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Navegando por Autor "Neves, Vilma Lúcia Silva"

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    Dissertação
    Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): o processo de implantação de uma nova proposta de descentralização em duas escolas da rede municipal de ensino de Natal de 1999 a 2002
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-12-09) Neves, Vilma Lúcia Silva; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783771U3&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/6608911651546183; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; Gomes, Ana Maria Duarte do Vale; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700362A6
    A reforma do estado brasileiro teve a Constituição de 1988 como marco legal e definidor das mudanças ensejadas. Esta possibilitou mudanças significativas no desenho das políticas públicas. Nesse momento de redefinições e de novos rumos, a redemocratização, a descentralização das ações e a participação na educação pública tiveram como ponto de partida o Ensino Fundamental. Esta dissertação focaliza a análise através da escolarização, a via predominante da descentralização, por meio da ingerência do FUNDESCOLA, a partir de uma das suas ações, o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), que tem como pressuposto a ampliação do espaço democrático, visando garantir a melhoria da qualidade do ensino, através da sua metodologia. Para campo empírico elencamos as Escolas Municipais Professor Antônio Campos e Silva e Ulisses de Góis. A orientação teórico-metodológica que dá suporte a pesquisa e ancora-se na teoria da democracia participativa, em especial nos estudos de primeiro nome dos autores Pateman e Putnam, em que a participação dos indivíduos na sociedade precede uma base cultural anterior. Ou seja, na sua concepção os indivíduos têm mais oportunidade e possibilidades de participação política numa sociedade participativa apartir dos dados coletados legislação educacional, entrevista com representantes de todos os segmentos das escolas e com técnicos das secretarias de educação municipal e estadual, documentos das instituições e atas de reuniões -, constatouse que o processo de implantação do PDE, fundado em proposta de cunho democrático e participativo,se caracterizou de forma díspare nas duas escolas estudadas. Em uma delas, o PDE não conseguiu realizar as suas propostas devido a insuficiência da preparação dos profissionais, no sentido de absorver a sua metodologia, o descrédito e a rejeição ao formato fechado das propostas, que, segundo os profissionais das escolas, culmina em diminuir ainda mais a autonomia da instituição de ensino. Já na outra escola, o resultado do estudo evidencia que o PDE foi muito bem apropriado, no que se refere à estrutura sistêmica do seu Plano de Ações, o qual ajudou a escola na ação administrativa e, principalmente, possibilitou através dos recursos financeiros a realização das diversas atividades pedagógicas anteriormente planejadas. Todavia, no que consiste enquanto diferencial, ou seja, uma proposta de ampliação do espaço democrático, presumindo a participação de todos os representantes da comunidade escolar e de pais de alunos nas tomadas de decisões, os resultados do estudo evidenciam que o fator preponderante para o êxito ou fracasso do PDE reside no formato organizacional (político e pedagógico de cada escola. Isto implica em considerar: a) a constituição da escola; b) os atores que operacionalizam as atividades em seu âmbito e c) a predisposição e o interesse coletivo em participar das tomadas de decisões
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