Navegando por Autor "Nascimento, Valdiane Lima do"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Educação de jovens e adultos: reflexões e desafios na prática docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-28) Nascimento, Valdiane Lima do; Souza, Paulo Roberto Lima de; Dantas, Josivânia Marisa; Carvalho, Rozicleide Bezerra; Araújo, LizEste relato tem como objetivo enunciar uma narrativa crítico-reflexiva acerca de alguns desafios observados e enfrentados durante a prática educativa na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos - EJA, a qual foi vivenciada no decorrer do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no segundo semestre de 2019 orientada pela disciplina de Estágio Supervisionado de Formação de Professores II, que é voltada para a prática docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A experiência foi realizada na Escola Municipal Djalma Maranhão, localizada na zona oeste de Natal/RN, em uma turma do 5° ano. A prática foi realizada no período de quinze dias e enfatizou uma reflexão acerca da relação entre a teoria estudada durante o curso, evidenciando os processos de ensino-aprendizagem tão vistos no desenvolver da disciplina de estágio curricular. No executar das contribuições em sala de aula com a turma, percebeu-se o quão inúmeros eram os obstáculos a serem superados em uma turma da modalidade EJA. A metodologia empregada na escrita deste relato de experiência tem como base a narrativa em seu viés descritivo e reflexivo das experiências realizadas. Para fomentar algumas discussões, são apresentadas informações coletadas durante duas entrevistas semiestruturadas realizadas com a coordenadora pedagógica da EJA do turno noturno e diálogos consecutivos com a professora da sala em que ocorreu a experiência. Para a construção do embasamento teórico, destaca-se os trabalhos de autores como: Miguel Arroyo, Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro, Julieta Ida Dallepiane e Paulo Freire. Ao término da experiência, constatou-se inúmeras dificuldades de lecionar em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, desafios esses que são percebidos tão intensamente apenas com a vivência em sala de aula, perpassando assim as teorias e pesquisas estudadas durante uma graduação e indo de encontro aos medos e receios da profissão docente, capaz de superar cotidianamente as adversidades que se apresentam na educação do nosso país. Como perspectivas, as ideias contidas neste relato podem contribuir para os profissionais que estão realizando ou irão realizar a prática curricular educativa obrigatória. Como aporte, este trabalho, além de enunciar os desafios observados e vivenciados, também propõe caminhos no que tange a estas adversidades.