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Navegando por Autor "Noronha, Glaucianny Amorim"

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    Tese
    Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-13) Silva, Sheila Valéria Pereira da; Noronha, Claudianny Amorim; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; http://lattes.cnpq.br/2534046929224383; Parente, Claudia Pereira de Lima; Noronha, Glaucianny Amorim; Borowsky, Halana Garcez; 02190645042; Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves; 91013577434; Gomes, Luanna Priscila da Silva; https://orcid.org/0000-0002-7157-6870; http://lattes.cnpq.br/8876754933365521; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; https://orcid.org/ 0000-0002-7864-1065; http://lattes.cnpq.br/6982452047842223
    Considerando a pertinência do ensino da álgebra desde os primeiros anos de escolaridade, para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes, das compreensões dos futuros estudos em álgebra e das apreensões dos conhecimentos matemáticos. Além de ser uma temática em emergente crescimento, no âmbito da elaboração de currículos, de práticas e de pesquisas acadêmicas educacionais. A presente pesquisa doutoral estudou analiticamente os Cadernos de Matemática para os professores, da Coleção Práticas de Letramentos no Ciclo de alfabetização, do Programa SOMA. Tendo por objetivo geral, a partir da compreensão de que o desenvolvimento do pensamento algébrico se dá numa perspectiva relacional, analisar como as tarefas/sugestões didáticas propostas nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA, podem contribuir para o trabalho do professor na promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Sendo os nossos objetivos específicos: evidenciar se e como as tarefas/sugestões didáticas abrangem os conhecimentos e habilidades previstos para cada um dos anos de ensino contemplados pelo SOMA, considerando a versão atual da BNCC; indicar, quando necessário, abordagens/estratégias que possibilitem ao professor ampliar o potencial das tarefas para promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Na organização teórico-epistemológica deste estudo, nossa fundamentação parte da concepção de Fonseca (2014), no que trata sobre a alfabetização matemática. No que concerne ao desenvolvimento do pensamento algébrico, nos apoiamos nos estudos de Kieran (2004, 2007, 2011), Kieran, Pang, Schifter e Ng (2016), Blanton e Kaput (2005), Carraher, Schliemann, Brizuela e Earnest (2006), Cai e Knuth (2011), Mason (2008), e, especificamente, para o estudo de padrões, em Vale, Palhares, Cabrita e Borralho (2006), Vale e Pimentel (2011, 2013), Pimentel e Vale (2011). Na abordagem do pensamento relacional nos apoiamos em Carpenter, Levi, Franke e Zeringue (2005), Jacobs, Franke, Carpenter, Levi e Battey (2007), Franke, Carpenter e Battey (2008), Empson, Linda e Carpenter (2011). Esta é uma investigação do tipo documental, pois levantamos e analisamos dados nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do Programa SOMA. Para o tratamento analítico dos dados levantados, estabelecemos como método de análise inferências, ou seja, interpretando e refletindo acerca das tarefas/sugestões didáticas. Nas análises reflexivas verificamos que as tarefas/sugestões didáticas dos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA abrangem a realização de classificações, mediante atributos numéricos e geométricos e, em especial, os Cadernos dos 2º e 3º anos, que englobam o estabelecimento de relações, o descobrimento/elaboração de padrões, a identificação dos próximos/ausentes elementos e o desenvolvimento de generalizações, em sequências numéricas e figurais. Estes aspectos são integrantes do modo de pensar algebricamente.
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    Tese
    GeoGebra e a resolução de problemas na aprendizagem da função polinomial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-13) Braz, Ricardo Antônio Faustino da Silva; Noronha, Claudianny Amorim; ; ; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; Borowsky, Halana Garcez; ; Gonzalez, Fredy Enrique; ; Menezes, Josinalva Estácio; ; Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves; ; Noronha, Glaucianny Amorim;
    A motivação para este estudo se deu pela necessidade de investigar uma nova proposta dinâmica para o ensino de funções polinomiais usando uma plataforma de aprendizagem e buscando embasamento na Teoria Histórico-Cultural associada ao campo de estudo da Resolução de Problemas. Para a apropriação do saber pelo campo de estudo da Resolução de Problemas vislumbramos a possibilidade de apresentar tanto para estudantes quanto para professores o ensino por investigação. Desse modo, desenvolvemos uma sequência de atividades que foi executada via plataforma GeoGebra, a qual potencializou a elaboração das ações e protocolos de construção proporcionando o diálogo entre os envolvidos. Vale ressaltar que conseguimos estabelecer uma relação evidente entre a representação da função polinomial em suas quatro formas propostas pelo autor que norteou a hipótese deste estudo. Consideramos um estudo de pesquisa qualitativa, pois os dados foram constituídos no momento de execução do curso oferecido a estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os dados apresentados nos instrumentos escritos e gravados, tanto em áudio quanto em vídeo, forneceram o material para a análise posterior. Nos diálogos, os estudantes e o pesquisador interagiram com as atividades que foram vivenciadas na plataforma GeoGebra. Com o objetivo de motivar os estudantes para a resolução dos problemas apresentamos questões dentro do seu contexto social e cultural. A proposta de atividade elaborada e a análise dos resultados obtidos foram guiadas por aspectos do campo de estudos da Resolução de Problemas. A pretensão da investigação foi apresentar aos estudantes e professores como representar, na plataforma GeoGebra, construções dinâmicas que são aplicativos e validem a formação do conceito de funções polinomiais de forma dinâmica e interativa. No decorrer da resolução dos problemas buscamos aprimorar a construção e a representação dinâmica das atividades implementando com os comandos da plataforma GeoGebra e favorecendo a criação de novos aplicativos. Considerando tanto nossas avaliações instantâneas quanto as tomadas de decisões dos estudantes na resolução dos problemas propostos, constatamos que houve um aprendizado levando ao desenvolvimento do estudante. Diante disso, concluímos que uma abordagem dada ao ensino da função polinomial utilizando as ferramentas, os comandos e aplicativos da Plataforma GeoGebra favorecem ao desenvolvimento e a aprendizagem deste conteúdo. Assim, potencializando uma ideia nova e mais abrangente consideramos um diálogo na formação tanto dos estudantes quanto no apoio em sala de aula para os professores. Delimitando dificuldades didáticas tanto no cotidiano quanto em sala de aula em busca de formas de aprendizado, apontamos a tecnologia como um suporte para o ensino nas novas gerações.
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    Dissertação
    Obras complementares: um elo entre a leitura e os conteúdos matemáticos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-14) Noronha, Glaucianny Amorim; Mendes, Iran Abreu; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://lattes.cnpq.br/6127596804185268; Flores, Claudia Regina; ; http://lattes.cnpq.br/8268667218086998; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; ; http://lattes.cnpq.br/6982452047842223; Pontes, Mercia de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2837543031766434
    O Governo Federal por meio dos seus Planos e Programas investe em diferentes políticas com a intenção de alcançar o principal objetivo do milênio, oferecer a educação básica para todos. Dentre estes, destacamos neste trabalho O Programa Nacional do Livro Didático, com ênfase nas Obras Complementares. Estas obras apresentam-se por meio de diferentes gêneros textuais, tais como: poemas, poesias, contos, parábolas, romances, literaturas, livros paradidáticos etc. proporcionando uma variedade de possibilidade de trabalho didático. Entretanto, ainda são pouco conhecidas pelos professores dos níveis de ensino a que se destinam. Com base nas discussões e estudos realizados neste sentido, desencadearam-nos preocupações com o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática. Isto nos fez atentar para uma possibilidade de estudo onde a leitura pudesse ser incluída neste processo. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal investigar as potencialidades didáticas e conceituais de uso das Obras Complementares no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita matemática dos alunos dos três primeiros anos do Ensino Fundamental e, a partir daí, propor um material didático com orientações para uso destas obras por professores dos 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso, delineamos as questões de leitura e compreensão do conhecimento matemático como àquelas de nossos interesses de estudos. Neste sentido, a referida proposta foi construída a partir do estudo bibliográfico de obras que abordam as contribuições da leitura para a aprendizagem de conteúdos matemáticos, a exemplo de Machado (2001), Nacarato (2009); Dantas (2011), Smole e Diniz (2001). Como resultado, criamos o Guia de Orientação de uso das Obras Complementares para Professores que Ensinam Matemática, com vista a dar suporte à prática de professores e futuros professores que ensinam matemática. Apoiado no uso de Obras Complementares, em especial aquelas distribuídas nas escolas públicas pelo Programa Nacional do Livro Didático PNLD e que possuem conteúdos matemáticos, este Guia tem a intenção de apresentar algumas das possibilidades de uso deste recurso nas aulas de matemática. (Observatório da Educação - Capes/INEP. Ed. 038-2010. Grupo de Pesquisas CONTAR - UFRN - PPGED/PPGEL/PPGECNM - Propesq)
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