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Navegando por Autor "Nunes, Patrícia de Souza"

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    Dissertação
    Brancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RN
    (2019-05-02) Nunes, Patrícia de Souza; Silva, Josimey Costa da; ; ; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; ; Tavares Júnior, Frederico Augusto;
    A mídia desempenha uma função conformadora, por meio de muitas imagens que são socializadas entre os indivíduos, supervalorizando certos padrões estéticos e contribuindo para a difusão massiva de modelos de corpos a serem alcançados. O corpo feminino não escapa a essas lógicas de consumo, publicizado como apêndice de produto, atrator dos olhares dos observadores. A representação imagética do gênero feminino na publicidade urbana em Natal, capital do Rio Grande do Norte, por meio de outdoors, insere-se nessa perspectiva. Observei os outdoors veiculados em seis das principais avenidas da cidade, tendo como interlocutores basilares estudiosos que discutem os fenômenos da mídia em suas dimensões semiótica, histórica e cultural – como Baitello Junior (2014), Guimarães (2004) e Flusser (2008); os recursos analíticos da semiótica e imagem – como Dondis (1997), Perez (2016) e Joly (1996); questões de gênero e construção do feminino – como Beauvoir (2016), Butler (2017), Scott (1995) e Bourdieu (2017); o corpo como mídia, como linguagem que se utiliza do corpo como signo – como Santaella (2004), Sant’Ana (2001), Campello (1995) e Rector (1990); a publicidade como difusora de representaçõesideologizadas e estereótipossociais, estudossobre a sociedade do consumo – como Lessa (2005), Mota-Ribeiro (2005), Januário (2016), Bauman (2008), Baudrillard (2010), Lipovetsky (2000), Berger (1972), Goffman (1987) e Carvalho (2000). Como resultado da pesquisa, concluo que a publicidade natalense em outdoors constrói um padrão estereotipado de como a mulher e o corpo feminino devem ser representados. Esse padrão se manifesta em sete categorias: i) corpo subordinado; ii) corpo observante e observado; iii) corpo em movimento; iv) corpo profissional; v) corpo hierárquico; vi) corpo em contato com outro; vii) corpo belo e erótico. Concluo que a imagem da mulher continua sendo mais explorada do que a do homem pela publicidade externa de Natal; que os padrões que se mantêm são de corpos magros com medidas inatingíveis pela maioria das mulheres e que não as contemplam; que houve pouca representação das minorias (negras e idosas), e nenhuma representação de mulheres com alguma deficiência fisíca; que o setor de mercado que mais utiliza mulheres em seus anúncios é o da educação; que a maior parte das categorias propostas representa a mulher independente e associada à vida pública, mas também assumindo papéis que lhe são destinados culturalmente, como o casamento; que as mulheres aparecem, geralmente, sorridentes, olhando para o observador, passivas e vestidas, mas convidando para a leitura dos seus corpos como objeto de desejo; que o corpo feminino é hegemonicamente apresentado na cena pública conforme os padrões estéticos de subalternidade e objetificação.
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    TCC
    A personalização de produtos como ferramenta de marketing para geração Z: uma análise da marca Gocase
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-07) Barreto, Stefane Gomes; Moreira, Marília Diógenes; http://lattes.cnpq.br/3987306680791889; Bezerra, Josenildo Soares; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Nunes, Patrícia de Souza; http://lattes.cnpq.br/4136203927118663
    O presente trabalho tem por finalidade analisar o consumo de produtos personalizados concomitante com a construção de uma identidade da geração Z através de técnicas de marketing adotadas pela Gocase. A pensar deste modo, a identidade é construída por percepções, emoções, princípios e crenças que influenciam as decisões de compra, o comportamento do consumidor e suas escolhas de consumo, enquanto a geração Z composta pelos atuais jovens de 13 a 28 anos, é conhecida por reforçar seus valores, identidade pessoal e social de maneira clara, usando assim a personalização um veículo para tal expressão. O referencial metodológico envolveu revisão bibliográfica e estudo exploratório sobre os temas do marketing dionisíaco pela perspectiva de Carrascoza (2004), comportamento do consumidor na visão de Kotler e Keller (2012) e a construção de identidade sob o ponto de vista de Sartre (1997). Nesse contexto, é possível destacar que a empresa Gocase se torna autoridade no assunto, através de suas estratégias de marketing, pois se utiliza de conexão emocional por meio de uma gama de produtos personalizáveis para o consumidor expressar sua identidade e estilo.
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    TCC
    "Publicidade sem machismo: a representação do corpo feminino em publicidades na cidade de Natal/RN após um ano da Lei 7.335/2022
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Silva, Raquel Hevelym Tavares da; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Nobre, Luiz Fernando Dal Pian; Moreira, Marilia Diogenes; Nunes, Patrícia de Souza
    O presente trabalho tem como objetivo analisar e explorar representação imagética do gênero feminino na cena de Natal, a partir dos anúncios veiculados nos outdoors da cidade, após um ano de vigor da Lei 7.335/2022, que prevê a proibição de toda veiculação de publicidade ou propaganda de caráter machista, que objetifique e explore o corpo da mulher em outdoors, cartazes e letreiros no Município do Natal; Para tal, foi utilizada como base teórico-metodológica a Pesquisa de Patrícia Nunes (2021), que motivou a criação da lei 7.335/2022 pela vereadora Brisa Bracchi (PT) na cidade de Natal. Nossos resultados sinalizam que a publicidade natalense em outdoors constrói um padrão estereotipado de como a mulher e o corpo feminino devem ser representados, e este padrão, por sua vez, pouco se assemelha às características reais da mulher potiguar.
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