Navegando por Autor "Nascimento, Maria do Perpétuo Socorro Rocha do"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Esportes adaptados dentro de uma perspectiva inclusiva: desenvolvendo uma unidade didática nas aulas de educação física do ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-28) Nascimento, Maria do Perpétuo Socorro Rocha do; Santos, Antônio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; http://lattes.cnpq.br/3110747301187470; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Fonseca, Michele Pereira de Souza da; Machado, Roseli BelmonteEste estudo tem um olhar voltado para a ministração do tema Esporte Adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva. O objetivo geral desse estudo foi a construção coletiva, a implementação e a avaliação de uma unidade didática com a utilização do esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Os objetivos específicos foram:1- Diagnosticar e Identificar a percepção e experiências dos (as) alunos (as) sobre a unidade temática esporte adaptado nas aulas de Educação Física no ensino fundamental; 2- Desenvolver uma unidade didática sobre esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio; 3- Avaliar uma unidade didática sobre esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Foi realizado um estudo de campo do tipo pesquisa-ação, utilizando o método qualitativo descritivo em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Ceará, localizada em Fortaleza, com 64 alunos e alunas de duas turmas do 3º Ano A e B do Ensino Médio. Os instrumentos utilizados foram: a) observação participante das aulas de Educação Física, através da utilização do diário de campo; b) 02 questionários, 01 sobre o entendimento dos (as) alunos (as) a respeito do Esporte Adaptado obtido no Ensino Fundamental; 01 para Avaliar uma unidade didática sobre esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. A pesquisa foi aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 5.678.415. O tema teve sua relevância ao podermos constatar os ganhos adquiridos aos (as) estudantes através da implementação do projeto de pesquisa. Os (as) mesmos (as) demonstraram maior motivação para aprender um conteúdo antes pensado apenas para pessoas com deficiência. Eles (as) se viram não apenas reproduzindo movimentos, mas construindo um conhecimento e refletindo sobre ele. As atividades aconteceram com a participação de todos (as) os (as) alunos (as), independente do nível de habilidade motora, de gênero, e situação ou não de deficiência. Os esportes adaptados foram tematizados utilizando o máximo de modalidades possíveis dentro de uma unidade didática, que possibilitou uma maior riqueza de conhecimentos aos (as) alunos (as). Foi obtido a participação de vários alunos (as) que não estavam participando das aulas de Educação Física em semestres anteriores, e que nitidamente estavam se sentindo incluídos nas aulas. Percebemos um despertar pela admiração e reconhecimento do outro pelas suas diferenças. Inclusive um novo olhar para os colegas com deficiência, ao perceberem suas potencialidades e não mais somente suas dificuldades. Constatamos que o tema é totalmente possível, viável e aceito pelos (as) estudantes, visto que parte das necessidades e interesse apresentados pela turma.