Navegando por Autor "Nascimento, Nadja Milena Crisostomo do"
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Livro Biblioteca Humana: vozes como fontes de informação: manual de implantação para a Biblioteca Estadual Câmara Cascudo([s.n.], 2025-08-13) Torres, Ana Paula Lins de Medeiros; Barbosa, Anna Clara Gomes; Arimateia, Camille Daniele Nascimento de; Teixeira, Cristian Videl Bezerra; Silva, Daliah Santos; Silva, Débora Rakel Pereira da Costa Gomes da; Branco, Desirée Dantas Lucena Castelo; Silva, Eliana Melo da; Batista, Emelly Josiely Macedo; Azevedo, Emily Estefani da Silva; Felix, Francione de Oliveira; Araujo, Gabriel Pereira de; Souza, Heloiza Kelly Araujo de; Medeiros, Iuryanne Pereira de Dantas, Jessyca Jhully da Silva; Dantas, Jessyca Jhully da Silva; Souza, Joyce Ribeiro de; Costa, Juliana Beatriz; Lima, Juttho Mendes de Andrade Silva; Vitoriano, Karina Beatriz de Lima; Lima, Leticia Beatriz Silva de; Batista, Letycya Jamily Sales; Cachina, Luanna dos Santos Batista; Gomes, Ludmila Pacheco; Pereira, Marcia Patricia Chaves; Pinheiro, Maria Capitolina Oliveira; Alvarenga, Maria Celia Queiroz; Siqueira, Maria Clara de Araújo; Franca, Maria Luiza Oliveira de; Silva, Matheus Henrique da; Rodrigues, Meiri Amalia; Araujo, Milena Mendonça de; Oliveira, Mirella Naiara Lourenco de; Sena, Moises Faustino de; Nascimento, Nadja Milena Crisostomo do; Carneiro, Raquel de Lima Mendes; Amâncio, Rute Ellen Gomes; Anjos, Suzana Reinaldo dos; Gomes, Thiago Novaci; Silva, Ilaydiany Cristina Oliveira da (org.); Moreira, Luciana de Albuquerque (org.); https://orcid.org/0000-0002-3171-7878; https://orcid.org/0000-0001-7265-3164; organizerEste manual é resultado de uma construção coletiva, nascida do ambiente de aprendizado das disciplinas “Serviços de Informação e Referência” e “Estudos de Usuários”, ministradas pelas professoras Dra. Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva e Dra. Luciana de Albuquerque Moreira, com o objetivo de unir teoria e prática na reflexão sobre os serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas e propor soluções criativas e socialmente relevantes. A obra está estruturada em dois volumes complementares. O Volume 1, que o leitor tem em mãos, apresenta a fundamentação conceitual e a análise de contexto para subsidiar a implantação da Biblioteca Humana, contemplando o levantamento teórico, o diagnóstico local e a identificação de potencialidades. O Volume 2 será dedicado à aplicação prática, descrevendo as etapas de planejamento, execução, recursos, metodologias e avaliação, servindo como guia operacional para replicação da experiência. O manual foi elaborado de forma colaborativa, com a participação ativa dos alunos, envolvendo pesquisa, observação, visitas técnicas e aplicação de conceitos como mediação da informação, escuta ativa e análise do comportamento informacional. Inspirado por iniciativas inovadoras, como a Biblioteca Humana – uma proposta internacional que transforma pessoas em "livros humanos” ou “livros vivos", promovendo o diálogo, a empatia e o combate aos preconceitos –, este manual reafirma o potencial transformador das bibliotecas públicas. Pois, em um mundo marcado pela desinformação, isolamento e crescente desumanização nas relações, experiências como essa resgatam o valor do contato direto, da escuta e do acolhimento das diferentes vivências humanas. A Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, localizada em Natal/RN, é um exemplo de biblioteca que vai além do acervo: promove ações culturais, educativas e comunitárias, acolhendo diferentes públicos e buscando constantemente inovar em suas práticas. Este manual pretende ser uma ferramenta útil para aprimorar essa atuação, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos tanto para a equipe técnica quanto para o público em geral. Além disso, as ideias e experiências aqui reunidas podem inspirar outras bibliotecas públicas, respeitando suas realidades locais, mas mantendo como princípio a valorização do usuário, a acessibilidade e o papel social da biblioteca. Assim, este documento se apresenta como uma referência para quem acredita que bibliotecas são espaços vivos, que educam, acolhem e transformam.