Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 18 de 18
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ações de sustentabilidade em restaurantes de regiões turísticas: uma revisão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-03) Silva, Juliana Medeiros de Oliveira; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/6739594623067122; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/6739594623067122; Nascimento, Annamaria Barbosa do; http://lattes.cnpq.br/3341150571598385; Clemente, Heleni Aires; http://lattes.cnpq.br/2608192490586369
    Os restaurantes atuam como parte gastronômica do mercado turístico e vêm apresentando interesse em aplicar práticas de sustentabilidade para reduzir custos, preservar o meio ambiente e apresentar diferencial competitivo no mercado. O estudo visa analisar ações de sustentabilidade implementadas em restaurantes localizados em destinos turísticos. Trata-se de uma revisão de literatura realizada nas bases de dados PUBMED e LILACS, utilizando-se como descritores: gerenciamento de resíduos, desperdício de alimentos, sustentabilidade, sustentabilidade ambiental, restaurantes, serviços de alimentação, turismo e gastronomia. Foram recuperados 1.507 documentos, dos quais 7 compuseram o portfólio deste estudo. Os resultados destacam a caracterização dos estabelecimentos, os objetivos de cada estudo selecionado e as ações de sustentabilidade encontradas. As principais ações encontradas foram: separação e destinação adequada dos resíduos orgânicos; modificações de cardápio permitindo ao consumidor optar por porções reduzidas; sensibilização dos comensais; e fornecimento de embalagens para os consumidores levarem sobras limpas. Alternativas para implantação futura incluem: aplicação de lista de verificação de boas práticas sustentáveis e implantação de tecnologia, como Internet das Coisas. Devido à escassez de materiais disponíveis, sugere-se a realização de ações e pesquisas que visem incentivar a adoção de medidas sustentáveis nesse segmento de restaurantes.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ações de sustentabilidade em restaurantes universitários no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-03) Barros, Élida Míria Santos; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Nascimento, Annamaria Barbosa do; http://lattes.cnpq.br/4000687927736533; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Nascimento, Annamaria Barbosa do; Silva, David Franciole de Oliveira
    Objetivou-se analisar ações de sustentabilidade ambiental implantadas em restaurantes universitários no Brasil. Realizou-se a revisão nos bancos de teses e dissertações BDTD e CAPES. Os dados foram compilados em planilha de Excel. Os resultados foram apresentados em quadros, considerando: o tipo de ações de sustentabilidade ambiental; as facilidades, desafios e perspectivas futuras. As principais ações desenvolvidas foram: gestão dos resíduos sólidos, educação continuada e aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. O interesse da gestão em projetos que tratem de educação ambiental e a clareza da importância do plano de sustentabilidade dos cardápios pelos gestores foram apontados como fatores facilitadores. Entretanto, identificaram-se desafios relacionados à implantação do PAA-CI nos restaurantes universitários, dificuldade de mudança de práticas habituais, deficiência de conhecimento da administração acerca da gestão ambiental, e carência de sensibilização e conscientização ambiental da comunidade universitária. Como perspectivas futuras dos restaurantes, verificou-se a parcerias entre os atores envolvidos no PAA-CI e inserção de critérios de sustentabilidade para contratos futuros. Conclui-se que há preocupação com os aspectos relacionados à sustentabilidade em restaurante universitários e ressalta-se a importância da sensibilização da comunidade universitária para implantação e continuidade de ações sustentáveis.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Ações e políticas públicas de segurança alimentar e nutricional durante a pandemia de COVID-19: uma revisão narrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-06) Lima, Mainara das Graças de; Pequeno, Nila Patrícia Freire; Pequeno, Nila Patrícia Freire; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Araújo, Fábio Resende de
    Trabalho de Conclusão de Curso que visa mostrar as ações e políticas de segurança alimentar e nutricional que foram aprimoradas/criadas e ou amplificadas durante a pandemia de COVID-19
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise das decisões de processos administrativos sanitários aplicadas pela vigilância sanitária em restaurantes e similares de uma capital brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-29) Andrade, Adilma Félix Cavalcanti; Soares, Sônia; Soares, Sônia; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Filgueira, Lígia Pereira
    O objetivo do trabalho é analisar as decisões de processos administrativos sanitários instaurados pela vigilância sanitária de uma capital brasileira em restaurantes e similares. Os dados foram coletados no diário oficial on-line onde são publicadas as decisões, incluindo-se aquelas do período de 2015 a 2020. Os resultados mostraram que foram publicadas decisões de 116 processos, sendo 16,4% em 2015, 40,5% em 2016, 24,1% em 2017, 9,5% em 2018, 4,3% em 2019 e 5,2% em 2020. Dentre as decisões dos 116 processos, foram aplicadas, isoladamente, 43 advertências e 18 multas, além de 23 decisões de arquivamento. As penalidades de advertência e multa também foram aplicadas cumulativamente com outras penalidades, sendo 23 advertências e 9 multas. As penalidades mais aplicadas em restaurantes e similares no município estudado foram advertência, a de menor gravidade, e multa, porém há mais arquivamentos do que multa. Os resultados mostram que a publicidade das decisões de processos é importante, mas para um estudo que avaliasse a aplicação da penalidade segundo o grau de risco, seria necessário publicar as infrações registradas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Aprendizagem baseada em projetos: revisão descritiva da literatura na perspectiva da gestão de projetos
    (Contribuciones A Las Ciencias Sociales, 2023-08-29) Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Nobre, Anna Cláudia dos Santos; Oliveira, Idelmárcia Dantas de; Dantas, Aline Soares; Silva, Gilson Gomes da; https://orcid.org/0000-0002-1799-0798; https://orcid.org/0000-0003-1351-4265; https://orcid.org/0000-0002-7879-7828; https://orcid.org/0000-0001-8219-7350
    Este estudo tem o objetivo de explorar o tema Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) por meio de uma revisão descritiva da literatura, na qual são analisadas pesquisas, na perspectiva da Gestão de Projetos. Ele foi realizado no primeiro semestre de 2018 em pesquisas a bancos de dados computadorizados (Web of Science™ e Scopus). De acordo com critérios de busca relatados no texto e com a aplicação do protocolo PRISMA, obteve-se um resultado de 12 artigos científicos, para os quais se realizou análise bibliométrica e qualitativa de conteúdo. Dentre os achados da pesquisa, destacam-se os efeitos positivos na adoção de ABPj, incluindo ampliação de motivação, ambiente favorável aos trabalhos em equipe e desenvolvimento de competências organizacionais. O trabalho finaliza propondo um framework para pesquisas que objetivem estudar as contribuições recíprocas entre as áreas de Gestão de Projetos e ABPj
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avaliação da mudança de porcionamento de dietas hospitalares visando a redução do desperdício alimentar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-13) Moura, Giovanna Miranda de Amorim e Silva; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Araújo, Fábio Resende de; Souza, Damião Ernane de
    O desperdício de alimentos é uma realidade nos Serviços de Alimentação, sendo a nível hospitalar mais crítico devido ao seu contexto. Quantidades consideráveis de insumos são produzidos e não consumidos nestes locais, tornando-se alvo frequente de debates devido aos impactos econômicos, sociais e ambientais. Diante disso, o presente estudo objetiva avaliar a mudança de porcionamento de dietas modificadas em consistência, realizada por nutricionistas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição de um Hospital Universitário do Rio Grande do Norte, com vistas à redução do desperdício alimentar. Quanto à metodologia, na primeira etapa foi realizada a análise estatística do banco de dados da UAN Hospitalar, visando analisar se houve impacto ou mudança significativa na média do percentual de Resto-Ingestão, antes e após a implementação das porções padronizadas. Já na segunda etapa foi aplicado um questionário de modo a sintetizar a percepção dos nutricionistas após a mudança de porcionamento. Os resultados da análise quantitativa indicaram uma redução dos índices de Resto-Ingestão de 32,7% para 29,5%, porém, esse resultado não expressa uma relação estatisticamente significativa (p=0,13). Por fim, os resultados qualitativos, que compreendem a análise de discurso dos nutricionistas acerca do efeito da implantação das porções para os pacientes hospitalizados, mostrou-se positiva, sendo observada pelos colaboradores, de maneira geral, uma redução do desperdício alimentar na Unidade. Considerando a importância da temática da sustentabilidade nas instituições hospitalares, este estudo contribui através da análise das ações de sustentabilidade visando a redução do desperdício alimentar, de modo que favoreça a manutenção dos valores do índice de Resto-Ingestão nos parâmetros recomendados pela literatura.