Navegando por Autor "Nascimento, Giovana Oliveira do"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Educação ambiental e o movimento escoteiro: uma leitura do seu impacto na formação cidadã nos grupos escoteiros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Silva Júnior, Francisco das Chagas da; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; Marcelino, Zilana Teixeira; Nascimento, Giovana Oliveira doA presente pesquisa explorou a interseção entre a Educação Ambiental e o Movimento Escoteiro, com foco na influência desse modelo educacional no 149° Grupo Escoteiro Salto da Onça sediado em Santo Antônio do Salto da Onça/RN. A importância da Educação Ambiental na formação cidadã é um tema crucial na contemporaneidade, dada a urgência das questões ambientais que permeiam a sociedade global. Neste contexto, o Movimento Escoteiro, com seus princípios pautados na educação não-formal e no desenvolvimento integral dos indivíduos, surge como um potencial veículo para a disseminação de valores ambientais. O estudo se baseou em uma abordagem qualitativa, incorporando entrevista semiestruturada com um dos líderes do grupo escoteiro selecionado, bem como a análise de documentos institucionais e relatórios de atividades. Os resultados preliminares sugerem uma presença significativa da Educação Ambiental nos grupos escoteiros, manifestada através de atividades práticas, workshops e projetos voltados à conscientização e preservação ambiental. Além disso, a pesquisa revelou que a integração desses princípios na dinâmica escoteira contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados em relação às questões ambientais.Dissertação O podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-15) Nascimento, Giovana Oliveira do; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; http://lattes.cnpq.br/1249677171207671; Troleis, Adriano Lima; http://lattes.cnpq.br/8830982074139789; Vallerius, Daniel Mallmann; http://lattes.cnpq.br/4026328542877017O Espaço Contemporâneo é compreendido como o resultado/reflexo das transformações e evoluções técnicas das sociedades humanas na Terra. Sendo este espaço um produto das relações mútuas entre a materialidade e o virtual, considera-se que dele derivam conceitos como Ciberespaço, que é dado pela interconexão de computadores no meio virtual, e Cibercultura, percebida enquanto cultura do mundo digital. Com a revolução técnica, científica e informacional, e com o advento da globalização, somos expostos a um mundo de “transformações aceleradas” nas esferas econômicas, políticas, sociais e, sobretudo, educacionais. Tais mudanças se materializam e se intensificaram com o contexto pandêmico provocado pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), cuja “reprogramação” da vida passou a ser realizada e mediada pelo uso de dispositivos tecnológicos. Nesse entendimento, a escola, a sala de aula, os sujeitos que as ocupam e as práticas educativas foram movidas para uma realidade híbrida, mesclando as perspectivas do ensino com as tecnologias digitais. Assim, esta pesquisa propõe a reflexão e a experimentação do uso do podcast como metodologia no Ensino de Geografia considerando seu potencial enquanto espaço de diálogos e de difusão de narrativas escolares sobre o Espaço Contemporâneo, o Ciberespaço e a Cibercultura. Para tanto, esta dissertação propõe a elaboração de um arcabouço teórico sobre os conceitos abordados relacionando-os com o Ensino de Geografia e o aluno tecnológico; bem como a produção de uma sequência didática com o uso da mídia podcast. Como produto final, tem-se a aplicação dessa sequência didática e a reflexão acerca de sua experimentação a partir da correlação entre prática pedagógica e objeto de estudo na Geografia.