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Navegando por Autor "Odon, Camila da Costa Oliveira"

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    Dissertação
    Reflexões sobre corpo e diversidade corporal na educação física escolar: uma revisão integrativa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Odon, Camila da Costa Oliveira; Baptista, Tadeu João Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; http://lattes.cnpq.br/7253172818728830; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; Silva, Renan Antônio da
    A Educação Física tem sido impactada por transformações significativas ao longo do tempo, em função de fatores sociais, políticos e culturais, destacando o corpo como expressão sociocultural. No entanto, práticas educacionais continuam a perpetuar padrões hegemônicos que desconsideram a diversidade corporal. Nesse contexto, esta pesquisa realizou uma revisão integrativa de artigos científicos publicados entre 2012 e 2022 nas bases Web of Science, Capes e SciELO, utilizando os descritores corpo, diversidade e Educação Física. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 12 artigos para análise, possibilitando uma abordagem quantiqualitativa da literatura empírica e teórica. Os estudos analisados foram organizados em torno de temáticas principais, evidenciando que a maioria reconhece o corpo como uma construção sociocultural, enquanto critica perspectivas biologistas e normativas. Todavia, persistem práticas pedagógicas que reforçam padrões estéticos e funcionais, não valorizando a diversidade corporal. Ademais, os artigos destacam lacunas significativas na formação docente. Enquanto algumas pesquisas identificam a potencialidade transformadora da Educação Física ao acolher as diferenças corporais, outras revelam que a manutenção de práticas tradicionais limita processos de inclusão e reconhecimento da diversidade. Há um consenso de que, para promover maior equidade, é essencial que a Educação Física reconheça o corpo como um espaço de subjetividade, resistência e transformação social.
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