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    Tese
    A Dialética entre a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum (1450) e seu contexto social, histórico e cultural: um estudo sob a perspectiva da Teoria da Objetivação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Nascimento, Valdenize Lopes do; Morey, Bernadete Barbosa; Radford, Luis; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; http://lattes.cnpq.br/3101795420928094; Silva, Marcia Gorette Lima da; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; Sousa, Giselle Costa de; Moura, Andréa Maria Ferreira; Gomes, Severino Carlos
    A presente tese é resultado de uma investigação que teve como objeto de estudo a relação entre a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum de Leon Battista Alberti (14041472) e o contexto social, histórico e cultural de sua produção. A obra foi escrita em 1450 para presentear o príncipe Meliaduse d’Este da corte de Ferrara na Itália diante de sua suposta ascensão como marquês d’Este. Partindo de antigos anseios manifestados por Meliaduse, relacionados a procedimentos que pudessem ser utilizados para medir os campos e para controlar as águas do rios e dos ribeirões, Alberti aborda na obra um conjunto de problemas práticos envolvendo saberes técnicos ligados às artes manuais da época - agrimensura, cartografia, navegação, arquitetura, dentre outras - que poderiam ser resolvidos por meio de procedimentos que faziam uso de diversos conceitos matemáticos, principalmente geométricos e aritméticos. Assumindo a Teoria da Objetivação como quadro teórico e conceitual, nosso principal propósito era alcançar uma maior compreensão acerca do processo de constituição histórica, social e cultural dos saberes matemáticos por meio da análise da relação entre uma obra textual e o contexto de sua produção. A investigação foi orientada pela seguinte questão: de que modo a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum emerge e, ao mesmo tempo, reproduz e afirma ideologicamente o contexto social, histórico e cultural de sua produção? Partindo do pressuposto que a relação entre uma obra e seu contexto é dialética, definimos como objetivo geral: analisar o modo segundo o qual se põe em funcionamento a dialética entre a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum e o contexto social, histórico e cultural de sua produção. A análise do funcionamento da dialética entre a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum e seu contexto demonstrou, dentre outras coisas, que essa obra é um artefato que incorpora, refrata e afirma as ideologias que operavam na Itália quatrocentista. Foram identificadas duas ideologias por trás da obra: a ideologia humanista e a ideologia dos artistas. As formas histórico-culturais de mediação que explicam a emergência de Ex Ludis Rerum Mathematicarum são: o processo de secularização da sociedade e da cultura e uma nova forma de relacionar trabalho intelectual e manual (ou teoria e prática). Essas duas formas estão estreitamente relacionadas e também explicam o projeto político que existia por trás da obra, o qual envolvia: a constituição de um novo ideal de príncipe, a inclusão da arquitetura entre as artes liberais e a elevação do status social do arquiteto. Ao longo da investigação foi percebida também a estreita ligação que o conteúdo de Ex Ludis Rerum Mathematicarum tem com outras obras de Alberti, principalmente, com seu tratado de arquitetura De re aedificatoria. Diante da investigação realizada e dos resultados obtidos, a tese defendida é que: a Teoria da Objetivação constitui um quadro teórico e conceitual com potencial analítico para explorar o processo de constituição histórica, social e cultural dos saberes matemáticos por meio da análise da relação entre uma obra matemática textual e o contexto social, histórico e cultural de sua produção.
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