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Avaliação qualitativa de cardápios dos restaurantes populares: impacto da pandemia de COVID-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-01) Souza, Iasmim Regina Alves dos Santos; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Nascimento, Annamaria Barbosa do; http://lattes.cnpq.br/9229732918238980; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Nascimento, Annamaria Barbosa do; Leite, Lorena da Silva
    Com a pandemia de covid-19, aumentaram os números de pessoas que vivem em insegurança alimentar, como também aumentou o desemprego, e dificultou o acesso a alimentos seguros. O Programa Restaurante Popular tem como objetivo ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas, equilibradas, sanitariamente seguras e com preço acessível para a população vulnerabilizada socialmente, sendo fundamental para a segurança alimentar e nutricional de 36 mil norte-riograndenses. Este estudo visa avaliar o impacto da pandemia da Covid-19 nos aspectos qualitativos de cardápios de restaurantes populares do Estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, realizou-se a avaliação qualitativa das preparações de cardápios (AQPC) dos restaurantes populares do Rio Grande do Norte fazendo um comparativo entre o período antes e após a declaração da pandemia de Covid-19. Foram avaliados 12 cardápios mensais, um total de 299 dias. Identificou-se a diminuição da oferta de folhosos e frutas, e o aumento do fornecimento de produtos processados. Sugere-se medidas para melhorias, como: diminuição da oferta de carnes gordurosas e processadas, e um aumento da oferta de frutas. A avaliação demonstrou um impacto negativo nos aspectos qualitativos das preparações culinárias no período da pandemia da Covid-19.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Boas práticas de manipulação no preparo da alimentação escolar na zona rural de um município do RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-14) Oliveira, Mayra Lúcia Marques de; Oliveira, Grazielle Louise Ribeiro de; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Oliveira, Grazielle Louise Ribeiro de; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Freitas, Jessicley Ferreira de; Azevedo, Joana Eliza Pontes de
    O objetivo destetrabalho foi avaliar as condições higiênico-sanitárias das Unidade de Alimentação e Nutrição-UAN de escolas públicas municipais, localizadas na zona ruralde Santa Cruz/RN. Para tanto,foram coletados dados por meio da aplicação da Lista de Verificação das Boas Práticas na Alimentação Escolar formulada por Stedefeldt (et al., 2011). Com a realização da pesquisa, orientada pelo métodode observação transversal, constatou-se um alto risco sanitário na maioria das escolas investigadas. Logo, fica explicito a necessidade, das autoridades competentes e equipe administrativa da educação municipal, realizar ações que garantam a prevenção de Doenças Transmitidas por Alimentos-DTA para os estudantes, contribuindo com a saúde no ambiente escolar e de seus usuários.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A cesta da vovó: uma história infantil para educação alimentar e nutricional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-05) Oliveira, Ana Leticia Nascimento de; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Pequeno, Nila Patrícia Freire; Vale, Diôgo
