Navegando por Autor "Nascimento, José Bruno Primo do"
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TCC Avaliação experimental de materiais componentes de sistema de arraste aeroportuários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Nascimento, José Bruno Primo do; Silva, Jaquelígia Brito da; Silva, Jaquelígia Brito da; Almeida, Marcos Lacerda; Souza, Jozilene deO avião é considerado o meio de transporte mais seguro que existe, com apenas 1 em cada 3,1 milhões de voos globais resultando em acidente. Desses acidentes, 40% ocorreram por saída de pista na fase de pouso ou decolagem. Porém, em muitos aeroportos não é possível construir uma Área de Segurança de Fim de Pista (Runway End Safety Area – RESA) devido as suas dimenções. Dessa forma, foi criada uma medida adicional de segurança: os sistemas de arraste (Engineered Material Arrestor System - EMAS), um sistema de proteção à parada da aeronave com capacidade de absorver energia cinética, amortecendo o movimento do avião e reduzindo sua velocidade até a parada total, diminuindo muito os danos ao avião e comprometimento da integridade física dos tripulantes. No entando, o EMAS é patenteado e possui um alto custo de aplicação e substituição. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi desenvolver uma composição para concreto leve com substituição dos agregados graúdo e miúdo por perlita e composto de drywall, respectivamente; sendo este concreto de fácil execução e rápida substituição, tão eficientes quanto o EMAS e menos oneroso. O método de aproximação foi baseado na similaridade cinemática aplicada sobre um modelo de protótipo de um trem de pouso em contato com o concreto desenvolvido. O equipamento modelo foi projetado a partir da inclinação de uma pista em 90 graus com o plano horizontal, onde foi simulado o impacto do trem de pouso com um bloco de concreto leve, nas dimensões de 45 cm de comprimento, 60 cm de altura e 20 cm de largura. Após 6 testes de colisão e a análise dos resultados obtidos nos ensaios de compressão axial, para cada um dos seis traços desenvolvidos, verificou-se que o melhor resultado foi para o traço T3, na proporção em massa de 1,00: 0,55: 1,33: 2,66.