Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Nunes, Albano Oliveira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O ensino de óptica no nível fundamental: uma proposta de ensino aprendizagem contextualizada para a oitava série
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-06-06) Nunes, Albano Oliveira; Barreto, Ciclamio Leite; ; http://lattes.cnpq.br/2532760140534053; ; http://lattes.cnpq.br/0251675158707532; Nobre, Eloneid Felipe; ; http://lattes.cnpq.br/9835905531220655; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9
    O presente trabalho versa sobre a investigação e possível intervenção, no contexto atual do ensino de física, em especial o de óptica, na oitava série/nono ano/IV Ciclo do Ensino fundamental. Mostramos o contexto do Ensino de Ciências atual bem como, discutimos a formação, necessidades profissionais, as práticas pedagógicas e dificuldades teórico-metodológicas enfrentadas pelos professores desse nível. Outra questão importante no cenário do ensino de ciências, e que discorremos aqui é a necessidade de Alfabetização Científica efetiva para que o cidadão possa emitir juízo de valor a respeito das questões relativas à ciência e à tecnologia. Essa dissertação pretendeu, ainda, partindo do contexto identificado nos questionários aplicados aos professores, apontar, através da elaboração e implementação de planos de aula, alternativas para o desenvolvimento de um ensino-aprendizagemavaliação prazeroso, quanto às metodologias implementadas, bem como significativo para o educando, através da incorporação de elementos como: Interdisciplinaridade, contextualização e formação por competências. Aprofundamos, ainda, a análise dos referenciais curriculares (LDB, DCN, PCN, RCB) e dos tipos de conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) a serem trabalhados por esse ramo do conhecimento humano, visando assim, um ensino das ciências realmente contextualizado, de qualidade e agradável nesse nível de ensino. Apresentamos o perfil do Profissional que atua, neste nível de ensino, na rede pública estadual de ensino da cidade de Russas CE, região do Vale do Jaguaribe. Analisamos também a eficácia dos planos de aula através de procedimentos avaliativos aplicados aos alunos da oitava série das Escolas: CAIC Senador Carlos Jereissati e EEF Manuel Matoso Filho, a partir dos quais evidenciamos os conceitos adquiridos durante a implementação das aula
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM