Navegando por Autor "Nascimento, Klécio Ruan Dantas do"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Educação Física no ensino médio: a percepção de alunos de escolas públicas da rede estadual do Rio Grande do Norte sobre as aulas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Nascimento, Klécio Ruan Dantas do; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; http://lattes.cnpq.br/0118293761427492; Surdi, Aguinaldo Cesar; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Silva, David José de Lima; http://lattes.cnpq.br/4142765741381346Este estudo pretende identificar a percepção dos alunos de ensino médio sobre as aulas de Educação Física. Na perspectiva metodológica, a pesquisa é de cunho descritiva com uma abordagem qualitativa, a qual utilizou para recolhimento das informações um questionário on-line, composto por 9 perguntas, o qual foi encaminhado para alunos de escolas públicas estaduais de ensino médio, por intermédio dos seus professores, obtendo um retorno de 51 alunos, distribuídos em duas escolas de Natal/RN e uma de São José do Campestre/RN. Para analisar os dados coletados no questionário, as perguntas foram divididas em grupos, sendo eles: a percepção dos alunos sobre as aulas de Educação Física; os motivos e situações que os fazem não participar; as motivações que os fazem participar; a percepção deles sobre a metodologia utilizada pelos professores e, por fim, a percepção deles sobre como a Educação Física poderia ser mais acolhedora. Os dados analisados permitiram observar que, no geral, os alunos que colaboraram com a pesquisa são bastantes participativos nas aulas de Educação Física. No entanto, é importante se atentar para aqueles estudantes que ainda encontram alguma razão para não participar. Nessa pesquisa, as razões citadas foram: o cansaço físico; a falta de vontade; a timidez; a vergonha; a falta de habilidade; os problemas de saúde; o medo de ficar suado(a) e, por fim, as aulas repetitivas.