bons professores, aula dinâmica e sentimento de pertencer ao grupo, à família, a turma, a biblioteca e os professores. Os resultados sugerem que esses fatores motivacionais sobre os discentes são relevantes tanto para um conhecimento profundo dos estudantes para os professores como motivá-los, e para os administradores (coordenação) para melhorarem o curso com a ausência de certo fatores motivacionais de importância significativa (monitoria).