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Navegando por Autor "Noda, Luciana"

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    Dissertação
    O Caldeirão dos esquecidos de Danilo Guanais: gênese e interpretação de uma obra para violino solo em estilo Armorial
    (2017-12-05) Holschuh, Mariana de Moraes; Queiroz, Rucker Bezerra de; ; ; Presgrave, Fábio Soren; ; Noda, Luciana;
    Este Trabalho apresenta uma pesquisa artística sobre a interpretação de O Caldeirão dos esquecidos para violino só de Danilo Guanais, em estilo Armorial; investiga, também, a interação compositor-intérprete durante sua composição e preparação para a performance. Para isto, foram utilizadas ferramentas metodológicas como revisão bibliográfica e fonográfica, reuniões, entrevista e análise da partitura final, visando à performance. Desta Pesquisa resultaram: uma proposta interpretativa construída em contato direto com o compositor - que pode servir como primeiro parâmetro para o início de uma tradição de interpretação; uma edição da partitura com dedilhados e arcadas; e a estreia da Peça com registro audiovisual. A análise dos dados sobre a interação compositor-intérprete permitiu concluir que o processo colaborativo foi benéfico para ambas as partes: por um lado, houve melhoria na escrita da Obra, que se tornou mais idiomática; por outro, o contato direto com o compositor trouxe importante contribuição à construção da proposta interpretativa. A revisão bibliográfica, a análise da partitura e a entrevista possibilitaram estabelecer que Danilo Guanais utiliza a estética Armorial de maneira pessoal, aliando-a a técnicas contemporâneas de composição, com frequente combinação de modalismo, tonalismo e serialismo.
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    Livro
    Ensaios sobre a música dos séculos XX e XXI: composição, performance e projetos colaborativos
    (2017-03-09) Presgrave, Fabio Soren; Mendes, Jean Joubert Freitas; Noda, Luciana
    Este livro marca o primeiro quadriênio do Curso de Mestrado em Música da UFRN, pioneiro no Brasil por se especializar na pesquisa da Música Contemporânea. Nele, são abordados três importantes tópicos da Música Nova: composição; aspectos específicos da performance da Música Atual; e projetos colaborativos entre compositores-intérpretes e instituições. O livro se destina principalmente a pesquisadores, docentes de Cursos Superiores e de Pós-Graduação em Música, profissionais e especialistas da área, além de leitores interessados na Música Contemporânea.
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    Dissertação
    Estratégias de estudo aplicadas na construção da performance de seis Études Op. 33 de Karol Szymanowski
    (2017-12-18) Ferreira, Regiane Alves; Cesetti, Durval da Nóbrega; ; ; Gomes Filho, Tarcisio; ; Noda, Luciana;
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar o planejamento e as estratégias de estudo aplicadas na construção da performance dos seis primeiros Études do Op. 33 de Karol Szymanowski (1882-1937). Considerando que os resultados desta pesquisa foram obtidos por meio da prática artística do pesquisador/intérprete, esta se insere na linha de “pesquisa artística” identificada por Benetti (2017). Como referenciais teóricos, selecionamos Johnston (2002) e Williamon (2004), cujos trabalhos auxiliaram na construção do planejamento e direcionamento da observação e elaboração das estratégias. O planejamento e preparação da performance dos seis Études Op. 33 foi dividido em três etapas, a primeira focada na resolução dos trechos com maiores dificuldades, a segunda dedicada à construção interpretativa e ao reforço dos trechos nos quais havia dificuldades persistentes e a terceira direcionada a um polimento interpretativo localizado, aperfeiçoando as execuções das passagens, a velocidade e a sonoridade. As ferramentas utilizadas para coleta de dados consistiram em um diário de estudo e em registros de áudio que serviram para a autoavaliação contínua durante o planejamento. Como resultados, a metodologia para a realização desta pesquisa mostrou-se eficaz e satisfatória, uma vez que a performance pública dos seis Études Op. 33 de Szymanowski aconteceu dentro do prazo estabelecido, as oito estratégias aplicadas nas sessões de práticas revelaram-se flexíveis e bem escolhidas e as ferramentas metodológicas adotadas como o diário de estudo e a gravação das sessões de prática foram imprescindíveis fornecendo dados para a construção deste trabalho e subsídios para discussões e reflexões sobre todo o processo de planejamento e preparação da performance.
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    Dissertação
    Estratégias de estudo aplicadas na parte da clarineta para performance do Duo para clarineta e fagote de César Guerra-Peixe (1970)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-28) Silva, Enéas Albuquerque; Noda, Luciana; Araújo, Amandy Bandeira de; ; http://lattes.cnpq.br/9613214603580512; ; http://lattes.cnpq.br/3468339107575304; ; http://lattes.cnpq.br/2066913250283393; Barbosa, Joel Luís da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7047299547171544; Alliprandini, Pedro; ; http://lattes.cnpq.br/7382849898223265
    Esta pesquisa tem como principal objetivo propor estratégias de estudo a serem aplicadas para o desenvolvimento de habilidades para performance, na parte da clarineta, do Duo para clarineta e fagote de Guerra-Peixe (1970a), oferecendo soluções, a partir do manuscrito, em questões relacionadas à digitação, respiração e articulação em trechos específicos. A metodologia está dividida em seis etapas: (1) pesquisa bibliográfica que procurou compreender as transformações estéticas sofridas pela obra de Guerra-Peixe (1970a), durante o período de 1950 a 1971; (2) coleta e obtenção de dados referente ao manuscrito (GUERRA-PEIXE, 1970a) e da edição de José Staneck (GUERRA-PEIXE, 1970b); (3) averiguação de possíveis divergências em trechos específicos da obra; (4) definição das categorias de dificuldades voltadas à digitação, respiração e articulação; (5) seleção dos excertos a serem estudados em cada categoria; e (6) proposição das estratégias de estudo, aplicadas na parte da clarineta, para performance do Duo para clarineta e fagote de Guerra-Peixe (1970a) oferecendo soluções, a partir do manuscrito. O referencial teórico teve como base os trabalhos de Ronkin; Benoit; Burlingame (1999), Campione (2001), Guy (2004) e Araújo (2016). As estratégias de estudo mencionadas no referencial teórico para o desenvolvimento de habilidades, na parte da clarineta, foram aplicadas em trechos específicos selecionados do Duo para clarineta e fagote de Guerra-Peixe (1970a) onde revelaram-se eficazes ao seu intento.
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