Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nascimento, José Bruno Primo do"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avaliação experimental de materiais componentes de sistema de arraste aeroportuários
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Nascimento, José Bruno Primo do; Silva, Jaquelígia Brito da; Silva, Jaquelígia Brito da; Almeida, Marcos Lacerda; Souza, Jozilene de
    O avião é considerado o meio de transporte mais seguro que existe, com apenas 1 em cada 3,1 milhões de voos globais resultando em acidente. Desses acidentes, 40% ocorreram por saída de pista na fase de pouso ou decolagem. Porém, em muitos aeroportos não é possível construir uma Área de Segurança de Fim de Pista (Runway End Safety Area – RESA) devido as suas dimenções. Dessa forma, foi criada uma medida adicional de segurança: os sistemas de arraste (Engineered Material Arrestor System - EMAS), um sistema de proteção à parada da aeronave com capacidade de absorver energia cinética, amortecendo o movimento do avião e reduzindo sua velocidade até a parada total, diminuindo muito os danos ao avião e comprometimento da integridade física dos tripulantes. No entando, o EMAS é patenteado e possui um alto custo de aplicação e substituição. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver uma composição para concreto leve com substituição dos agregados graúdo e miúdo por perlita e composto de drywall, respectivamente; sendo este concreto de fácil execução e rápida substituição, tão eficientes quanto o EMAS e menos oneroso. O método de aproximação foi baseado na similaridade cinemática aplicada sobre um modelo de protótipo de um trem de pouso em contato com o concreto desenvolvido. O equipamento modelo foi projetado a partir da inclinação de uma pista em 90 graus com o plano horizontal, onde foi simulado o impacto do trem de pouso com um bloco de concreto leve, nas dimensões de 45 cm de comprimento, 60 cm de altura e 20 cm de largura. Após 6 testes de colisão e a análise dos resultados obtidos nos ensaios de compressão axial, para cada um dos seis traços desenvolvidos, verificou-se que o melhor resultado foi para o traço T3, na proporção em massa de 1,00: 0,55: 1,33: 2,66.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM