Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nogueira, Joel Dikson de Lima"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Uma experiência da dança como conteúdo da educação física na Escola Municipal João Vitor da Silva Lima - Ielmo Marinho/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-26) Nogueira, Joel Dikson de Lima; Surdi, Aguinaldo César; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; http://lattes.cnpq.br/4175626906419886; Marques, Danieli Alves Pereira; http://lattes.cnpq.br/6024670193365228; Azevedo, Laise Tavares Padilha Bezerra Gurgel de; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
    O objetivo deste trabalho foi analisar uma experiência pedagógica sobre a dança como conteúdo da educação física escolar que atendesse às expectativas em relação ao conteúdo dança no ensino fundamental, visando identificar possibilidades de ensino e dificuldades encontradas que pudessem contribuir para a ampliação desse conteúdo na escola. A metodologia empregada baseou-se num relato de experiência, em que o investigador atuou como pesquisador-participante. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal João Vitor da Silva Lima, na comunidade de Alegria, distrito de Ielmo Marinho-RN. A coleta de dados ocorreu durante 18 aulas da Unidade de Ensino com o conteúdo dança na Educação Física. Os registros das aulas ocorreram por meio de observações, fotos e um diário de anotações de campo, em que as avaliações se deram a partir das aulas, envolvendo aproximadamente 22 crianças/alunos. Os resultados demonstraram que, mesmo diante dos desafios enfrentados pelo professor de Educação Física quanto à sua prática no cotidiano escolar, por ser um conteúdo pouco trabalhado, despertou nos alunos interesse e/ou prazer pela dança, partindo de aulas construtivas envolvendo a arte do movimento como forma de incentivo à aprendizagem. Como considerações finais, aponta-se que a dança, como conteúdo da Educação Física, pode ser uma boa estratégia de incentivo no processo de ensino aprendizagem escolar, proporcionando benefícios positivos que trabalham o movimento, a criatividade, a musicalidade, a socialização, as atitudes, os gestos e a leveza. Destaca-se que, no processo de aprendizagem, o professor de Educação Física, por ser um facilitador, exerce grande influência na aprendizagem dos alunos, de modo que é visto como protagonista nessa construção do conhecimento.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM