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Navegando por Autor "Nascimento, Gercleide Gomes da Silva Ferreira do"

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    Dissertação
    A construção autobiográfica e memorialística em oiteiro: memórias de uma sinhá-moça
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-31) Nascimento, Gercleide Gomes da Silva Ferreira do; Amorim, Marcelo da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; ; http://lattes.cnpq.br/8904611458623463; Silva, Regina Simon da; ; http://lattes.cnpq.br/5077246071578353; Cunha, Eva Carolina da; ; http://lattes.cnpq.br/3575831122455566
    Com esta pesquisa, pretende-se apresentar uma possibilidade de leitura para a narrativa Oiteiro: memórias de uma Sinhá-Moça (1958), da escritora Magdalena Antunes, situando-a no contexto da Literatura Brasileira do Rio Grande do Norte. Serão observadas aqui as relações pessoais e sociais da autora através da sua obra e os consequentes desdobramentos dentro das perspectivas de autobiografia, memórias e ficção. A intenção é apreender os aspectos autobiográficos da obra em questão que demonstrem a escrita de si, bem como os possíveis traços ficcionais ali existentes por meio das tensões surgidas na narrativa. Para tanto, contamos com as contribuições de Lejeune (2008); Amorim (2007; 2012); Walty (1985) e Iser (2002), dentre outros. Além do caráter autobiográfico, será identificado também, na obra de Magdalena Antunes, seu viés memorialístico, que desponta no livro através da ressignificação das memórias da infância e da adolescência da autora. Para tanto, serão utilizadas algumas concepções teóricas sobre memória individual e memória coletiva e as reflexões de Henri Bergson (1999) e de Le Goff (1984), em contraponto com as contribuições de Maurice Halbwachs (2006) e outros autores, no que se refere ao assunto.
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    Tese
    Representações do Brasil no livro didático de PLE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-29) Nascimento, Gercleide Gomes da Silva Ferreira do; Amorim, Marcelo da Silva; https://orcid.org/0000-0001-7352-2334; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; http://lattes.cnpq.br/8904611458623463; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; Canan, Ana Graça; Guilherme, Luiz Herculano de Sousa; Cotinguiba, Marilia Lima Pimentel; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de
    No contexto da globalização e do aumento da mobilidade internacional, a inserção de uma Língua Estrangeira (LE) ocorre de maneira bastante dinâmica, e o papel desempenhado pela cultura ganha um novo direcionamento por ser peça fundamental no processo de ensino e aprendizagem de uma LE. Nesse viés, questões relativas à interculturalidade adquirem relevância mais expressiva no século XXI. Este trabalho se insere nesse cenário, que tem como tema central representações culturais e de imagem do Brasil retratadas em três livros didáticos de Português como Língua Estrangeira (LDPLE) sob o olhar da interculturalidade. Objetivamos, nesta tese, interpretar e analisar as representações supracitadas nesses insumos, bem como observar em que medida há estereótipos no corpus selecionado – caso existam, buscamos identificar quais deles são reforçados nos materiais. O aporte teórico que embasa esta pesquisa é organizado por estudos culturais e interculturais, a saber: Bennett (2013); Kramsch (2018); Mendes (2011); Meyer (2013), dentre outros. Esta investigação se define como de natureza qualitativa, documental e de cunho interpretativo, uma vez que a perspectiva é observar, registrar, analisar, categorizar e interpretar os dados. Nosso corpus é composto por três Livros Didáticos (LD) publicados entre 2020 e 2023, a saber: SAMBA!: curso de língua portuguesa para estrangeiros (Ferraz; Pinheiro, 2020); Tirando de letra: português brasileiro para estrangeiros (Silva et al., 2021); e A Cara do Brasil: português para estrangeiros (Araújo; Vicentini; Marcelino, 2023). Os dados permitiram a categorização das representações em temas e subtemas que foram encontrados em todas as obras em análise. Com base nessa análise, pudemos confirmar nossa hipótese inicial de que os LDPLE contribuem para a manutenção da imagem estereotipada do Brasil, reforçando representações distorcidas do país, bem como a predileção por sua Região Sudeste no que tange aos exemplos utilizados nos materiais. Além disso, as imagens levantadas sugerem representações brasileiras que estão cristalizadas no imaginário do estrangeiro, bem como construções de pouca expressividade no que se refere aos aspectos culturais e interculturais do Brasil.
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