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Navegando por Autor "Nogueira, Jamille Michele Xavier"

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    TCC
    A curadoria de conteúdos como estratégia de marketing: estudo de caso da Netflix Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-13) Oliveira, Kaliane Eveny Martins de; Carvalho, Andréa Vasconcelos; Nogueira, Jamille Michele Xavier; Alves, Tatiana Nascimento Augusto Dutra
    A presente pesquisa almeja identificar de qual forma a curadoria de conteúdos está sendo utilizada pelas empresas no Brasil, em especial pela empresa Netfix Brasil. Deste modo, com o intuito de atingir o objetivo principal desta pesquisa, foram apresentados embasamentos teóricos relacionados ao novo contexto que emerge a sociedade da informação, o da web 2.0. Além disto, se abordou a temática acerca da curadoria de conteúdos desde sua origem, passando pelas suas transformações e como a mesma vem se inserindo no aspecto estratégia de mercado. Ademais, desejou traçar o atual panorama brasileiro, no que concerne a curadoria de conteúdos no uso do marketing de conteúdos e as pretensões das organizações que optam por esta estratégia, no qual, seus dados serviriam de embasamento teórico para análise metodológica. A partir disso, a pesquisa visou compreender como a curadoria de conteúdos está sendo utilizada pelas empresas no Brasil, em especial pela empresa Netfix. Possuindo assim como objetivos específicos: a) Caracterizar a curadoria de conteúdo aplicada a estratégias de mercado; b) Identificar o engajamento do público obtido com a curadoria de conteúdo; c) Identificar o tipo de agregação de valor utilizado na curadoria de conteúdo da Netflix. Portanto, a pesquisa baseou-se na observação do estudo de caso, nas mídias sociais Facebook, Twitter e Instagram da empresa Netflix. Utilizando-se como técnicas a observação direta, a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Através disto, constatou que no Brasil o uso da curadoria pelas organizações ocorre por meio do marketing de conteúdo, onde se apresenta de maneira ainda básica, mas observa-se a pretensão de expansão no mercado. Por fim, a análise das mídias sociais indicou que a Netflix, realiza a curadoria de conteúdo adaptando o seu conteúdo conforme a mídia social que será usada para divulgação. Utilizando-se com mais frequência, no geral, do modelo de agregação para agregar valor ao conteúdo curado.
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    Dissertação
    Estudo de usuários da informação nas redes sociais na internet: uma etnografia virtual na fanpage do TVU notícias
    (2018-12-12) Nogueira, Jamille Michele Xavier; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; ; ; Carrera, Fernanda Ariane Silva; ; Moreira, Luciana de Albuquerque;
    Essa dissertação tem o objetivo de fazer um estudo de usuários da informação a partir de bases teóricas presentes no conceito do comportamento informacional e de práticas informacionais. Essas duas perspectivas se sustentam, respectivamente, nos paradigmas cognitivo e social da Ciência da Informação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e descritiva, na qual se aplica a técnica da etnografia virtual, amparada pelos instrumentos da observação participante, entrevistas semiestruturadas e levantamento de dados estatísticos. O campo empírico é a fanpage do TVU Notícias no Facebook, considerando que os usuários da informação se fazem cada vez mais presentes nesses ambientes não-físicos. Dessa forma, teve-se como objetivo analisar os aspectos relacionados ao comportamento informacional, além de evidenciar elementos das ações dos usuários da informação que condizem com a abordagem socioconstrutivista, emergente como terceiro paradigma dos estudos de usuários no campo da Ciência da Informação. Os resultados da investigação foram analisados a partir da análise categorial de conteúdo, conforme Bardin. Foram elencadas quatro categorias finais, condizentes com elementos do comportamento e das práticas informacionais: reconhecimento da necessidade de informação, busca da informação, uso da informação, além da interação dos usuários. Como resultados têm-se que os usuários utilizam a fanpage como fonte de informação, o que é proporcionado especialmente pela característica da convergência na rede social na internet. A relação dos sujeitos com a informação não ocorre sempre devido a uma necessidade explícita ou um estado anômalo de conhecimento. Em muitos casos, não há um problema a se resolver. Consequementemente, o usuário não faz uma busca efetiva de informação para solucionar um problema específico. Entende-se que o ambiente estudado se faz interativo e o sujeito pode se deparar casualmente com a informação ou buscá-la por simples prazer ou curiosidade. Além disso, foi evidenciado o elemento sociabilidade como fundamental nessa relação usuário-informação e na construção do conhecimento. Por fim, esboçou-se algumas recomendações de aplicabilidade das constatações para melhorias e adequações na fanpage do TVU Notícias.
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