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Navegando por Autor "Neres, Bruna Costa"

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    Dissertação
    A construção de uma cultura de educação em direitos humanos: experiências formativas em uma escola da rede municipal de Natal
    (2018-10-31) Neres, Bruna Costa; Silva, Rosalia de Fátima e; ; ; Dias, Adelaide Alves; ; Ferreira, Adir Luiz; ; Nascimento, José Mateus do; ; Ribeiro, Vandiner;
    Nesta pesquisa, elegemos como objeto de estudo a relação entre a Educação e a construção da cultura em Direitos Humanos na escola. Partimos do pressuposto de que ser uma escola pública comprometida com a Educação em Direitos Humanos resulta de um conjunto de experiências formativas vivenciadas pelos sujeitos que atuam na instituição. Temos, assim, o objetivo de compreender os sentidos atribuídos por professoras de uma escola pública, considerada referência em aprendizagem, acerca do desenvolvimento da cultura de Educação em Direitos humanos na escola. Delimitamos a pesquisa para a relação entre as práticas e concepções de professoras de uma escola da Rede Municipal de educação da cidade do Natal, acerca da educação na perspectiva dos Direitos Humanos. Consideramos importante estudar as práticas docentes para a construção de uma cultura de Educação em Direitos Humanos na escola pública, devido à urgência em se formar sujeitos de direitos, empoderados e cientes da realidade em que estão inseridos, capazes de participar de todos os processos sociais que se estabelecem nos espaços em que é partícipe. Para tanto, como aporte metodológico, utilizamos como unidade principal de referência as entrevistas realizadas e interpretadas por meio da metodologia da Entrevista Compreensiva, aliadas às interações proporcionadas pela metodologia do Estudo de Caso. Com base nas falas e nas observações da prática, desvelamos que, apesar de uma escola pública ser considerada de referência em aprendizagem, esse fato, apenas por si mesmo, não a classifica como uma escola comprometida com a Educação em Direitos Humanos, tendo em vista que aspectos como desconhecimentos acerca dos documentos norteadores da EDH, pré-conceitos formados acerca da problemática, diferenças entre o falar e o fazer docente, causados sobretudo pela falta de embasamento e formação docente se colocam como obstáculos ao desenvolvimento da cultura de educação em direitos humanos na escola. A mudança apresenta-se a partir de atitudes que considerem as práticas escolares cotidianas como momentos de reflexão e ação sobre os direitos humanos, passando a produzir uma formação em/para os Direitos Humanos que faça sentidos a todos. Essa pesquisa evidencia que a cultura em Direitos Humanos na escola é um dos caminhos para uma sociedade melhor preparada às demandas sociais contemporâneas e se mostra como possibilidade para a criação da cultura do respeito, tolerância e paz a partir da formação de sujeitos capazes de tornarem-se autores de suas próprias histórias.
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