Navegando por Autor "Nascimento, Rayane Cinthia Dino do"
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Dissertação Potencialidades e limitações do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) enquanto ferramenta de gestão de cuidado e planejamento: avaliação a nível nacional e local(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-10) Nascimento, Rayane Cinthia Dino do; Oliveira, Ângelo Giuseppe Roncalli da Costa; https://orcid.org/0000-0001-5311-697X; http://lattes.cnpq.br/0023445563721084; http://lattes.cnpq.br/2443212056566903; Calderon, Patricia dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-5970-4019; http://lattes.cnpq.br/7722422585349321; Lucena, Edson Hilan Gomes deO objetivo desse estudo foi analisar as potencialidade e limitações do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e comparar com os indicadores assistenciais de saúde bucal da Atenção Básica a nível nacional e de um município no interior do estado da Paraíba. A coleta de dados foi dividida em dois momentos: primeiro foram coletadas informações dos relatórios do e-SUS PEC presentes no site eletrônico e-Gestor do Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde, referentes às equipes de saúde bucal das USF e em seguida a aplicação de um questionário estruturado para avaliar a aceitação, a facilidade e o uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) pelos cirurgiões dentistas cadastrados no município. Nos resultados, as regiões do Norte e Nordeste apresentaram os menores coeficientes de resolutividade (46,6 e 50,6) e com maior cobertura de primeira consulta odontológica (9,5 e 9,3), entretanto com maiores valores para exodontias (14,2 e 13,1); quanto à proporção de procedimentos preventivos observados, nota-se que o grau de priorização de cuidados de prevenção é alto em todas as regiões. Em nível local foram observadas variações significativas entre as USF; quanto ao uso do PEC 73,1% concordam que encontram mais rápido o prontuário no formato eletrônico e 61,5% concordam que o PEC otimiza seu processo de trabalho, já em relação ao manuseio do sistema 76,9% concordaram ser fácil. Portanto, existe uma disparidade de primeira consulta odontológica com a conclusão dos tratamentos e apesar de ser alta a cobertura de primeiro atendimento, mesmo assim, não é suficiente para evitar agravos dos problemas de saúde bucal, bem como o PEC é uma importante ferramenta que proporciona melhor assistência ao paciente, auxilia no atendimento, ajuda no planejamento de cuidados em saúde, facilita o acesso de dados.