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Navegando por Autor "Nunes, Maria Rita de Oliveira"

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    Dissertação
    Investimentos internacionais e o turismo em Tibau do Sul/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-03-20) Nunes, Maria Rita de Oliveira; Fonseca, Maria Aparecida Pontes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785359J5; ; http://lattes.cnpq.br/5697616012695964; Sonaglio, Kerlei Eniele; ; http://lattes.cnpq.br/1823313556538300; Tulik, Olga; ; http://lattes.cnpq.br/3040970699797378
    A busca pelo lazer na sociedade capitalista atual, cria espaços produzidos para esse fim. Regiões litorâneas tem seu espaço tomado por uma população em busca do descanso. Tibau do Sul entra nessa lógica e insere-se competitivamente, por apresentar grandes espaços de lazer e belezas naturais. Caracterizado por apresentar um público visitante predominantemente europeu, sofre alteração em sua destinação devido a crise financeira ocorrida em 2008. A retração do fluxo de visitantes e a dependência econômica da região na atividade econômica (turismo) transforma a destinação e a atividade turística. A infraestrutura levada pelas políticas públicas trouxe ao município investimentos significativos em segundas residências, o município foi o que apresentou maior índice em todo o Estado do Rio Grande do Norte no ano de 2010, tal dado repercute também no turismo. Por tanto este trabalho tem como objetivo geral analisar como a crise financeira global repercutiu na atividade turística e na destinação turística de Tibau do Sul RN. Como caminho metodológico foi escolhida a análise qualitativa dos dados, no entanto, sem menosprezar os números. Foi realizada um levantamento dos imóveis negociados no município por investidores internacionais entre os anos 2000 e 2012. Como resultado da pesquisa verificou-se que os maiores grupos de investidores no município são originários de Portugal, Espanha e Itália e que a partir do ano 2008 (ano da crise) tem esses investimentos reduzidos. A retração dos investimentos reflete-se localmente através de condomínios e residências abandonadas ou fechadas e também na redução do fluxo de visitantes. Essa diminuição do público internacional fez com que os agentes turísticos se adaptassem ao fato, criando novos pacotes turísticos com operadoras de turismo massivo e pacotes de compra coletiva (valores abaixo do mercado), diminuindo a quantidade de funcionários, fechando as portas no período de baixa estação (inverno). Paralelo a isso, percebeu-se que o público que visita a região agora é o público doméstico. Com o acesso da classe c ao mercado de viagens e sua ascensão na economia, são eles quem tem respondido a necessidade de ocupação dos meios de hospedagem. O que se percebe é que a atividade sofreu uma mudança significativa, no seu público, investidores e na atividade, refletindo a destinação. Tibau do Sul reflete localmente o que acontece no mundo, apresenta uma crise e precisa se redefinir para manter-se competitivo
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