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Navegando por Autor "Noro, Natália Souza"

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    Dissertação
    Arar o ensino de literatura a contrapelo: Torto Arado e seu potencial para o letramento literário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-21) Noro, Natália Souza; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia; http://lattes.cnpq.br/1240776467735498; https://orcid.org/0000-0003-3038-1919; http://lattes.cnpq.br/0618464423625760; Faria Júnior, Fernando Maués de; Almeida, Danielle Grace Rego de; http://lattes.cnpq.br/7219653706022187
    Um livro com tiragem de cinco mil costuma ser considerado um sucesso de vendas no Brasil. Por sua vez, Torto Arado já alcançou a marca de cem mil cópias vendidas, além de ter conquistado as principais premiações nacionais de romance. Um dos aspectos que se sobressai na justificativa desse êxito é o fato da literatura de Itamar Vieira Junior ser uma literatura das alteridades, dialogando diretamente com os postulados de Benjamin (1987b) ao propor “escovar a história a contrapelo”, que convida não apenas a pensar em uma inversão da ordem, mas a uma nova fundação da tradição dos oprimidos. Com este estudo, objetiva-se então, analisar o romance a partir de suas representações de resistência à barbárie (Benjamin, 1987a; 1987b) e das cicatrizes do colonialismo (Fanon, 1968) para a composição do discurso literário. Dessa interpretação, delimitam-se também apontamentos para um projeto de letramento levando em consideração um percurso didático-metodológico em que se valoriza a leitura literária como experiência (Larrosa, 2002) e compreende a escuta ativa (Bajour, 2012) como importante método de apreensão da realidade por parte dos educandos. Diante das análises suscitadas, conclui-se que Torto Arado traz contribuições enriquecedoras para a formação humana ao se comprometer com um horizonte imaginativo revolucionário para/com os oprimidos, assim como, as temáticas formalizadas em seu discurso apresentam um terreno fecundo para uma educação literária crítica e libertadora.
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