Navegando por Autor "Nunes, Ana Beatriz Peixoto"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Análise das dimensões de hospitalidade em uma rede de restaurantes comerciais no Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Nunes, Ana Beatriz Peixoto; Clemente, Heleni Aires; https://orcid.org/0000-0002-2180-6754; http://lattes.cnpq.br/2608192490586369; https://orcid.org/0000-0001-9072-814X; http://lattes.cnpq.br/2698718683758165; Oliveira, Vanessa Teixeira de Lima; https://orcid.org/0000-0002-1735-4724; http://lattes.cnpq.br/4538665716088894; Candeia, Mateus Chaves; https://orcid.org/0009-0003-5269-9255; http://lattes.cnpq.br/2608192490586369Nos dias atuais, o ritmo acelerado de vida fez com que o consumo de alimentos fora de casa se tornasse uma necessidade, e os restaurantes comerciais uma alternativa procurada por sua variedade culinária. Nesse cenário competitivo, os proprietários de restaurantes buscam estratégias para atender às necessidades dos clientes, com o objetivo de aumentar a lucratividade e visibilidade do negócio. Para tanto, muitos investem nas diversas dimensões da hospitalidade. O objetivo do presente estudo foi avaliar a satisfação dos clientes com base nos atributos de hospitalidade de um restaurante comercial, localizado em Natal, no Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa para coleta de dados. Configurou-se como uma pesquisa descritiva e exploratória, utilizando um questionário previamente aplicado aos clientes das unidades comerciais de uma rede de restaurantes localizados na capital do Rio Grande do Norte. Os dados analisados foram provenientes das respostas fornecidas pelos clientes no período entre agosto de 2023 e julho de 2024, sendo este estudo focado na comparação das informações entre duas unidades específicas da rede. Como resultados, foram coletadas 22.577 respostas, distribuídas entre duas unidades: 13.382 provenientes do restaurante localizado próximo à praia (RP) e 9.195 do restaurante situado no shopping (RS). Os aspectos avaliados, como a agilidade (RP=96,3%; RS=96,9%) no atendimento, simpatia (RP=93,9%; RS=97,3%) e disposição da equipe (RP =96,3%; 97,6%) foram positivos em ambos os restaurantes. A apresentação visual dos pratos assim como a qualidade das bebidas apresentaram avaliações positivas em ambas as unidades. Este estudo evidenciou que a hospitalidade, especialmente a agilidade no atendimento, simpatia e disposição da equipe, é essencial para a satisfação dos clientes e para o sucesso dos restaurantes comerciais.
