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Navegando por Autor "Nascimento, Maria da Conceição do"

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    TCC
    O Papel Social do Esporte nas Escolas com o Programa Mais Educação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-13) Nascimento, Maria da Conceição do; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; Santos, Antônio de Pádua dos
    As escolas de tempo integral estão inseridas nos países mais desenvolvidos como maneira de proporcionar uma melhor educação para seus alunos. As primeiras experiências no Brasil, iniciadas na década de 50 e outras, em anos posteriores, não tiveram bons resultados. Retomada décadas mais tarde pelo programa de governo Mais Educação, tornou-se um projeto que visa introduzir a experiência de horário integral nas escolas públicas brasileiras, com o intuito de proporcionar maior igualdade educacional e social. Considerando os dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) sobre o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), que apontam na região Nordeste uma grande concentração de municípios com alto IVS (47,7%) e muito alto IVS (32,4%), assim como as diretrizes do Programa Mais Educação, enquanto educadora física, me foi despertada a preocupação de considerar em que medida pode se diminuir a chance de crianças e jovens se envolverem com drogas, crimes ou serem vítimas de alguma forma de violência, quando participantes de atividades físicas do programa, mesmo em áreas da cidade com alto IVS. Por meio de pesquisa do tipo exploratória, esse estudo teve como objetivo aferir qual pode ser a influência positiva dos conteúdos da educação física na formação do aluno-cidadão, inserido na perspectiva do Programa Mais Educação em escolas da zona norte de Natal/RN. Foi também discutida a permanência dos alunos na escola por maior período, se quando de forma organizada e produtiva, possibilita conhecimento e desenvolvimento das capacidades físicas e intelectual dos mesmos. Ainda foi analisado de que maneira atividades físicas presentes no programa Mais Educação têm potencial de promover valores e atitudes que minorem as chances dos alunos se envolverem em situações extra-escolares de violência. Os resultados obtidos apontam que as atividades físicas, no contexto da escola de tempo integral, complementam a rede de proteção social dos alunos, evitando que se exponham à situações de vulnerabilidade e crime. O estudo conclui demonstrando que as práticas esportivas contribuem na aquisição de novas respostas atitudinais que auxiliam os alunos na sua formação enquanto educandos e cidadão, mais bem preparados para a vida. Contudo, outros estudos podem ser necessários para reforçar os dados obtidos.
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