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    TCC
    O exercício profissional do assistente social na educação: demandas, desafios e estratégias na perspectiva de efetivação do direito a assistência estudantil no IFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Nascimento, Sheine Santos do; Nicolau, Maria Célia Correia; Nicolau, Maria Célia Correia; Souza, Ilka de Lima; Pereira, Rosemery Medeiros
    Este trabalho de conclusão de curso versa sobre o exercício profissional do assistente social no espaço da educação, na particularidade da assistência aos estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), lócus da pesquisa empírica. Tem por objetivo identificar e analisar as demandas e os desafios postos à perspectiva de efetivação do direito a assistência estudantil neste espaço. Parte-se do pressuposto de que as transformações societárias no mundo do trabalho e no âmbito do Estado provocam o acirramento das expressões da questão social, aprofundando as necessidades da classe trabalhadora, que se transformam em demandas e requisições sociais ao trabalho dos assistentes sociais. Com o processo de expansão da rede federal de educação profissional no Brasil e, de maneira particular, no estado do Rio Grande do Norte, ampliam-se as possibilidades de acesso dos estudantes da classe trabalhadora a essa modalidade de ensino. Todavia, esse acesso não se realiza de forma distanciada das diversas necessidades que tecem as condições de existência desses estudantes. Neste sentido, analisam-se as demandas postas pelos discentes aos profissionais de Serviço Social e os desafios que perpassam a efetivação do direito a assistência estudantil no IFRN. Como caminho metodológico foram adotadas as pesquisas bibliográficas e de campo, envolvendo a revisão da literatura que abrange a problemática estudada e entrevistas semi-estruturadas com os assistentes sociais inseridos nos campi dessa instituição. As informações sistematizadas e analisadas ao possibilitarem a identificação das demandas dos estudantes, permitiram apreender, também, os desafios postos à efetivação da assistência estudantil, dentre os quais a insuficiência de recursos para atender a todos os estudantes que dela necessitam e a seletividade que tem caracterizado o acesso aos programas dessa assistência. A existência desses desafios no exercício cotidiano da profissão tem provocado os assistentes sociais a elaborarem estratégias em defesa da consolidação dos direitos dos estudantes, reveladas, dentre outras formas, na reivindicação pela ampliação de recursos destinados a assistência a esses educandos. A elaboração dessas estratégias torna evidente o compromisso assumido por estes profissionais em defesa do direito à assistência estudantil e, de uma forma mais ampla, do direto à educação no IFRN.
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    Dissertação
    O trabalho do assistente social na educação: ampliação do espaço ocupacional e precarização na assistência estudantil
    (2018-07-31) Nascimento, Sheine Santos do; Nicolau, Maria Célia Correia; ; ; Guerra, Eliana Costa; ; Souza, Ilka de Lima; ; Vale, Erlenia Sobral do;
    Esta dissertação versa sobre o trabalho do assistente social na educação, na particularidade da assistência estudantil. Parte-se do pressuposto de que, enquanto trabalhador assalariado, o profissional de Serviço Social não está imune aos rebatimentos das transformações societárias e de suas implicações sobre a classe trabalhadora, dentre as quais a precarização. Tomando como lócus de pesquisa as Instituições Federais de Educação (IFEs) do município de Natal/RN, tem por objetivo analisar os determinantes e as formas através das quais a precarização se expressa no trabalho profissional na educação, no contexto de ampliação do espaço ocupacional na assistência aos estudantes. Alicerçada no método crítico dialético, buscou problematizar, a partir da expansão do ensino superior no Brasil, notadamente a partir da primeira década do século XXI, os elementos que contribuíram para a ampliação do mercado profissional e as condições sob as quais essa ampliação tem sido materializada. Como forma de subsidiar as análises teórico-metodológicas, foram realizadas a pesquisa de campo, por meio de entrevistas semi-estruturadas com assistentes sociais inseridas nas IFEs, a revisão bibliográfica, que acompanhou todo o processo de realização deste estudo, e a pesquisa documental, que envolveu, dentre outros, a análise de documentos relativos às instituições pesquisadas. As reflexões tecidas permitiram apreender que, ainda que guardadas especificidades, o trabalho do assistente social nas IFEs é atravessado pela precarização, que se torna estrutural no capitalismo contemporâneo, expressando-se nesses espaços, dentre outras formas, na sobrecarga, na elevação do ritmo e intensidade do trabalho, na extensão da jornada e na cobrança por resultados imediatos; sofrendo ainda os rebatimentos da assistência estudantil como política seletiva e focalizada. Atravessando o trabalho profissional, reflete não só no desenvolvimento das atividades, mas também nas próprias assistentes sociais, provocando, além do desgaste físico e emocional, o seu adoecimento. Tal realidade, definida pela precarização objetiva e subjetiva do trabalho, desafia as profissionais a buscarem estratégias para enfrentá-la, materializadas no cotidiano de sua prática na denúncia e resistência à superexploração de sua força de trabalho e na luta pela assistência estudantil como elemento indispensável à concretização do direito à educação.
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