    A educação alimentar e nutricional é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, que envolve a promoção da saúde por meio da formação de hábitos alimentares saudáveis, levando em consideração as necessidades nutricionais, os fatores culturais e socioeconômicos. Nesse contexto, objetivou-se desenvolver um livro digital de história infantil com vistas a incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes por crianças na faixa etária entre dois a seis anos de idade. Para tanto, foi desenvolvido o livro digital intitulado “A Cesta da Vovó”, tendo como referencial teórico o marco da Educação Alimentar e os passos do Guia Alimentar para a População Brasileira. Adicionalmente, foi produzido o material suplementar “Caderno de receitas da Vovó”, que estimula a realização de práticas culinárias no ambiente escolar. As receitas selecionadas contém frutas, verduras e legumes dentre os ingredientes, respeitando a disponibilidade local e os hábitos alimentares regionais. O produto é uma ferramenta auxiliar para os profissionais das áreas de saúde e educação que realizam educação alimentar e nutricional voltadas para crianças em idade pré-escolar em programas e políticas públicas, como o Programa Saúde na Escola.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Condições higiênico-sanitárias de serviços de alimentação delivery em Carapicuíba/SP
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Cunha, Mariana Larissa Pereira da; http://lattes.cnpq.br/3341150571598385; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Varela, Larissa Rayanne da Costa
    A segurança dos alimentos é crucial para proteger a saúde dos consumidores. Envolve boas práticas em todas as etapas da cadeia alimentar e conscientização sobre os riscos. Este trabalho apresenta resultados de um estudo que objetivou avaliar as condições higiênico-sanitárias dos serviços de alimentação delivery em Carapicuíba/SP. Foram analisadas 5 UANs, e todos os parâmetros sanitários foram avaliados com base na RDC 216. Foram calculados os percentuais de adequação e inadequação e em seguida, realizada a média aritmética para obter uma classificação geral. Os resultados apresentaram uma classificação geral de "regular" com 61% de conformidade para UANs de Carapicuíba/SP. Assim, este estudo contribui para o avanço do conhecimento no campo da segurança alimentar, fornecendo informações valiosas sobre as condições higiênico-sanitárias dos serviços de alimentação delivery em Carapicuíba/SP e destacando a importância da conformidade com as regulamentações vigentes.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Do peito ao prato: guia de amamentação e introdução alimentar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-02) Guilmo, Giovane Santiago; Pequeno, Nila Patrícia Freire; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; http://lattes.cnpq.br/6739594623067122; http://lattes.cnpq.br/7716981037879544; http://lattes.cnpq.br/6820186289024093; Dametto, Juliana Fernandes dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0284154605488593
    O aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida traz inúmeros benefícios para a saúde da criança e da mãe, indo além da nutrição e desempenhando um papel crucial no desenvolvimento físico, emocional e imunológico da criança. Posteriormente deve se ter atenção na introdução da alimentação complementar, momento crucial na vida, onde apesar do leite materno ainda ser a principal fonte de nutrientes, é criada a relação com o alimento e a base para seus hábitos alimentares no futuro. O principal propósito deste trabalho é contribuir para a promoção de práticas alimentares saudáveis na população infantil, desenvolvendo um material informativo e didático (cartilha) sobre aleitamento materno e introdução alimentar, que possa ser distribuído a gestantes, lactantes e familiares na atenção primária à saúde do SUS. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica, envolvendo a compilação de informações atualizadas sobre o aleitamento materno e a introdução alimentar, abrangendo as políticas públicas de saúde destinadas a essa área. As informações disponíveis na cartilha são de suma importância para a autonomia da família em promover saúde nos primeiros anos de vida da criança, principalmente no âmbito da nutrição. As qualidades gráficas do produto buscam atrair o leitor e tornando mais prazerosa a leitura. A cartilha desenvolvida busca ser uma ferramenta prática e eficaz, fornecendo informações cruciais para gestantes e lactantes, com potencial para gerar mudanças de comportamento.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Educação alimentar e nutricional nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão integrativa de experiências em escolas públicas brasileiras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Santa Rosa, Tatianny Eduarda Fernandes; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; https://orcid.org/0000-0002-1799-0798; http://lattes.cnpq.br/6739594623067122; http://lattes.cnpq.br/9339644323395119; Pequeno, Nila Patrícia Freire; https://orcid.org/0000-0003-1279-2554; http://lattes.cnpq.br/7716981037879544; Vale, Diôgo; https://orcid.org/0000-0003-2636-4956; http://lattes.cnpq.br/9829771702690843
    Educação Alimentar e Nutricional é um tema transversal da educação básica no Brasil, tendo competências e habilidade definidas por nível de ensino/faixa etária, a serem trabalhadas em diversos componentes curriculares de forma intra, inter e transdisciplinar nas escolas. Objetivo: identificar as estratégias de educação alimentar e nutricional utilizadas com os estudantes do Ensino Fundamental anos iniciais de escolas públicas e verificar se os temas estão em consonância com as recomendações do Ministério da Saúde/Protocolo de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na Orientação Alimentar de Crianças de 2 a 10 anos. Métodos: revisão integrativa, usando protocolo PRISMA (2020), nas bases de dados online (PubMed/ MEDLINE; LILACS e SciVerse Scopus). Resultados: identificaram-se dez estudos, com dezenove estratégias de EAN, porém sem detalhamento. Horta pedagógica foi a principal estratégia (60%), seguida de eventos (30%), música (30%) e abordagem tradicional em disciplinas curriculares (30%). Os temas contemplavam parcialmente as recomendações do protocolo, destacando-se o estímulo ao consumo de frutas, legumes e verduras. Conclusão: estratégias lúdicas são utilizadas nesse nível de ensino e os temas identificados estão em consonância com o protocolo do guia para crianças, sendo necessário ampliar o uso das demais recomendações deste documento.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Gestão de projetos no contexto da aprendizagem baseada em projetos usando o modelo Life Cycle Canvas®
    (Revista Gestão Universitária na América Latina: GUAL, 2020-05-28) Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Silva, Dmitryev Cyreneu da; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Sousa Neto, Manoel Veras de; https://orcid.org/0000-0002-1799-0798; https://orcid.org/0000-0001-7029-6482; https://orcid.org/0000-0002-7410-9290; https://orcid.org/0000-0002-9836-6873
    Este estudo teve como objetivo verificar a aplicabilidade do modelo Life Cycle Canvas® (LCC) de gestão de projetos no contexto da aprendizagem baseada em projetos. Para tanto, fez-se uso de um estudo de caso de natureza qualitativa, exploratório e descritivo, em uma disciplina em nível de pós-graduação de um programa de mestrado de uma instituição pública de ensino superior. Do ponto de vista teórico, o alicerce para o estudo são as metodologias ativas, a aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e o modelo de gestão visual de projetos LCC. Os principais resultados foram: aumento da disponibilidade de tempo para a realização das atividades em grupo mediadas pelo docente, uso simultâneo de diversos recursos digitais, estreitamento da relação professor-aluno e aluno-aluno e flexibilização do ritmo de aprendizagem. Estes aspectos corroboram com a teoria apresentada. Por fim, o LCC atuou como um facilitador no processo de aprendizagem, dando foco à ABPj, melhorando o desempenho tanto do docente quanto do discente
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Guia prático de ações de alimentação e nutrição para o Programa Saúde na Escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-12) Friedrich, Yasmin da Paz; Pequeno, Nila Patrícia Freire; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; 0000-0002-1799-0798; http://lattes.cnpq.br/6739594623067122; 0000-0003-1279-2554; http://lattes.cnpq.br/7716981037879544; Pequeno, Nila Patrícia Freire; 0000-0003-1279-2554; http://lattes.cnpq.br/7716981037879544; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; 0000-0002-1799-0798; http://lattes.cnpq.br/6739594623067122; Araújo, Eduarda Pontes dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5271076113546477
    O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia de integração permanente da Saúde e Educação para o desenvolvimento da formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Entre essas ações, destacam-se as atividades de promoção da alimentação adequada e saudável e prevenção à obesidade, além das avaliações antropométricas e nutricionais, que são coordenadas pelo Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAN), no município de Natal. Para facilitar e otimizar o trabalho das equipes de saúde responsáveis pelas atividades do PSE no município de Natal, este trabalho teve como objetivo elaborar um guia prático para orientar os profissionais da saúde, em relação às atividades de alimentação e nutrição. O guia é baseado nas publicações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) do Ministério da Saúde, e auxilia na promoção das principais diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Além do guia prático, uma planilha de coleta de dados antropométricos dos estudantes das escolas públicas foi desenvolvida, com o intuito de potencializar o monitoramento nutricional e aprimorar a gestão das atividades do PSE no município. Foi elaborado, também, um banco de dados com materiais e documentos essenciais para a orientação e a realização das atividades de alimentação e nutrição no âmbito escolar e para todas as faixas etárias. Todos estes materiais foram disponibilizados através do drive do Programa Saúde na Escola do Núcleo de Alimentação e Nutrição do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (NAN/SMS/NATAL). Espera-se que os materiais desenvolvidos possam auxiliar e subsidiar a capacitação dos profissionais da saúde que atuam no PSE, assim como facilitar o gerenciamento das ações e monitoramento nutricional escolar no município.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Insegurança alimentar e nutricional em comunidades quilombolas: uma revisão narrativa da literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-01) Ferreira, Thainá Targino; Pequeno, Nila Patrícia Freire; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Bezerra, Ricardo Andrade
    As comunidades quilombolas promovem a preservação da memória, cultura e história do país, respeitando o princípio da sustentabilidade com práticas de cultivo e preservação dos recursos naturais, buscando a sobrevivência das gerações futuras. A situação de insegurança alimentar (IA) nas comunidades tradicionais já era acima da média brasileira e veio a piorar com a pandemia. Diante disso, o presente trabalho constituiu-se em uma revisão narrativa com objetivo descritivo de cunho qualitativo, com o intuito de investigar a IA em comunidades quilombolas por meio da análise de artigos publicados nas bases de dados no período de 2003 a 2023, a fim de identificar e refletir avanços, melhorias e retrocessos que foram vistos nesse período. Após busca e seleção por critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 9 artigos, sendo estes publicados nos últimos 13 anos. As regiões com maior número de trabalhos foram Norte e Nordeste com 2 e 5 publicações, respectivamente, sendo Tocantins o estado com mais publicações (N=2). As regiões Centro-oeste e Sudeste contaram com apenas 1 publicação cada. A situação de insegurança alimentar foi investigada utilizando a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) em um público total de 1.971 famílias quilombolas que participaram dos estudos incluídos na revisão. O Norte e Nordeste apresentaram a maior porcentagem de insegurança alimentar em comunidades quilombolas, chegando a 95,4% e 85,1%, respectivamente. Conclui-se que nos últimos 20 anos houve poucos estudos acerca do tema, percebeu-se uma maior prevalência de IA associada a famílias que recebem algum tipo de benefício de transferência de renda, que tem como chefe de família a figura feminina, além de haver um maior percentual de insegurança alimentar em comunidades quilombolas localizadas no Norte e Nordeste.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Intervenções de saúde para a prevenção e controle de excesso de peso em escolares: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-27) Silva, Cyntia Priscila Campos Santana da; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Silva, Priscilla Pinto Costa da; http://lattes.cnpq.br/1363896566076787; https://orcid.org/0000-0002-1799-0798; http://lattes.cnpq.br/6739594623067122; https://lattes.cnpq.br/7764530639052748; Ciacchi, Erika Marafon Rodrigues
    O excesso de peso (sobrepeso/obesidade) em escolares vem aumentando e representa um problema de saúde pública no Brasil. Ações educativas em saúde no ambiente escolar podem estimular hábitos saudáveis e contribuir para a redução da prevalência do excesso de peso. Objetivou-se delinear e analisar ações de saúde realizadas em ambiente acadêmico com vistas à prevenção e combate ao excesso de peso infanto-juvenil no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa realizada com base no protocolo PRISMA, com estudos do tipo ensaios clínicos, publicados entre 2013 e 2023, nas bases de dados MEDLINE, na Literatura Latino- americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scopus. Os dados foram compilados em planilha de Excel (ano, autor, título, objetivo, métodos, resultados principais, conclusões). A maior parte dos estudos foi realizada nas regiões sul e sudeste (82%), com estudantes do nível fundamental II (48%), em escolas públicas (90%). Os estudos realizaram, em sua maioria, ações conjuntas de educação alimentar e nutricional e estímulo à prática de atividade física. Conexão com programas federais (PNAE ou PSE) foram identificados em apenas três estudos (14,3%). Conclui-se que a maior parte das intervenções apresenta resultados positivos e significativos, principalmente quando utilizam metodologias ativas de ensino e abordam atividade física e nutrição em conjunto
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Percepção de educadores acerca da educação alimentar e nutricional em uma escola de educação básica do município de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Pinto, Gleice Ribeiro; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Pequeno, Nila Patrícia Freire; https://orcid.org/0000-0002-1799-0798; http://lattes.cnpq.br/6739594623067122; Vale, Diôgo
    Em 2018, a Lei nº 13.666 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, incluindo a educação alimentar e nutricional no currículo escolar como tema transversal. O presente estudo objetivou compreender a percepção de educadores de uma escola pública de Natal/RN acerca da introdução deste tema transversal no ensino básico. Como objetivos, buscou-se identificar os conteúdos, marco referencial e as estratégias de ensino utilizadas pelos profissionais na escola; bem como potencialidades e fragilidades para introdução da alimentação e nutrição como tema transversal nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. Realizaram-se entrevistas na escola, usando roteiro semiestruturado, com 12 professores polivalentes e 1 coordenadora pedagógica. As entrevistas gravadas foram transcritas (site Transkriptor), revisadas e analisadas com Software ATLAS ti, versão 23. Verificou-se que os professores possuem idade média de 43 anos, graduação em pedagogia (83%) ou formação técnica no magistério (17%), conclusão da formação entre 2010 a 2015, e pós-graduação na área de Educação ou afim (50%). A maioria (61%) desconhece a Lei nº 13.666 e não recebeu capacitação sobre educação alimentar e nutricional, embora abordem o tema. As principais fontes de informação são o livro didático e a internet. Documentos oficiais sobre alimentação não são conhecidos. Como potencialidades destacam-se a abordagem do tema já realizada, as regras da escola que estimulam a alimentação saudável e o material didático desse nível de ensino, que contém o tema. Como fragilidades, observam-se a falta capacitação docente, grande demanda de conteúdos e falta de recursos materiais para atividades mais elaboradas. Conclui-se que a educação alimentar e nutricional tem sido abordada na instituição desde antes da promulgação da legislação pertinente. Contudo, torna-se imprescindível a implementação de estratégias de educação continuada, delineadas de forma organizada e alinhadas às demandas do processo de trabalho, integrando o pensamento crítico como um elemento inclusivo no ambiente escolar.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Quanta coisa pode estar logo ali: memórias, vivências e formação nas trilhas da extensão em nutrição
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023) Silva, Ana Clara Dantas Bezerra da; Jorge, Thiago Perez; 0000 0002 0375 8613; http://lattes.cnpq.br/9022248828077360; Nascimento, Thayse Hanne Câmara Ribeiro do; Vale, Diôgo
    A educação e a sociedade sempre estiveram intrinsicamente ligadas. Com a evolução do mundo, surge a necessidade de profissionais mais específicos e qualificados em áreas distintas do conhecimento. Nesse contexto surge a universidade estruturada sobre os três eixos: Ensino, Pesquisa e Extensão, esses interligados através do princípio da indissociabilidade. Esse trabalho consiste em um memorial de formação e tem como assunto central o Programa Trilhas Potiguares, pertencente ao eixo Extensão. Após as narrativas apresentadas sobre as experiências vivenciadas com a sociedade, percebe-se a importância desse programa para o desenvolvimento local, em vários âmbitos, e melhora da qualidade de vida da população. Além de, através da troca de saberes e experiências em novos cenários com acesso a diferentes realidades, qualificar a comunidade acadêmica quanto as suas responsabilidades sociais, tornando-os cidadãos e profissionais que se importam com a humanização nas relações com a sociedade.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM