Navegando por Autor "Nogueira, Anete Alves da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Educação de jovens e adultos na cidade do Natal: uma reflexão sobre sucesso e insucesso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-09-24) Nogueira, Anete Alves da Silva; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9; ; http://lattes.cnpq.br/4490427219820026; Silva, Paulo Roberto Palhano; ; http://lattes.cnpq.br/0668404365830780; Aragão, Ana Lúcia Assunção; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795184P6O presente trabalho teve como objetivo pesquisar o insucesso e o sucesso na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base nos índices de aprovação, reprovação e evasão das escolas do Município de Natal/RN. Foi necessário refletir sobre as razões pelas quais os educandos dessa modalidade estavam abandonando a escola, ficando, portanto, desprovidos do acesso à escolaridade, enquanto outros permaneciam. Assim, buscamos conhecer esses sujeitos e seu ambiente escolar. Na busca por esses fatores, iniciamos abordando a política da EJA, fazendo um percurso histórico, evidenciando fatos significativos na história do Brasil e da Cidade do Natal. Na construção dos dados para a pesquisa, percorremos caminhos que nos levaram às Secretarias Estadual e Municipal, em busca dos índices de aprovação, reprovação e evasão no ano de 2009. Baseados nesses índices escolhemos duas escolas: uma de maior e outra de menor índice de insucesso em relação ao encontrado no município. Pesquisamos o seu funcionamento durante o ano de 2010, realizando entrevistas com alunos, professores, gestores e funcionários, análise de documentos das secretarias das escolas, e de documentos que regem a modalidade de EJA no município de Natal. Retomando o caminho trilhado, apontamos fatores internos e externos que possam vir a contribuir com o insucesso e o sucesso dos alunos das escolas pesquisadas, ressaltando que o diferencial entre as duas está no trabalho em equipe realizado pela escola que apresenta índice melhor