Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nascimento, Valeria Maria do"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Formação continuada: uma reflexão acerca da importância do pacto nacional pela alfabetização
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-17) Nascimento, Valeria Maria do; Soares, Suenyra Nóbrega; Tânia Cristina Meira Garcia; Cavalcante, Christianne Medeiros; Fernandes, Veracilda Vale da Costa
    A presente pesquisa monográfica tem como objeto de estudo a “Formação continuada: uma reflexão acerca da importância do Pacto Nacional pela Alfabetização”. Nesta perspectiva, a presente pesquisa, de cunho qualitativo, buscou investigar a formação continuada promovida pelo Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, aos professores do 1º ao 3º ano da rede pública na Escola Municipal Jesus Menino na cidade de Parelhas – RN, tendo em vista a concepção do curso como processo de ressignificação da prática pedagógica. Usando como referencial teórico autores como Tardif (2008), Libâneo (2004), Garcia(2008), Freire (2003), Schön (2000), BRASIL (2012) – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, dentre outros. Outro ponto investigado na pesquisa surgiu na curiosidade em saber qual a influência do Programa investigado, se o mesmo se materializa no processo de ensino e aprendizagem dos educandos da respectiva escola. E como seria o processo de formação continuada dos profissionais que atuam na área educacional. Sabemos que a formação docente é dos temas atuais da educação, por esse motivo a necessidade de o professor estar sempre atento às mudanças que ocorrem na área educacional. Os resultados da pesquisa apontam que a relação do programa analisado (PNAIC) com o processo de ensino-aprendizagem é muito importante, pois o mesmo tem contribuído satisfatoriamente para tal processo.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM