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Navegando por Autor "Nascimento, Maria Alice Matias"

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    TCC
    Aprendizagem cooperativa e suas contribuições para o processo de inclusão escolar na educação básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Nascimento, Maria Alice Matias; Ribeiro, Wagner Leite; https://orcid.org/0000-0003-2495-1030; http://lattes.cnpq.br/2622014367423112; http://lattes.cnpq.br/2595866023065474; Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3389381045338422; Costa, Gilberto Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1511498517447469
    Neste artigo, consideramos a importância de identificar metodologias de ensino que contribuam para a promoção da inclusão escolar e melhorias no desempenho acadêmico e nas relações interpessoais entre estudantes com e sem Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Este estudo emergiu da seguinte questão: Como a aprendizagem cooperativa pode ser planejada e desenvolvida para contribuir efetivamente para a inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial?. Definiu-se como objetivo geral compreender as contribuições da aprendizagem cooperativa para o processo de inclusão escolar, com base em estudos presentes no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Fundamentado em uma pesquisa qualitativa e descritiva, utilizou-se como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, com enfoque nos seguintes referenciais: a Teoria Sociocultural de Vygotsky e a Teoria da Interdependência Positiva dos irmãos Johnson. Alinhando-se aos estudos produzidos por Johnson, Johnson e Holubec (1999); Fontes e Freixo (2004); Sanches (2005); Leitão (2010); Tavares e Sanches (2013) e o levantamento de dados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, compreendendo o período de 2013 a 2023, sendo identificados e analisados 3 estudos. Os resultados apontam que a aprendizagem cooperativa contribui significativamente para a inclusão escolar, o desempenho acadêmico e as relações interpessoais em sala de aula. Conclui-se que a aprendizagem cooperativa se revela como uma metodologia eficaz para promover a inclusão escolar, além de fomentar um ambiente de respeito mútuo e cooperação. Desse modo, embora não se defenda a aprendizagem cooperativa como o único caminho para a inclusão escolar, é imprescindível ressaltar que metodologias baseadas na cooperação tendem a promover ambientes mais inclusivos, uma vez que contribuem para as interações em pares no processo de aprendizagem, possibilitando assim o desenvolvimento de habilidades sociais, tais como empatia, escuta ativa, respeito às diferenças e resolução de conflitos.
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