Navegando por Autor "Noronha, Jardênia Azevedo da Silva"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Educação permanente e caracterização de uma unidade básica de saúde acerca do suporte básico de vida no município de Caicó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Naedja Naira Dias de Lira e; Costa, Pâmera Medeiros da; http://lattes.cnpq.br/7486718260236996; http://lattes.cnpq.br/4322700642535676; Carreiro, Bruno Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5121600464214646; Noronha, Jardênia Azevedo da Silva; http://lattes.cnpq.br/1381305719593324A parada cardiorrespiratória (PCR) é caracterizada pela cessação da atividade mecânica cardíaca sendo confirmada pela ausência de sinais de circulação considerada, então, um problema de saúde pública. Almejando reverter este colapso, foi desenvolvido o método de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) que configura as tentativas de readquirir a circulação espontânea. Por isso, a capacitação em Suporte Básico de Vida (SBV) representa, na atualidade, uma estratégia de política no suporte à saúde da população. Assim, o presente estudo visou capacitar os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS)- Santa Costa em Suporte Básico de Vida no cenário da atenção básica e caracterizar a estrutura da unidade, seus insumos e medicamentos de urgência e emergência. No decorrer do projeto de intervenção, os profissionais participantes do estudo tiveram uma capacitação teórico-prática sobre a temática. Os dados coletados foram tabulados e analisados, sendo possível inferir que os profissionais já possuíam algum nível de conhecimento prévio acerca da temática, mas que o estudo foi relevante para o processo de capacitação permanente dos profissionais da UBS, pois possibilitou a retificação de equívocos e o incremento profissional, pelo fato dos funcionários aprimorarem suas expertises sobre o assunto. Permitindo, assim, contribuir na qualificação dos serviços ofertados à população e no aprimoramento das competências laborais. Em virtude dos fatos mencionados, a PCR é caracterizada como um problema de saúde pública que merece atenção, e a redução de desfechos indesejáveis é um desafio para os serviços de saúde e para toda a sociedade. Por fim, presume-se que este trabalho tenha disponibilizado aos indivíduos capacitados uma maior conexão entre a teoria e a prática, permitindo instigar reflexões quanto à importância do tema e a ação dos profissionais.TCC Grupos educativos no currículo médico: estratégias para a formação integral em atenção primária à saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-31) Silva, Larissa Melo; Rosa, Luiz Paulo Gomes dos Santos; Diniz, Helyson da Nóbrega; Noronha, Jardênia Azevedo da SilvaO presente estudo busca analisar a inserção de grupos educativos no currículo do curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com foco nas Vivências Integradas na Comunidade (VIC). As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Medicina e a Política Nacional de Atenção Básica orientam a formação de profissionais com visão humanista, ética e crítica, capazes de atuar em diferentes níveis de atenção à saúde com foco na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde coletiva e individual. A pesquisa, de abordagem qualitativa e documental, baseou-se na análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e de materiais complementares, avaliando a aplicação de metodologias como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e o uso de grupos educativos. Os resultados mostram que, embora o PPC enfatize a formação humanista e integrada à comunidade, a abordagem de grupos educativos é limitada, sendo tratada de forma secundária em alguns componentes curriculares. Grupos educativos, descritos como espaços terapêuticos e pedagógicos, são ferramentas essenciais para desenvolver competências técnicas, éticas e de trabalho em equipe, promovendo o cuidado integral e alinhado às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, desafios como a falta de treinamento específico e a predominância do modelo biologicista limitam a prática e a consolidação desses grupos no ensino médico. O estudo propõe estratégias para ampliar o uso de grupos terapêuticos, como a integração interdisciplinar, a adaptação de componentes curriculares para incluir habilidades práticas em dinâmicas grupais e a implementação de projetos comunitários supervisionados. Conclui-se que a formação médica deve priorizar o fortalecimento teórico e metodológico desses grupos, promovendo um modelo de cuidado mais abrangente e alinhado às demandas sociais e de saúde pública do Brasil.Dissertação O Serviço de Atendimento Móvel às urgências como cenário para a formação médica: potencialidades e desafios(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-20) Noronha, Jardênia Azevedo da Silva; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; ; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; ; http://lattes.cnpq.br/1381305719593324; Bonfada, Diego; ; http://lattes.cnpq.br/3824146378320609; Costa, Isabel Karolyne Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/5634179237433724A Vivência Integrada na Comunidade surge como uma proposta de metodologia ativa na integração da tríade ensino-serviço-comunidade, atuando como algo inovador no processo ensino aprendizagem. Sendo este um módulo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas, oportuniza ao estudante sua inserção em diversos campos do sistema de saúde, além de promover a integração entre a universidade, os gestores e os trabalhadores da área da saúde. Esta pesquisa busca identificar as potencialidades e desafios da experiência formativa no atendimento pré-hospitalar desenvolvido no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na ótica do estudante. Sendo um estudo de natureza qualitativa, exploratório e descritivo utiliza como dados tanto a experiência da pesquisadora quanto os relatos dos estudantes acerca do impacto da inserção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em sua formação. A partir da análise temática foram criadas quatro categorias, a saber: “O momento no SAMU central, consistiu apenas numa conferência”; “Ao adentrar o serviço nos tornamos parte daquilo que antes era um mera especulação”; “Toda experiência é válida para a formação, mesmo que não alcancemos todas as expectivas”; e “Ensinar e aprender são molas mestras de um mesmo processo”, com as quais foram trabalhadas as falas dos alunos. Os resultados alcançados comprovam que a Vivência Integrada na Comunidade contribui para o fortalecimento da formação acadêmica e profissional, além de permitir que os estudantes colaborem com os profissionais do serviço no qual estão inseridos auxiliando tanto o serviço quanto a universidade a sanar ou minimizar as fragilidades apontadas, tais como uma melhor organização do tempo durante as visitas, maiores esclarecimentos sobre os protocolos, entre outros, garantindo um maior aproveitamento da disciplina em questão servindo de direcionamento para outras instituições formadoras que desejem implantar essa metodologia em suas grades curriculares. Os objetivos da pesquisa tencionam compreender o processo de articulação e sistematização da relação institucional entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a universidade; identificar a percepção dos estudantes quanto ao aprendizado da Vivência Integrada na Comunidade elencando suas potencialidades e fragilidades.